O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

5 | II Série B - Número: 023 | 24 de Fevereiro de 2007


Pela Direcção Nacional da APELA, Diogo Filipe Cunha Corredoura.

Nota: — Desta petição foram subscritores 3015 cidadãos.

———

PETIÇÃO N.º 216/X APRESENTADA PELA COMISSÃO DE TRABALHADORES DO PARQUE INDUSTRIAL DA VOLKSWAGEN AUTOEUROPA, SOLICITANDO À ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA A NÃO RETIRADA DE DIREITOS DE PROTECÇÃO NA REFORMA

As comissões de trabalhadores do parque industrial da Volkswagen Autoeuropa levaram a efeito durante a passada semana uma recolha de assinaturas para entrega de uma petição a S. Ex.ª o Sr. Presidente da Assembleia da República solicitando:

— A não retirada de direitos e protecção na reforma; — O não aumento da idade da reforma, a que chamam «factor de sustentabilidade»; — A não redução do valor das pensões com a introdução da antecipação da nova formula de cálculo, o factor de sustentabilidade e a taxa de substituição das pensões; — Pelo direito à reforma por inteiro com 40 anos de descontos.

Os representantes dos trabalhadores e os trabalhadores desta indústria sabem bem os ritmos de trabalho a que estão sujeitos. É importante recordar que produzem um carro em cada 90 segundos, e que estes ritmos de trabalho são Impossíveis de suportar com o aumento da idade, razão pela qual, em quase toda a Europa, aos 55 anos estes trabalhadores começam a ser assediados para abandonarem as empresas e são normalmente aposentados entre os 58 e os 60 anos.
É, pois, necessário que se repense esta questão, não só em termos financeiros mas também humanos, de maneira a que se possa continuar nesta indústria até à idade máxima actualmente estabelecida para a reforma. Qualquer aumento da idade de reforma ou redução do valor das pensões por antecipação é sujeitar estes trabalhadores em concreto a arrastarem-se pelas empresas, com as consequentes pressões psicológicas que afectarão a saúde mental e física dos mesmos.

Palmela, 6 de Dezembro de 2006.
O primeiro subscritor, José Fernando Manuel.

Nota: — Desta petição foram subscritores 2225 cidadãos.

A Divisão de Redacção e Apoio Audiovisual.

Páginas Relacionadas