O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2 | II Série B - Número: 052 | 26 de Janeiro de 2008

VOTO DE PESAR N.º 122/X DE PESAR PELO FALECIMENTO DO EX-DEPUTADO ABÍLIO COSTA

O trajecto de Abílio Almeida Costa, na política como na vida, foi feito de elevada discrição mas sempre com uma grande eficácia. A sua total e permanente disponibilidade para ajudar os outros era uma característica que merece ser realçada.
Exerceu vários cargos no âmbito político-partidário, tais como Deputado à Assembleia da República na IX Legislatura, Deputado à Assembleia Municipal de Santo Tirso, Vereador da Câmara Municipal de Santo Tirso, Presidente e Vice-Presidente da Comissão Política de Concelhia de Santo Tirso, membro da Comissão Política Distrital do Porto e do Conselho Nacional do PSD.
Destacou-se ainda, no âmbito da acção cívica e social, como sócio fundador e Presidente da Direcção da Associação Recreativa de São Martinho do Campo, Vice-Presidente do Ginásio Clube de Santo Tirso, Secretário da Direcção da Casa de Beneficência «Manuel Dias Machado», Mesário da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Santo Tirso, bem como sócio fundador e Presidente do Lions Clube de São Martinho do Campo e do Rotary Clube de Santo Tirso.
Um chefe de família exemplar e um grande amigo.
Consolidou amizades, conquistou a admiração de muitos ou mesmo de todos os que nesta Casa tiveram o privilégio de com ele trabalhar.
Evocamos hoje com emoção Abílio Costa. Acima de tudo, guardamos a memória da sua elevada dimensão humana, que muito o enobreceu.
A Assembleia da República expressa, de forma sentida, o seu pesar, formulando à sua mulher e aos seus filhos, ao seu irmão, Vice-Presidente de bancada do PPD/PSD, e à sua família os seus votos de pesar.

Assembleia da República, 23 de Janeiro de 2008.
Os Deputados do PSD: Pedro Santana Lopes — Pedro Pinto — Ana Manso — Luís Montenegro — Fernando Santos Pereira — Pedro Duarte — Virgílio Almeida Costa — Patinha Antão.

——— VOTO N.O 123/X DE PROTESTO, APELANDO AO GOVERNO ISRAELITA PARA QUE LEVANTE O BLOQUEIO A POPULAÇÃO DE GAZA

Nos últimos dias, o mundo tem assistido a um recrudescimento da tensão entre Israel e as facções que disputam o governo palestiniano. O governo israelita decidiu instaurar um bloqueio a Gaza, encerrando as fronteiras e impedindo o abastecimento de alimentos e energia.
Considerando: Que a decisão do estado de Israel de cortar o abastecimento de combustível à faixa de Gaza, provocando o encerramento da única central eléctrica da região, deixou sem energia a cidade e os campos de refugiados, ao mesmo tempo que instalou o caos no território e, em particular, nos hospitais; Que esta acção de bloqueio, que dura desde 17 de Janeiro, inclui também o corte no abastecimento de produtos alimentares, impedindo o acesso da ajuda humanitária à faixa de Gaza, nomeadamente a ajuda alimentar das Nações Unidas a 860 mil pessoas; Que o objectivo assumido deste bloqueio, nas palavras do porta-voz do ministro dos Negócios Estrangeiros israelita, Arye Mekel, é o de «deixar uma mensagem ao povo de Gaza - que foi quem elegeu o Hamas para o governo — para pressionar esse mesmo governo». Esta atitude já foi considerada pela Comissária Europeia Ferrero-Waldner como uma «punição colectiva» à população da faixa de Gaza.

A Assembleia da República, reunida em Plenário:

1. Apela ao governo israelita para que levante o bloqueio à população de Gaza e crie as condições para o regresso imediato da ajuda humanitária.
2. Associa-se à condenação expressa pela comissária dos Assuntos Externos da UE, considerando inaceitável o recurso à punição colectiva de um povo, privando-o de alimentos e energia.

Assembleia da República, 23 de Janeiro de 2008.
Os Deputados do BE: Luís Fazenda — João Semedo — Ana Drago — Francisco Louçã.

———

Páginas Relacionadas