O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

3 | II Série B - Número: 052 | 26 de Janeiro de 2008

VOTO N.O 124/X DE PESAR PELO FALECIMENTO DO EX-DEPUTADO DIOGO LUZ

Nascido em Vila Nova de Gaia, no dia 20 de Abril de 1936, faleceu recentemente vítima de doença prolongada.
Pautou a sua vida por princípios éticos e morais dos quais nunca abdicou. A política e a militância no Partido Social Democrata, a que devotou parte importante da sua vida, foram justamente as áreas visíveis onde as suas qualidades e virtudes de carácter mais se evidenciaram. E fê-lo de maneira notória, quer como Vice-Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia quer como Deputado desta Câmara entre os anos de 2002 a 2005, integrando a lista de Deputados eleitos pelo distrito do Porto.
A sua vida parlamentar teve importantes intervenções no âmbito do poder local e obras públicas, que tão bem conhecia. Vila Nova de Gaia e os concelhos da Área Metropolitana do Porto e do distrito sabiam que o Diogo Luz estava sempre disponível para os ouvir, para apontar metas e soluções. Tal foi o caso de Caíde de Rei, Lousada, Santo Tirso, áreas específicas da sua intervenção conjunta com outros Deputados das IX e X Legislaturas. O Deputado Diogo Luz teve o mesmíssimo comportamento quer no Executivo Camarário, quer na Câmara, que hoje expressa o seu pesar à família enlutada, nas pessoas de suas filhas e netas, presentes na galeria. O Parlamento português reconhece a Diogo Luz o mérito pessoal, profissional e político de alguém que, com verticalidade, devoção à causa pública, seriedade e empenho, serviu Portugal.

Assembleia da República, 23 de Janeiro de 2008.
Os Deputados do PSD: Pedro Santana Lopes — José Pedro Aguiar Branco — Ana Manso — Luís Montenegro — Pedro Duarte — Hugo Velosa — Agostinho Branquinho — Ana Zita Gomes — Luís Marques Guedes — José Pereira da Costa — Miguel Almeida — Hermínio Loureiro — Carlos Alberto Gonçalves — Carlos Andrade Miranda — Miguel Frasquilho — Pedro Pinto — Patinha Antão — Pedro Quartin Graça — António Almeida Henriques — Miguel Relvas — José Cesário — mais uma assinatura ilegível.

——— VOTO N.O 125/X DE PESAR PELO FALECIMENTO DO EX-DEPUTADO ABÍLIO COSTA

O trajecto de Abílio Almeida Costa, na política como na vida, foi feito de elevada discrição mas sempre com uma grande eficácia. A sua total e permanente disponibilidade para ajudar os outros era uma característica que merece ser realçada.
Exerceu vários cargos no âmbito político-partidário, tais como Deputado à Assembleia da República na IX Legislatura, Deputado à Assembleia Municipal de Santo Tirso, Vereador da Câmara Municipal de Santo Tirso, Presidente e Vice-Presidente da Comissão Política de Concelhia de Santo Tirso, membro da Comissão Política Distrital do Porto e do Conselho Nacional do PSD.
Destacou-se ainda, no âmbito da acção cívica e social, como sócio fundador e Presidente da Direcção da Associação Recreativa de São Martinho do Campo, Vice-Presidente do Ginásio Clube de Santo Tirso, Secretário da Direcção da Casa de Beneficência «Manuel Dias Machado», Mesário da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Santo Tirso, bem como sócio fundador e Presidente do Lions Clube de São Martinho do Campo e do Rotary Clube de Santo Tirso.
Um chefe de família exemplar e um grande amigo.
Consolidou amizades, conquistou a admiração de muitos ou mesmo de todos os que nesta Casa tiveram o privilégio de com ele trabalhar.
Evocamos hoje com emoção Abílio Almeida Costa. Acima de tudo, guardamos a memória da sua elevada dimensão humana, que muito o enobreceu.
A Assembleia da República expressa, de forma sentida, o seu pesar, formulando à sua mulher e à sua filha, ao seu irmão, Vice-Presidente de bancada do PPD/PSD, e a toda a sua família os seus votos de pesar.

Assembleia da República, 23 de Janeiro de 2008.
Os Deputados do PSD: Pedro Santana Lopes — Hugo Velosa — Pedro Quartin Graça — Ana Manso — Hermínio Loureiro — Luís Montenegro — Miguel Almeida — Pedro Pinto — Pedro Duarte — Fernando Santos Pereira — Ana Zita Gomes — Agostinho Branquinho — Luís Marques Guedes — Patinha Antão — Carlos Alberto Gonçalves — António Almeida Henriques — José Pedro Aguiar Branco — Miguel Frasquilho — Virgílio Almeida Costa — José Pereira da Costa.

———

Páginas Relacionadas