O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

3 | II Série B - Número: 073 | 15 de Março de 2008


Os Deputados do PSD: Hermínio Loureiro — Luís Montenegro — José Manuel Ribeiro — Miguel Macedo — Fernando Santos Pereira — Pedro Pinto — Rio Gomes da Silva — Luís Marques Guedes — Henrique Freitas — Pedro Duarte — Mário Albuquerque — Fernando Negrão — Ricardo Martins — António de Almeida Henriques — Guilherme Silva — Duarte Pacheco — Joaquim Ponte — Hugo Velosa.

———

VOTO N.º 137/X (3.ª) DE LOUVOR PELAS MEDALHAS ATRIBUÍDAS AOS ATLETAS NAIDE GOMES E NELSON ÉVORA NO 12.º CAMPEONATO DO MUNDO DE ATLETISMO EM PISTA COBERTA

O atletismo português voltou a brilhar nos grandes palcos do desporto mundial, prestigiando o nosso País e todos os portugueses.
Desta feita no Campeonato do Mundo de Atletismo de Pista Coberta, realizado em Valência, nos passados dias 7, 8 e 9 de Março, Naide Gomes conquistou a Medalha de Ouro, tornando-se campeã do mundo de salto em comprimento em pista coberta, e Nelson Évora a medalha de bronze no triplo salto.
Naide Gomes, com um salto de sete metros, bateu uma vez mais o recorde nacional do salto em comprimento em pista coberta, afirmando-se como líder mundial da especialidade, deixando mais uma marca histórica de sucesso na sua carreira desportiva.
Nelson Évora, após a memorável consagração como campeão do mundo de triplo salto em Osaka, obteve também nesta competição uma excelente classificação, alcançando a 3.ª melhor marca.
A Assembleia da República associa-se, deste modo, ao sentimento de reconhecimento nacional por estes resultados, aprovando um voto de louvor aos atletas Naide Gomes e Nelson Évora.

Palácio de São Bento, 11 de Março de 2008.
Os Deputados do PS: Fernando Cabral — Luísa Salgueiro — Odete João — Fernanda Asseiceira — Luiz Fagundes Duarte — João Bernardo — Nuno Sá — Hugo Nunes — Rita Miguel — Carlos Lopes — Agostinho Gonçalves — Alcídia Lopes — Esmeralda Ramires.

———

VOTO N.º 138/X (3.ª) DE PESAR PELO FALECIMENTO DO PROFESSOR E ARTISTA PLÁSTICO ROGÉRIO RIBEIRO

Faleceu no passado dia 10 de Março, com 77 anos, Rogério Fernando da Silva Ribeiro, destacado professor e artista plástico, dinamizador cultural, dirigente comunista, resistente antifascista, combatente pela liberdade e pela democracia.
Rogério Ribeiro, figura maior da arte portuguesa, com uma excepcional e multifacetada personalidade criadora, é uma das mais destacadas e originais personalidades criadoras enraizadas no movimento neorealista. A sua obra é uma riquíssima e complexa construção e reflexão sobre o devir humano, sobre o seu tempo e sobre uma humanidade em certos aspectos intemporal.
Num dos seus testemunhos mais importantes, e também um dos mais comoventes, Rogério Ribeiro falou da importância da Revolução de Abril na sua obra, não como um momento de viragem, mas como período em que a urgência histórica requeria toda a atenção criadora.
Rogério Ribeiro, que ao longo de toda a vida foi um trabalhador incansável, realiza a partir dos anos 70 uma obra de amplitude e riqueza criadora incomparáveis, atingindo um reconhecimento internacional significativo.
Destacado participante nas lutas do MUD Juvenil e nas lutas estudantis de 1962, Rogério Ribeiro foi preso pela PIDE em 1958, vendo-lhe negada a autorização para exercer o cargo de assistente da Escola Superior de Belas Artes de Lisboa.
Militante do PCP desde 1975, desenvolveu uma intensa actividade cívica e política, tendo dado nomeadamente, durante três décadas uma elevada contribuição para a concepção e realização da Festa do Avante.
A Assembleia da República, reunida em Plenário em 12 de Março de 2008, manifesta o seu pesar pelo falecimento de Rogério Ribeiro e expressa sentidas condolências aos seus familiares e amigos.

Assembleia da República, 12 de Março de 2008.
Os Deputados do PCP: Jerónimo de Sousa — Bernardino Soares — António Filipe — Bruno Dias — Honório Novo — José Soeiro — Miguel Tiago — João Oliveira — Agostinho Lopes — Jorge Machado — Francisco Lopes.

———

Páginas Relacionadas