O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2 | II Série B - Número: 068 | 14 de Fevereiro de 2009

VOTO N.º 205/X (4.ª) DE PESAR PELAS VÍTIMAS DOS INCÊNDIOS QUE ATINGIRAM A AUSTRÁLIA

A Austrália tem sido na última década, em particular no último ano, assolada por várias catástrofes naturais, fenómeno tanto mais preocupante quando visto no quadro das consequências das alterações climáticas.
Para além de cheias e secas, incêndios de proporções sem precedentes abateram-se recentemente sobre este país da Oceânia.
Estes incêndios de grandes dimensões registaram-se, com particular incidência, na província de Vitória, levando mesmo, nalguns casos, à devastação de aldeias inteiras.
Esta catástrofe já fez, até ao momento, mais de 200 vítimas mortais, bem como milhares de desalojados, sendo esta apenas a face mais visível do terrível impacto que um fenómeno desta natureza tem sobre uma comunidade, nomeadamente ao nível social.
Os portugueses também foram vítimas, num passado recente, nomeadamente em 2003, de incêndios de grandes dimensões, conhecendo bem as suas devastadoras consequências.
A Assembleia da República não pode deixar de seguir com consternação os acontecimentos na Austrália, com uma preocupação especial para com os emigrantes portugueses que possam contar-se entre as vítimas.
A Assembleia da República exprime desta forma ao povo australiano, muito em particular às vítimas e às suas famílias, o mais profundo pesar pela tragédia que o atingiu, pesar que estende ao Governo australiano, na figura do seu Embaixador em Portugal.

Assembleia da República, 12 de Fevereiro de 2009 Os Deputados do PS: Lúcio Ferreira — João Serrano — Ana Catarina Mendonça Mendes — Vera Jardim — Teresa Morais Sarmento — Paula Cristina Duarte — Isabel Vigia — Sónia Sanfona — Helena Terra — Maria Helena Rodrigues — Rosa Maria Albernaz — Maria José Gambôa — Maria de Lurdes Ruivo — Jorge Strecht — Leonor Coutinho.

———

VOTO N.º 206/X (4.ª) DE PESAR E SOLIDARIEDADE PELAS VÍTIMAS DOS INCÊNDIOS NA AUSTRÁLIA

O governador de Vitória considerou-os «o maior desastre natural na história da Austrália». O PrimeiroMinistro Kevin Rudd chamou-lhe um «assassínio em massa».
Os incêndios que têm assolado a Austrália devastaram comunidades inteiras, ceifaram centenas de milhares de hectares de floresta, arruinaram famílias e localidades. As altas temperaturas que se fizeram sentir no último mês e a seca mais severa dos últimos 100 anos formaram uma catástrofe indescritível e ainda imprevisível quanto aos danos causados. Na região sul, a mais afectada, chegaram a verificar-se 30 incêndios em simultâneo.
Com origem natural e criminal, estes incêndios têm sido combatidos de forma heróica pelos bombeiros australianos e equipas de socorro, com a ajuda das Forças Armadas. A luta tem sido extremamente difícil. O balanço amargamente trágico. Mais de 750 casas destruídas, cerca de 173 vítimas mortais e mais de uma centena de feridos, a maioria com queimaduras graves. É uma tragédia sem paralelo naquele país.
A Assembleia da República manifesta o seu profundo pesar pelas vítimas desta catástrofe e envia um sinal de solidariedade às suas famílias.

Palácio de São Bento, 12 de Fevereiro de 2009 Os Deputados do CDS-PP — Telmo Correia — Pedro Mota Soares — João Rebelo — Teresa Caeiro — Nuno Magalhães — Hélder Amaral — Paulo Portas — Diogo Feio.

———