O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

67 | II Série B - Número: 084 | 12 de Março de 2009

frequentes episódios que revelam uma turbulência e uma indefinição que em nada beneficia a nossa presença naquele território e em toda a China.
Par outro lado, a encerramento da Livraria Portuguesa será sempre um sinal extremamente negativo não só para a comunidade portuguesa como para as próprias autoridades chinesas, criando um sentimento de desinteresse e de abandono de Portugal relativamente a Macau, que seria absolutamenee inadmissível..
Aliás, não deixa de ser bem elucidativo a facto de neste momento estar em curso em Macau a recolha de assinaturas para a apresentação de uma petição no sentido de evitar tal encerramento.
Em qualquer caso, cumpre ter em consideração que, no limite, a responsabilidaee deste tipo de decisões au atitudes não pode ficar Iimitada e ser analisada apenas no âmbito do Instituto Camões ou do IPOR, pois as responsabilidadss políticas impiicam obviamente todo a Governo português e, no extremo, todo a nosso poder político.
E, assim, absolutamente indispensável que a Governo defina com muita clareza que intenções e que políticas pretende desenvolver relativamente a Macau e a nossa presença no Oriente, na certeza de que são fundamentalmente as nossos interesses que estão em causa.
Assim, ao abrigo das disposições legais e regimentais aplicaveis, venho requerer ao
Ministério dos Negócios Estrangeiros que me sejam dadas as seguintes informações: 1 - Quais são as linhas essenciais que informam a estratégia cultural portuguesa para Macau e a Oriente que a Governo tem intenção levar por diante? 2 - Que medidas pretende a Governo desenvolver no sentido de normaiizar a acção do Instituto Português do Oriente, acabando com as sucessivas indefinições verificadas na sua gestão?

Páginas Relacionadas