O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

3 | II Série B - Número: 085 | 14 de Março de 2009

João Mesquita iniciou-se no jornalismo num jornal político, a Voz do Povo, tendo depois sido profissional de vários jornais de referência, como o Jornal de Notícias, Diário As Beiras, Público e Capital. Publicou reportagens e investigações jornalísticas que evidenciaram sempre o seu apreço pela objectividade e pela seriedade profissional que achava que era o dever dos jornalistas.
Jornalista empenhado na valorização da sua profissão e na promoção da responsabilidade da comunicação social num mundo de informação vertiginosa, João Mesquita era respeitado entre os seus pares como um homem de carácter exemplar.
Activista estudantil contra a ditadura, foi durante toda a sua vida um empenhado militante das causas da esquerda. Foi fundador do Bloco de Esquerda em 1999 e acompanhou sempre o seu desenvolvimento e actividades.
A Assembleia da Republica manifesta o seu pesar pelo falecimento de João Mesquita e transmite à sua família e aos seus colegas os seus pêsames.

Assembleia da República, 12 de Março de 2009 Os Deputados do BE: Mariana Aiveca — Ana Drago — Alda Macedo — Fernando Rosas — João Semedo — Helena Pinto — Francisco Louçã.
——— VOTO N.º 213/X (4.ª) DE PESAR PELO FALECIMENTO DO JORNALISTA JOÃO MESQUITA

Um jornalista só deve ser notícia no dia da sua morte! É algo que se aprende nas redacções, porque o papel do jornalista é relatar de forma independente os factos. Foi isso que sempre fez João Mesquita.
João Mesquita, jornalista em vários órgãos de comunicação social, morreu esta quinta-feira, deixando atrás de si um percurso de vida dedicado ao jornalismo, à Académica e aos seus amigos.
Nascido em Coimbra, cedo veio para Lisboa, foi dirigente estudantil, presidente do Sindicato dos Jornalistas entre 1989 e 1993, passou pelas redacções da Voz do Povo, Notícias da Tarde, Jornal de Notícias, Semanário, O Independente, O Público, Jornal as Beiras e A Capital e assinou o seu último artigo no passado dia 14 de Fevereiro no suplemento «Actual» do semanário Expresso. Editava ainda, a Revista Rua Larga, da Universidade de Coimbra.
Esta Casa e muitos dos seus deputados conhecem bem João Mesquita, que foi durante anos repórter parlamentar, acreditado, sendo reconhecido por todos como um excelente profissional da comunicação social.
João Mesquita sempre teve um espírito livre, o qual, para além dos seus artigos, entrevistas e excelentes reportagens que escreveu, ficou expresso nos livros que escreveu sobre a história da Académica, o clube de sempre do seu coração.
A Assembleia da República manifesta o seu pesar e consternação pelo desaparecimento do jornalista João Mesquita e apresenta à família as suas sentidas condolências.

Palácio São Bento, 12 de Março de 2009 Os Deputados do CDS-PP: Diogo Feio — Telmo Correia — Pedro Mota Soares — Abel Baptista — António Carlos Monteiro — Helder Amaral — João Rebelo.

———

Páginas Relacionadas