O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

57 | II Série B - Número: 094 | 1 de Abril de 2009

Assunto: Projecto de investigação da Herdade da Revilheira / Universidade de Évora Destinatário: Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas Considerando que: Através da Herdade da Revilheira, em Évora, há já cerca de 15 anos que vem sendo desenvolvido um trabalho de investigação e pesquisa, único no País, num projecto que junta a Universidade de Évora e a Direcção Regional de Agricultura do Alentejo, no âmbito da agricultura de conservação; Graças a este trabalho científico, tem sido possível desenvolver novas técnicas dirigidas à melhor conservação do solo, e ao aumento dos rendimentos dos agricultores; Os resultados já alcançados a propósito das vantagens das sementeiras directas, resíduos das culturas e a rotação de culturas, vêm revelando evidentes vantagens a estes níveis; A sementeira directa não só demonstra, naquela região, reduzir perdas de solo por erosão, aumentando a fertilidade do solo a médio prazo, como reduzir з taxa de mineralização da matéria orgânica do solo.
Os trabalhos de investigação da Herdade da Revilheira têm igualmente vindo a ser adoptados por muitos agricultores da região, num processo que ainda está em evolução, mas que representa uma grande economia em relação a outros sistemas tradicionais.
Num exemplo, o sistema demonstrou já, na Herdade da Revilheira, ser possível triplicar a eficiência energética na produção de trigo, não se conhecendo mesmo o limite, uma vez que ainda está em evolução.
Ao longo deste tempo, também vêm sendo acumuladas amostras e elementos para arquivo, inestimáveis, num exemplo raro da investigação científica e universitária em Portugal, associada à produção agrícola e conservação dos solos.

REQUERIMENTO N.º /X ( )
PERGUNTA N.º 1760/X (4.ª) Ex.mo Sr. Presidente da Assembleia da República

Páginas Relacionadas