O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

33 | II Série B - Número: 105 | 17 de Abril de 2009

Destrói vinhas, arruina uma beleza natural sem paralelo e intromete-se, devastadoramente, em projectos de assinalável sucesso na região e no País.
Esta situação é inaceitável e incompreensível! O TGV, no caso concreto do município de Anadia, é um verdadeiro «atentado» que merece o profundo repúdio do subscritor, pois este investimento não trás qualquer benefício às pessoas, às empresas e às autarquias.
Mais, fica também claro que o TGV causará impactos similares nos municípios da Mealhada e de Oliveira do Bairro.
Ainda de referir que o traçado previsto do TGV provoca tantos receios que a Comissão Vitivinícola da Bairrada (CVB), em 20 de Fevereiro, enviou um documento ao Sr.
Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, solicitando a sua intervenção por forma a que sejam reduzidos «os impactos negativos» de tal traçado. A CVB vai mais longe e refere que, a manter-se este traçado, o potencial de desenvolvimento da região poderá vir a ser «gravemente afectado».
Na verdade, no referido documento a CVB alerta para as medidas preventivas do traçado do TGV па Região Demarcada da Bairrada, referindo «que o atravessamento das duas alternativas de traçado se sobrepõem de modo particularmente gravoso em parte da região».
Mais, a CVB sublinha ainda que as alternativas praticamente coincidem na zona situada entre as localidades de São Lourenço do Bairro e Óis do Bairro, em que deverão ser afectadas áreas de vinha contínua, recentemente plantada, por empresas produtoras de vinho de referência nacional e internacional.
Além do mais, diz a CVB, «trata-se de uma zona de paisagem de vinha das mais qualificadas do país, onde estão a laborar diversos empreendimentos com vocação para o enoturismo e já com sucesso amplamente reconhecido no mercado».
Deste modo, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, vem o Deputado abaixo-assinado, requerer ao Minisério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas (MADRP) os seguintes esclarecimentos: 1 - É o Ministério conhecedor do enorme prejuízo que o traçado do TGV proposto e os «corredores de protecção» vêm causar ao município de Anadia?

Páginas Relacionadas