O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

6 | II Série B - Número: 111 | 28 de Abril de 2009

euros para a tal recuperação da entrada da Fortaleza, que já tinha sido anunciada antes, com promessa de conclusão para Janeiro de 2009, sendo que a segunda fase (não especificava de quê) estaria programada para Outubro de 2009 (quem sabe se na véspera de alguma eleição...).
Entretanto, surgiu uma notícia vinda a público no passado dia 9 de Abril de 2009, recolocando uma nova ordem no meio desta confusão. Afinal, parece que o Secretário de Estado do Turismo atribuiu 1,8 milhões de euros para a requalificação e valorização da Fortaleza de Sagres (47,51% do investimento total - agora estimado em 3809 399 euros), sendo de aplaudir este rigor numérico, mas que infelizmente não encontra correspondência no rigor do calendário de obras nem na sua memória descritiva. A fazer fé nessa informação, as fases sempre serão duas: a primeira tem conclusão prevista para 21 de Agosto próximo. A segunda para 31 de Dezembro de 2009.
Do Museu, ou do Centro Interactivo dos Descobrimentos Portugueses, cujo custo declarado por escrito pelo Governo para a recuperação do edifício, só por si importaria em 3 milhões de euros, nem uma palavra. A não ser que o Museu de 2007, que em 2008 passou a Centro, se reduza em 2009 a uma projecção tecnologicamente avançada de um documentário sobre os descobrimentos portugueses.
Conclusão: só em Portugal se deixaria uma referência histórica à escala mundial tantos anos perdida no abandono e na decrepitude, sem um aproveitamento prioritário da sua indescritível potencialidade cultural e turística. São necessários 10 milhões de euros para a recuperar. O Governo fica-se pelos 3,8 milhões. 134 500 euros até às eleições. O resto logo se verá.
Mas é importante e urgente que o Governo acabe com esta profusão contraditória de anúncios, e esclareça cabalmente o que fez até agora, e o que se propõe fazer no futuro, para a recuperação da Fortaleza de Sagres.
Assim, ao abrigo do arsenal de disposições constitucionais, legais e regimentais, requeiro ao Ministério da Economia e da Inovação resposta às seguintes perguntas: 1 - De que obras concretas se compõe todo o programa de recuperação e revalorização da Fortaleza de Sagres, qual o seu faseamento, quais os respectivos montantes, quais as fontes de financiamento por percentagem de comparticipação e qual o seu calendário de execução? II SÉRIE-B — NÚMERO 111
__________________________________________________________________________________________________________
6


Consultar Diário Original