O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

85 | II Série B - Número: 128 | 28 de Maio de 2009

Assunto: Linha ferroviária da Estação de Rio Tinto Destinatário: Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações A freguesia de Rio Tinto, concelho de Gondomar, encontra-se no 1.º lugar do ranking das freguesias da Área Metropolitana do Porto que mais cresceu em população nos últimos seis anos. Este crescimento tem rondado em média 2000 habitantes ano, e totaliza no momento 60 000 habitantes.
Este crescimento deve-se em grande parte ao facto de a mesma possuir a maior fronteira com a cidade do Porto relativamente ao concelho de Gondomar.
O epicentro deste crescimento foi, sem dúvida, iniciado em redor da estação de caminhos-de-ferro de Rio Tinto, em virtude da grande importância que o transporte ferroviário teve em todo o País no início do séc. XX e praticamente até aos anos 80 do mesmo século.
Basta um pequeno passeio em redor da Estação de Rio Tinto para verificar o património arquitectónico da envolvente, para perceber que tudo começou neste local.
A 300 metros deste mesmo local, e em direcção a sul, encontra-se a Quinta das Freiras, o único espaço urbano público, infelizmente de pequenas dimensões, que a freguesia possui.

REQUERIMENTO N.º /X ( )
PERGUNTA N.º 2437/X (4.ª) Ex.mo Sr. Presidente da Assembleia da República

Páginas Relacionadas