O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

86 | II Série B - Número: 128 | 28 de Maio de 2009

Foi aqui que a história de Rio Tinto se iniciou, no século XI, mesmo antes da Fundação do Reino de Portugal.
Em 1999 foi aprovada uma proposta do PSD na assembleia de freguesia, a qual contemplava o rebaixamento das linhas ferroviárias na estação de Rio Tinto, permitindo desenvolver uma grande praça/alameda nesta zona da estação.
O então governo, liderado pelo Eng.º António Guterres (1999), comprometeu-se a fazer este rebaixamento junto da autarquia.
Decorridos 10 anos da promessa não cumprida, o PSD/Gondomar tem informações seguras que o Governo pretende construir mais duas linhas, passando como tal, para quatro, à superfície, no troço entre a Estação de Rio Tinto e a Estação de Contumil. Esta solução irá obrigar a aumentar a largura do canal à superfície, em 5 metros, criando um «muro de separação» ainda maior, em pleno centro de Rio Tinto, e destruirá uma faixa considerável da já pequena Quinta das Freiras.
Os investimentos públicos cada vez mais têm que ser pautados por um menor impacto ambiental, e melhor desenvolvimento urbano.
O centro de Rio Tinto não pode ser ainda mais esquartejado.
Em alternativa, o PSD reivindica uma solução enterrada das actuais linhas, impedindo a destruição ainda maior do centro e a redução drástica do já pequeno «pulmão» que é a Quinta das Freiras.
Esta solução permitirá a união física e geográfica de freguesia neste ponto central, bem como o desenvolvimento urbano de uma grande praça, reforçando este espaço, se necessário, com uma área comercial que pudesse reduzir o aumento de custos, de uma solução enterrada.

Páginas Relacionadas