O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

12 | II Série B - Número: 146 | 26 de Junho de 2009

A Confraria dos Enófilos da Bairrada, num documento emitido no passado mês de Abril, refere que não pode "ficar silenciosa perante uma agressão desta dimensão, qual "viticídio" que só tem semelhança com o decreto do Marquês do Pombal do arranque das vinhas, também na Bairrada, em 26/10/1795, seria trair os seus princípios programáticos e as expectativas de inúmeros viticultores bairradinos".
Acresce o facto de a Assembleia Municipal de Anadia, na sessão ordinária de 27 de Abril passado, ter aprovado, por larguíssima maioria, uma moção de protesto referente aos corredores e traçado do TGV propostos no município de Anadia.
Mas do texto do Governo sobressai uma afirmação espantosa, nomeadamente, quando refere que o traçado «não irá divergir substancialmente, para a região em questão, do traçado adoptado do XV Governo Constitucional».
Esta é, tão-somente, uma afirmação grave, falsa e de um descaramento sem paralelo.
Este tipo de demagogia e falsidades não prestigia quem ocupa uma importante função de Estado e também não transmite uma boa ideia do Governo.
O Governo deve falar verdade! Nunca, repito, nunca o traçado foi elaborado no XV Governo Constitucional. E se o Sr. MADRP afirma isto terá, necessariamente, de o provar! Contudo, o subscritor não pode deixar de tecer algumas considerações. Desde logo, deve ser salientado que os corredores e traçado do TGV são da inteira e completa responsabilidade deste governo do Partido Socialista.
Por outro lado, o subscritor reafirma que os corredores e traçado do TGV no município de Anadia e na Região da Bairrada são um verdadeiro «atentado», que merece o seu repúdio e não trás qualquer benefício às pessoas, às empresas e às autarquias envolvidas.
Deste modo, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, vem o Deputado abaixo assinado, requerer ao Governo, através do Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, os seguintes esclarecimentos: 1 - É conhecedor do enorme prejuízo que o traçado do TGV proposto e os «corredores de protecção» vêm causar ao município de Anadia?