O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

6 | II Série B - Número: 146 | 26 de Junho de 2009

Assunto: Escola Virtual para alunos no estrangeiro Destinatário: Ministério dos Negócios Estrangeiros Em Junho de 2005 o Governo lançava o projecto da Escola Virtual, fixando então, nessa altura, como data do seu arranque o mês de Outubro do mesmo ano.
Este projecto mereceu, segundo a comunicação social, o apoio financeiro da Caixa Geral de Depósitos e a colaboração de entidades tais como a RTP, a RDP, a Universidade Aberta e a Fundação Minerva. A estas duas entidades caberia a acreditação das aprendizagens, A ideia do Governo era fazer com que as comunidades portuguesas utilizassem a plataforma on-line da Porto Editora - Escola Virtual - para estudar português a fim de complementar o sistema de ensino da responsabilidade do Ministério da Educação dirigido aos portugueses residentes no estrangeiro.
Os alunos trabalhariam assim num sistema de auto-aprendizagem, que só lhes permitiria avançar para o nível seguinte depois de devidamente avaliados quanto aos conhecimentos adquiridos. Existiria uma bolsa de professores, destacados pelo Ministério da Educação, que iria gerir, em tempo real, as dúvidas dos utilizadores.
Para se obter o certificado dessa habilitação deveria, no final do programa curricular, ser realizado um exame presencial nos consulados, embaixadas ou nas instituições envolvidas no projecto.
Em inícios de Julho de 2005 o Governo indicava que a obtenção do cartão de acesso teria um custo simbólico rondando os 20 e 25 euros A apresentação deste projecto, que fol realizada na Assembleia da República numa cerimónia com grande pompa e circunstância, criou bastantes e naturais expectativas entre os portugueses residentes no estrangeiro pois, tal como dizia nessa altura o Governo, era mais uma ferramenta ao serviço das nossas comunidades para aprender português.
No entanto, decorridos que estão quatro anos desde o seu lançamento e dessa cerimónia não há qualquer informação sobre a Escola Virtual.

REQUERIMENTO N.º /X ( )
PERGUNTA N.º 2795/X (4.ª) Ex.mo Sr. Presidente da Assembleia da República

Páginas Relacionadas