O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

27 | II Série B - Número: 178 | 3 de Agosto de 2009

Assunto: Eventual USF Perafita/Santa Cruz do Bispo Destinatário: Ministério da Saúde Recentemente, tomámos conhecimento de algumas possibilidades de redefinição das infra-estruturas de cuidados primários de saúde que importa conhecer e avaliar com maior profundidade.
Está, ao que parece, em estudo uma proposta para a criação de uma Unidade de Saúde Familiar, a situar algures entre Perafita e Santa Cruz do Bispo, a qual seria constituída com cinco dos sete médicos actualmente em serviço na Extensão de Saúde de Perafita (12 500 utentes) e com outros dois médicos actualmente a prestar cuidados primários de saúde em Santa Cruz do Bispo (seis mil utentes).
Ao que parece, a proposta para a criação desta Unidade de Saúde Familiar integraria, assim, sete médicos que, aparentemente, iriam prestar cuidados primários de saúde aos utentes que já fazem parte das respectivas listas, respectivamente com origem em Perafita e em Santa Cruz do Bispo.
No fundamental, esta Unidade de Saúde Familiar não irá prestar cuidados primários de saúde a ninguém que já não esteja actualmente com médico de saúde atribuído, seja na Extensão de Saúde de Perafita, seja na de Santa Cruz do Bispo.
A criação desta USF parece colocar como condição base a existência, ou a construção, de instalações de raiz em zona de transição entre as duas freguesias, Perafita e Santa Cruz do Bispo, eventualmente na zona do Freixieiro, condição que, ao que nos foi dito, não está próxima de ser superada.
Duas outras questões subsistem ainda: uma, tem a ver com os dois médicos da actual Extensão de Saúde de Perafita que não irão integrar a proposta de criação da nova USF, e com a viabilidade futura de esta extensão de saúde, não obstante, ter sofrido obras pagas pela autarquia muito recentemente; outra, tem a ver com a recente recusa do Governo em optar pela construção de raiz de um novo edifício, de raiz, destinado à instalação de uma extensão de saúde que servisse as populações de Perafita e de Santa Cruz do Bispo (com cerca de 18 500 utentes na totalidade). Agora se percebe quanto a construção desse REQUERIMENTO Número /X ( .ª)
PERGUNTA Número 3364/X (4.ª) Ex.mo Sr. Presidente da Assembleia da República

Páginas Relacionadas