O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

61 | II Série B - Número: 180 | 5 de Agosto de 2009

ASSUNTO: Resposta às Perguntas n.os 2503 e 2737/X (4.a) - de 27 de Maio de 2009, do Senhor Deputado José Soeiro do PCP - Cuidados de Saúde no concelho de Ferreira do Alentejo No sentido de habilitar o Senhor Deputado José Soeiro do PCP com a informação solicitada, cumpre-me informar V. Ex.ª do seguinte: Relativamente à necessidade de reforço do pessoal médico no Centro de Saúde de Ferreira do Alentejo, importa relembrar o reconhecido contexto de carência de recursos humanos médicos em Portugal, na área da saúde, em geral, e na prestação de cuidados primários, em particular.
O reforço dos recursos humanos médicos que, note-se, é uma necessidade geograficamente assimétrica, uma vez que é mais evidente em determinadas zonas do País do que noutras, constitui uma prioridade para o Ministério da Saúde.
O aumento do número de vagas nos cursos de medicina, já concretizado, contribuirá para o incremento do número de médicos disponíveis para trabalhar nesta área. A título de exemplo note-se que o número de alunos admitido no primeiro ano em 2008/2009 - 1614 - tinha sido o maior após o 25 de Abril, sendo ainda suplantado pelo número de vagas no ano lectivo 2009/2010 -1658 Por outro lado, refira-se que a reforma dos cuidados de saúde primários que se encontra em curso, com a criação das Unidades de Saúde Familiar, a constituição dos Agrupamentos de Centros de Saúde e o significativo reforço (para mais do dobro) na formação de médicos de medicina geral e familiar, permitirá disponibilizar mais e melhores cuidados de saúde próximos dos cidadãos, indo ao encontro das suas necessidades.
Em todo o caso, importa ter presente que a maior parte das medidas que estão a ser tomadas e estudas pelo Governo com vista à resolução da insuficiência de pessoal

Páginas Relacionadas