O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

62 | II Série B - Número: 180 | 5 de Agosto de 2009

médico, por se tratarem de medidas de fundo, apenas terão reflexos a médio/longo prazo.
Entretanto, o Ministério da Saúde está a procurar colmatar a escassez de médicos no nosso país através da contratação de médicos estrangeiros.
Torna-se também essencial, no actual contexto, a racionalização dos (escassos) recursos humanos médicos, nomeadamente ao nível dos cuidados primários.
Importa referir que no Centro de Saúde de Ferreira do Alentejo encontram-se inscritos 9135 utentes, dispondo de seis especialistas em Medicina Geral e Familiar (em 30 de Junho de 2009), significando um ratio doente / médico de 1541, dentro do legalmente definido.
O Centro de Saúde de Ferreira do Alentejo dispõe ainda de um Serviço de Atendimento Complementar, aberto das 8 às 20 horas nos sete dias da semana, com recurso a contratação de médicos para que seja assegurado o seu funcionamento.
Assim, é possível que em alguns casos não existam recursos humanos médicos disponíveis em número suficiente para que sejam efectuadas consultas de intersubstituição em relação aos médicos que se encontrem a gozar férias.
Os clínicos em funções deverão procurar responder às situações assistenciais que se lhe apresentem, dando prioridade às consideradas mais prementes.
No que respeita ao pessoal de enfermagem, cumpre esclarecer que foram recentemente contratados mais dois enfermeiros para o Centro de Saúde de Ferreira do Alentejo, o que aumentou a capacidade de resposta neste tipo de cuidados prestados aos cidadãos.

Páginas Relacionadas