O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

7 | II Série B - Número: 207 | 7 de Setembro de 2009

Assunto: Turismo do Alentejo Destinatário: Ministério da Economia e da Inovação Confirmando a justeza do que afirmámos sobre as consequências negativas que adviriam do assalto do Governo às Regiões de Turismo, minimizando o papel das autarquias nas mesmas e transformando-as em Entidades Regionais de Turismo dependentes e tuteladas de forma centralista pelo todo poderoso Turismo de Portugal, tivemos agora oportunidade de constatar as dificuldades para o turismo no Alentejo resultantes das alterações introduzidas pelo actual Governo no sector.
O Alentejo não só não ganhou nada com o desaparecimento das suas Regiões de Turismo e respectiva Associação das Regiões de Turismo do Alentejo como perdeu autonomia, capacidade de decisão e financiamento.
A divisão em três Entidades Regionais de Turismo, ainda que duas delas camufladas sob a designação de Pólos de Alqueva e do Litoral, confirma-se como desajustada aos interesses da Região como um todo. Hoje já não subsistem dúvidas sobre a total dependência das referidas Entidades Regionais do Turismo de Portugal como não subsistem dúvidas sobre as reais intenções do actual Governo de procurar canalizar os poucos recursos disponíveis para satisfazer interesses de alguns grandes grupos sediados em Alqueva e no Litoral em prejuízo de todos os outros empresários e instituições que, apesar de todas as dificuldades foram e são ainda a coluna vertebral do turismo no Alentejo.
A reboque dos grandes interesses imobiliários, movidos por uma política de ganhos imediatistas e especulativos, o Governo não dispõe de uma verdadeira estratégia de desenvolvimento turístico para o Alentejo que respeite e valorize a sua singularidade enquanto destino, assegure a sua sustentabilidade futura e faça REQUERIMENTO Número /X ( .ª)
PERGUNTA Número 4041/X (4.ª) Ex.mo Sr. Presidente da Assembleia da República

Páginas Relacionadas