O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

12 | II Série B - Número: 212 | 7 de Outubro de 2009

Assunto: Evolução da situação social da empresa Rohde, em Santa Maria da Feira Destinatário: Ministro das Finanças e da Administração Pública O Grupo Parlamentar do PCP teve conhecimento das conclusões da reunião tida entre a Administração da Rohde e a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, em sessão da respectiva Assembleia Municipal no passado dia 8 de Setembro de 2009, após questionamento pelo PCP sobre a situação social desta empresa e dos seus 984 trabalhadores.
No decurso de tal reunião foi informado que teria sido o próprio Governo a sugerir o recurso ao lay off pelo período de 2 meses - curiosamente coincidentes com о período eleitoral - e o pedido de insolvência.
Foi ainda revelada uma proposta que implicaria a atribuição por parte do Governo de sete milhões de euros, com a contrapartida do despedimento de 50% dos trabalhadores e com a entrega dos equipamentos da empresa a um fundo de investimento privado.
Assim sendo, e alegando a empresa não poder garantir a manutenção dos restantes postos de trabalho, os trabalhadores, no caso de despedimento, não poderiam sequer reclamar os seus créditos e a indemnização uma vez que a empresa deixaria de ter património.
Ora, um Governo que afirma estar a relançar a actividade económica e a apoiar o emprego, a resposta que tem para estes 984 trabalhadores e suas famílias é o lay off e o desemprego e a entrega da empresa a um fundo privado.
Ex.mo Sr. Presidente da Assembleia da República REQUERIMENTO N.º /X ( )
PERGUNTA N.º 4061/X (4.ª)

Páginas Relacionadas