O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Página 1

Sexta-feira, 1 de Julho de 2011 II Série-B — Número 1

XII LEGISLATURA 1.ª SESSÃO LEGISLATIVA (2011-2012)

SUMÁRIO Voto n.º 1/XII (1.ª): De pesar pelo falecimento do Dr. Fernando José Russo Roque Correia Afonso (apresentado pelo PSD, PS, CDSPP, PCP, BE e Os Verdes).

Página 2

2 | II Série B - Número: 001 | 1 de Julho de 2011

VOTO N.º 1/XII (1.ª) DE PESAR PELO FALECIMENTO DO DR. FERNANDO JOSÉ RUSSO ROQUE CORREIA AFONSO

Faleceu, no passado dia 27 de Maio, em Lisboa, o Dr. Fernando José Russo Roque Correia Afonso.
О Dr. Fernando Correia Afonso nasceu em S. Tomé, no dia 3 de Julho de 1929. Era licenciado em Direito e exerceu durante longos anos, de forma brilhante e deontologicamente exemplar, a profissão de advogado.
Desempenhou, aliás, funções, das mais relevantes no âmbito na Ordem dos Advogados, designadamente a de Vice-Presidente do Conselho Superior e as de Presidente do Conselho Distrital de Lisboa.
Mas, a par da sua actividade profissional e da sua especial dedicação aos cargos que exerceu na Ordem dos Advogados, o Dr. Fernando Correia Afonso, como cidadão civicamente empenhado que sempre foi, desempenhou, igualmente, funções da maior relevância na actividade política e partidária.
O Dr. Correia Afonso foi militante activo do PPD/PSD, desde a sua fundação, tendo sido membro do Conselho Nacional e Vice-Presidente da Comissão Política Nacional daquele partido.
Foi Técnico Consultor do Ministério da Economia, qualidade em que, na década de 60, integrou diversas delegações de Portugal a organismos internacionais, como a EFTA, bem como na negociação de vários acordos comerciais com outros países.
Desempenhou, no domínio autárquico, o cargo de Presidente e de Vice-Presidente da Assembleia Municipal de Lisboa.
Foi Deputado à Assembleia da República, tendo integrado a Comissão Parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias e presidido ao Grupo Parlamentar do PSD na V Legislatura e desempenhado as funções de Vice-Presidente da Assembleia da República na VI Legislatura.
À data da sua morte, com o mesmo empenhamento de sempre, presidia à Comissão de Revisão de Contas do Instituto Francisco Sá Carneiro.
O Dr. Fernando Correia Afonso tinha a grandeza dos homens simples, a magnanimidade dos homens bons e a elevação cívica dos homens tolerantes.
Defendia de forma inabalável as suas convicções, mas dialogava, de modo afável, com todos, mesmo com os que se situavam no extremo oposto ao das suas ideias e pontos de vista.
Morreu um cidadão exemplar, esmerado na educação e no trato, que constituiu sempre, ao longo de toda a sua vida, uma referência para muitas gerações.
Portugal perdeu, com a morte do Dr. Fernando Correia Afonso, um dos obreiros da consolidação das nossas instituições democráticas que tão bem serviu.
Perdemos o seu convívio e a sua palavra amiga, mas o seu exemplo perdurará, para além da contingência efémera que é a própria vida.
À sua família, e em especial à sua esposa e filhos, a Assembleia da República expressa o seu mais profundo pesar.
Ao Partido Social Democrata, partido de que o Dr. Fernando Correia Afonso foi militante empenhado e em que exerceu cargos da maior relevância, a Assembleia da República endereça, igualmente, as mais sentidas condolências.

Palácio de São Bento, 28 de Junho de 2011 Os Deputados: Guilherme Silva (PSD) — Luís Montenegro (PSD) — Maria de Belém Roseira (PS) — Luís Fazenda (BE) — Nuno Magalhães (CDS-PP) — Bernardino Soares (PCP) — Heloísa Apolónia (Os Verdes).

A Divisão de Redacção e Apoio Audiovisual.

Páginas Relacionadas
Página 0002:
2 | II Série B - Número: 001 | 1 de Julho de 2011 VOTO N.º 1/XII (1.ª) DE PESAR PELO FALECI

Descarregar páginas

Página Inicial Inválida
Página Final Inválida

×