O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

3 | II Série B - Número: 065 | 15 de Outubro de 2011

VOTO N.º 22/XII (1.ª) DE CONGRATULAÇÃO PELA ATRIBUIÇÃO DO PRÉMIO NOBEL DA PAZ EM 2011

O Comité Nobel anunciou hoje em Oslo a decisão de atribuir o Prémio Nobel da Paz de 2011 a Ellen Johnson Sirleaf, Leymah Gbowee e Tawakkul Karman, em reconhecimento pela «sua luta não violenta pelo bem-estar das mulheres e pelos direitos das mulheres à sua plena participação no trabalho de construção da paz».
Ellen Johnson Sirleaf é Presidente da Libéria desde 2005 e foi a primeira mulher eleita Chefe de Estado de um país africano.
Leymah Roberta Gbowee, igualmente natural da Libéria, é uma activista que contribuiu significativamente para o fim da guerra civil naquele país.
Tawakkul Karman, cidadã iemenita, é uma líder na luta pelos direitos das mulheres e tem sido protagonista da luta pacífica para a destituição do presidente do Iémen.
Como fundamento para a atribuição desta distinção, o Comité Nobel declarou que «Não podemos alcançar a democracia e a paz duradoura no mundo, sem que as mulheres tenham as mesmas oportunidades que os homens para influenciar o desenvolvimento da sociedade a todos os níveis».
A decisão hoje anunciada consolida a abordagem da Resolução 1325 do Conselho de Segurança das Nações Unidas, de 2000, que chama a atenção para o papel das mulheres na paz e segurança.
A participação das mulheres nos processos de paz e segurança, na promoção da justiça, do bem-estar e do desenvolvimento da sociedade no seu todo, encontra aqui expressão e esse é um motivo de grande regozijo.
A Assembleia da República, reunida em sessão plenária, manifesta: a) A sua congratulação pelo reconhecimento do trabalho destas mulheres em prol da paz, dos direitos humanos, da justiça, do desenvolvimento e da democracia; b) Reconhecimento da sensibilidade do género ao serviço dos valores e dos princípios subjacentes ao desenvolvimento sustentável; c) Na contribuição que este prémio proporciona para a divulgação da natureza fundamental da igualdade de oportunidades no paradigma global.

Assembleia da República, 7 de Outubro de 2011.
Os Deputados: António Rodrigues (PSD). Mónica Ferro (PSD) — Maria Paula Cardoso (PSD) — Elza Pais (PS) — Odete João (PS) — José Junqueiro (PS) — Nuno Magalhães (CDS-PP) — Bernardino Soares (PCP) — Luís Fazenda (BE) — José Luís Ferreira (Os Verdes).

———

VOTO N.º 23/XII (1.ª) DE SAUDAÇÃO AO PILOTO HÉLDER RODRIGUES PELO TÍTULO MUNDIAL DE TODO-O-TERRENO QUE CONQUISTOU

O piloto português Hélder Rodrigues conquistou, no passado da 8 de Outubro, o título mundial de Cross Country Rallies (todo-o-terreno).
Na classificação do mundial da modalidade, que inclui quatro provas — Emirados Árabes Unidos, Tunísia, Itália e Egipto —, Hélder Rodrigues terminou com 91 pontos, seguindo-se o polaco Jakub Przygonski com 78 e Marc Coma com 75.
Para chegar ao título, o piloto português venceu na Tunísia e foi segundo classificado nas outras três etapas.
Figura incontornável do panorama desportivo nacional, Hélder Rodrigues é o primeiro piloto português a alcançar o título de campeão do mundo na modalidade, tornando-se assim numa referência internacional do motociclismo.

Páginas Relacionadas