O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

4 | II Série B - Número: 096 | 3 de Dezembro de 2011

VOTO N.º 28/XII (1.ª) DE CONGRATULAÇÃO PELA NOMEAÇÃO DE IRENE FONSECA PARA PRESIDENTE DA SIAM – SOCIETY FOR INDUSTRIAL AND APPLIED MATHEMATICS

Irene Fonseca foi recentemente nomeada para a presidência da SIAM (Society for Industrial and Applied Mathematics). Desde 1952, dada da criação desta Sociedade, uma das mais prestigiadas sociedades científicas, nunca nenhum português havia sido nomeado para assumir um cargo de tal envergadura, sendo ainda de salientar que é a segunda mulher a liderar esta instituição.
Esta nomeação projecta Portugal no plano internacional e enaltece o percurso desenvolvido por esta matemática, essencialmente nos EUA, mas também na Europa, onde desenvolve inúmeros projectos e coopera com diversas entidades.
Com efeito, Irene Fonseca tem um currículo brilhante, com a sua investigação a centrar-se nas áreas de cálculo de variações, mecânica dos meios contínuos, teoria geométrica da medida e equações diferenciais parciais.
A sua formação iniciou-se na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, onde se licenciou em Matemática, tendo entretanto rumado para os EUA, onde se doutorou pela Universidade do Minnesota.
Entretanto, já abraçou projectos em Paris (França) e Leipzig (Alemanha), sendo actualmente professora do departamento de Ciências Matemáticas da Universidade de Carnegie Mellon.
Aliás, já em 2003, Irene Fonseca havia deixado a sua marca nesta Universidade, ao ser a primeira pessoa a ocupar a posição de Melcon College of Science Professor of Mathematics.
Além da docência, são muitos os projectos aos quais dá o seu contributo, dirigindo o Center for Nonlinear Analysis em Carnegie Mellon, colaborando com a Fundação para a Ciência e Tecnologia do Ministério da Educação e Ciência e da Comunidade Matemática Portuguesa e pertencendo ao Concelho de Curadores da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.
Este longo percurso nas mais variadas instituições permitiu que Irene Fonseca fosse distinguida com algumas das mais importantes condecorações.
Já em 1997 foi condecorada pelo Presidente da República com o grau de Grande Oficial da Ordem Militar de Santiago da Espada, outorgado como reconhecimento pela contribuição para o progresso científico na União Europeia.
Em 2004 foi premiada com o Women of Distinction Award in Mathematics and Technology da Western Pennsylvania Girl Scouts Trillium Council, concedido como reconhecimento da sua liderança, das suas realizações e do esforço efectuado no sentido de encorajar jovens mulheres a prosseguir a pesquisa na área da Matemática.
Muito recentemente foi escolhida para receber o próximo Seed of Science, na categoria «Consagração», prémio atribuído anualmente pela revista Ciência Hoje.
Todos estes logros vêm dignificar o trabalho desenvolvido por um dos muitos portugueses que dão o seu contributo mundial nas mais vastas áreas, devendo por isso ser apreciado e saudado.
Assim, os Grupos Parlamentares do PS, PSD, CDS, PCP, BE e Os Verdes, louvando o papel desenvolvido por esta matemática, reconhecem o seu importante contributo para o desenvolvimento e a divulgação da Matemática no País e no mundo, propondo por isso à Assembleia da Republica o seguinte voto de congratulação:

A Assembleia da República congratula-se com a nomeação de Irene Fonseca para a presidência da SIAM, que, enaltecendo o papel de portugueses pelo mundo, vê assim premiado o seu contributo para o desenvolvimento científico, em especial na área da matemática aplicada.

Palácio de São Bento, 2 de Dezembro de 2011 Os Deputados: Paulo Batista Santos (PSD) — Maria Conceição Pereira (PSD) — Maria Manuela Tender (PSD) — Miguel Tiago (PCP) — Fernando Marques (PSD) — Nuno Reis (PSD) — Pedro Delgado Alves (PS) — Eurídice Pereira (PS) — Hortense Martins (PS) — Laura Esperança (PSD) — Odete João (PS) — Pedro Saraiva (PSD) — Acácio Pinto (PS) — Ana Drago (BE) — Inês de Medeiros (PS) — Carlos Zorrinho (PS) — Paulo Mota Pinto (PSD) — Luísa Salgueiro (PS) — Pedro Lynce (PSD) — Maria de Belém Roseira (PS) —

Páginas Relacionadas
Página 0002:
2 | II Série B - Número: 096 | 3 de Dezembro de 2011 VOTO N.º 26/XII (1.ª) DE CONGRATULAÇÃO
Pág.Página 2