O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2 | II Série B - Número: 181 | 31 de Março de 2012

VOTO N.º 55/XII (1.ª) DE SAUDAÇÃO PELA COMEMORAÇÃO DO DIA INTERNACIONAL PARA A CONSCIENCIALIZAÇÃO DO AUTISMO

Na próxima segunda-feira, de 2 de Abril, assinalar-se-á o Dia Internacional para a Consciencialização do Autismo.
Os números que aqui apresentámos no ano passado são os últimos disponíveis e encontrar-se-ão seguramente ultrapassados. Este transtorno do desenvolvimento cresce a um ritmo verdadeiramente epidémico e afeta a cada dia mais seres humanos e as suas famílias. Nunca é demais lembrar que já a cada ano são diagnosticadas mais crianças com autismo do que com diabetes, HIV e doenças oncológicas na sua totalidade.
O autismo não depende do grupo social, da etnia, da raça.
A estimativa mais aproximada de que dispomos aponta para que uma em cada 150 crianças seja afetada e com elas as respetivas famílias.
Felizmente, vivemos um tempo de consciencialização sobre esta alteração no desenvolvimento de tantas crianças, jovens e adultos.
A intervenção precoce, fator fundamental para o melhor desenvolvimento destas pessoas, é cada vez mais uma realidade acessível. As unidades estruturadas de autismo são um grande e importante passo.
O desenvolvimento médico e científico tem sido mais lento do que o desejável, mas ainda assim permitenos conhecer mais e lidar com este transtorno do desenvolvimento de forma mais eficaz a cada dia.
A organização social em associações, plataformas, grupos cívicos é cada vez mais expressiva e reveladora do empenhamento social nesta matéria fundamental.
O Parlamento, como representante político de toda a sociedade, como órgão a quem compete também a promoção da cidadania, não se alheia deste fenómeno e manifesta hoje o seu empenhamento nesta causa.
Com este voto, junta-se a todas as organizações, aos agentes sociais e políticos, cidadãos, que na próxima segunda-feira escolherão o azul do céu e a luz da esperança para sinalizar este dia.
Saudando todas as famílias que lidam de perto com as diferentes patologias da síndrome do espectro do autismo; Saudando todos os profissionais na área da educação, da saúde, da prestação de cuidados que ajudam crianças, jovens e adultos com autismo; Manifestando o compromisso sério e sentido com todas estas crianças, jovens e adultos de que, enquanto legisladores, enquanto representantes de todo o povo português, teremos sempre particular atenção à salvaguarda dos seus interesses, do seu bem-estar e da promoção do seu desenvolvimento.
Deixando muito claro, que destes cidadãos esperamos muito, que temos a noção clara que nas suas dificuldades de comunicação encerram enorme sensibilidade, perspicácia, um modo único e especial de ver e viver a vida que, muitas vezes, nos remete para os valores essenciais, que este nosso gesto é também um gesto de agradecimento a tudo, e que é tanto, que nos dão.
Por fim, fazemos votos que ao sinalizar o Dia Internacional para a Consciencialização do Autismo, contribuamos para a permanência desta causa em todos os dias da vida de cada um de nós.

Palácio de São Bento, 30 de março de 2012.
Os Deputados: Carlos Zorrinho (PS) — Nuno Magalhães (CDS-PP) — Luís Montenegro (PSD) — Abel Baptista (CDS-PP) — Jorge Machado (PCP) — Telmo Correia (CDS-PP) — Luís Fazenda (BE) — Hélder Amaral (CDS-PP) — Heloísa Apolónia (Os Verdes).

———