O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

8 | II Série B - Número: 248 | 7 de Julho de 2012
Taxa de Reinternamento nos primeiros 5 dias: 2,67% Taxa de Reinternamento nos primeiros 30 dias: 8,88% Demora Média Cirúrgica: 6,27 d Demora Média Médica: 9,18 d Número de Intervenções Cirúrgicas: 8982 (- 7,77%) Número de Consultas: 156 729 (- 6,37%) Média Mensal de Consultas médicas / Médico ETC: 405,81(- 2,45%) Número de Intervenções Cirúrgicas Programadas (Média Mensal) / Medico ETC: 32,71(- 10,24%)

A estrutura organizativa adotada pelos vários Conselhos de Administração desde a criação do Centro não foi capaz de responder a aspetos de qualidade essenciais da atividade médica. Desde logo, porque o Diretor Clínico tinha 3 Assessores, um em cada Unidade, que não eram senão a sua "reprodução" em cada um dos outros "hospitais". O mesmo se passava no sector de enfermagem e, em cada Unidade, havia, finalmente, um Gestor. Ou seja: existia, no fundo, um Conselho de Administração completo em Abrantes, outro em Tomar e outro em Torres Novas.
Os Serviços Médicos organizavam-se depois "em cascata", em cada Unidade, a partir desta cúpula.
A nossa primeira decisão foi romper com esta tradição por considerarmos que, no fundo, consagrava a existência de 3 hospitais, com autonomia clínica própria, dentro do Centro. O Diretor Clinico passou a ter Assessores por Área de Atuação Médica: Departamento da Área Médica (Medicina Interna, Cardiologia, Nefrologia, Castro, Pneumo, Neuro e Reumatologia); Departamento da Área Cirúrgica (Cirurgia Geral, Ortopedia, Urologia, Oftalmologia, ORL, Cirurgia Plástica); Departamento da Área de Anestesiologia e Blocos Operatórios; Departamento da Área de Urgência e Cuidados Intensivos; Departamento da Área da Saúde da Mulher e da Criança (Ginecologia, Obstetrícia e Pediatria); Departamento da Área dos Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (Patologia, Imagiologia, Imunohemoterapia e Medicina Física e Reabilitação).

Desta forma pretendemos cumprir dois objetivos: a) Transversalidade da Organização às 3 Unidades, com inevitáveis avanços numa cultura institucional Única.
b) Após a nomeação de Diretores de Serviço únicos, também transversais as 3 Unidades, restabelecimento duma cadeia hierárquica médica sólida, eficaz e operacional.

O sucesso desta Reorganização é vital para a sustentação e desenvolvimento do Centro. Apresentamos em seguida os aspetos concretos da analise que fizemos de alguns Serviços e da qual resultaram as nossas propostas.

A – Serviço de Urgência O Serviço de Urgência, na área do UIMT, era assegurado, até à Reestruturação, por 3 Serviços com diferenciação não conforme com as disposições legais o que, por si só, obrigava a uma mudança.
Entretanto, do ponto de vista clinico podemos assinalar: – A Triagem de Manchester em cada uma das unidades hospitalares tem encaminhamentos diferentes, o que implicava não conformidades quando na transferência dos doentes e na abordagem dos vários especialistas dispersos pelas três urgências.
– Triplicação de Urgência de Cirurgia Geral. Média de Intervenções ser 1,5/dia em todo o Centro.

Consultar Diário Original

Páginas Relacionadas
Página 0002:
2 | II Série B - Número: 248 | 7 de Julho de 2012 VOTO N.º 70/XII DE PESAR PELO FALECIMENTO
Pág.Página 2
Página 0003:
3 | II Série B - Número: 248 | 7 de Julho de 2012 O cidadão Montalvão Machado, nascido a 27
Pág.Página 3