O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2 | II Série B - Número: 001 | 21 de Setembro de 2012

VOTO N.º 73/XII (2.ª) DE PESAR PELO FALECIMENTO DO EX-DEPUTADO FERNANDO ANTÃO DE OLIVEIRA RAMOS

Faleceu, no passado dia 8 de setembro, aos 79 anos, Fernando Antão de Oliveira Ramos, Deputado à Assembleia da República, eleito nas listas do Partido Socialista, pelo círculo eleitoral do Porto, durante a VII Legislatura.
Natural de São Sebastião, em Guimarães, onde nasceu a 2 de outubro de 1933, licenciou-se em Economia na Faculdade de Economia da Universidade do Porto, em 1958, e em Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, em 1983.
Iniciou a sua atividade profissional como professor ainda enquanto estudante, em Viana do Castelo, tendo sido este apenas o início de uma frutuosa e diversificada carreira. Foi professor na Escola Comercial Oliveira Martins, durante mais de três décadas, e aí exerceu funções de Metodólogo para a área económica e de finanças, sendo durante muito tempo o professor mais jovem a preencher tais funções. Desempenhou também a profissão de advogado, tendo aberto escritório tanto no Porto como em Gondomar e foi professor na Universidade Sénior de Gondomar lecionando a cadeira de História de Portugal.
O seu gosto pelo ensino e o desejo de incentivar o prazer pela aprendizagem levou-o a ser co-autor de diversos livros escolares e técnicos, adotados a nível nacional.
Nos últimos anos, empenhou-se na elaboração de uma monografia sobre o Município de Torre de Moncorvo, cujos textos estão a ser coligidos pela família, para ulterior publicação.
Apesar da sua vasta atividade profissional, Fernando Antão Ramos teve sempre atividade cívica e política importante.
Ainda antes da Revolução de 1974, foi convidado insistentemente para Presidente da Câmara de Gondomar, tendo sempre declinado funções políticas no Antigo Regime, ao que não será estranho o facto de ter sido dirigente dos Cursos de Cristandade durante mais de 10 anos e de sempre ter estado muito próximo do então Bispo do Porto, D. António Ferreira Gomes, tendo, aliás, sido um dos signatários da petição para o seu regresso quando este se encontrava no exílio.
Após o 25 de Abril, inscreveu-se no Partido Socialista, de que foi militante até ao seu falecimento, tendo desempenhado, além do cargo de Deputado à Assembleia da República, diversos cargos políticos. Foi Vereador do Pelouro da Cultura na Câmara Municipal de Gondomar, bem como Presidente da Assembleia Municipal de Gondomar, durante dois mandatos, sempre eleito nas listas do Partido Socialista.
Aqueles que com ele tiveram oportunidade de privar retêm o olhar vivo, a graça sempre pronta, a honestidade, a verticalidade, a nobreza de carácter, a cultura humanista, o pensamento sólido, a profundidade do seu alicerce ideológico, a disponibilidade para ajudar e aconselhar os amigos e a sua genuína capacidade de admirar as pessoas mais simples, como traços que fizeram de Fernando Antão Ramos uma personalidade verdadeiramente marcante.
Era detentor de uma vasta biblioteca que fruía intensamente e um apaixonado conhecedor profundo da História de Portugal. Sendo admirador de, entre outros, Oliveira Martins, Alexandre Herculano, Miguel Torga. A sua vasta cultura era transversal às diversas áreas do conhecimento e a sua erudição reconhecida por todos quantos o conheciam.
Deixou uma marca que jamais se apagará nos jovens advogados, políticos e outros que sempre estimulou na busca do conhecimento, da cultura e do sentido da vida, em diálogos sempre condimentados por doses generosas de um humor único.
Com a sua morte, deixa-nos como legado o seu exemplo de socialista convicto, homem bom e justo, amante da vida, dos amigos, da família e do saber.
A Assembleia da República, reunida em Plenário, invoca a memória de Fernando Antão de Oliveira Ramos e apresenta à sua família as mais sinceras condolências.

Assembleia da República, 19 de setembro de 2012.
Os Deputados do PS: Isabel Santos — Francisco de Assis — Alberto Martins — José Lello — Ana Paula Vitorino — Manuel Pizarro — Renato Sampaio — Isabel Oneto — Miranda Calha — Manuel Seabra — Luísa Salgueiro — Fernando Jesus — Nuno André Figueiredo — Glória Araújo — Carlos Zorrinho — António Braga — Miguel Laranjeiro — Rosa Maria Bastos Albernaz — Laurentino Dias.

———

Páginas Relacionadas