O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2 | II Série B - Número: 085 | 19 de Janeiro de 2013

PETIÇÃO N.º 222/XII (2.ª) APRESENTADA POR PEDRO JOSÉ PIRES REGO E OUTROS, SOLICITANDO À ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA A MANUTENÇÃO DA LINHA AÉREA BRAGANÇA-LISBOA

Vimos por este meio demonstrar a nossa total discordância, relativamente ao fim da ligação aérea entre Bragança e Lisboa.
Considerando o Nordeste Interior de Portugal uma zona demasiado penalizada por erradas políticas de não investimento, considerando que o Nordeste Interior é uma zona do País distante da capital, onde uma viagem de automóvel pode durar cerca de 5h30m, e considerando a escassez de meios de comunicação disponíveis, pois temos apenas os Rodoviários, entendemos que a intenção de o Governo de Portugal acabar com a ligação aérea entre Bragança e Lisboa é danosa para o Nordeste Interior e é mais uma machadada para que o Interior se afunde.
Como podemos ter progresso se não temos nenhuma ajuda para desenvolver? Como podemos ter dignidade, pois pagamos impostos como todos os portugueses, mas os benefícios vão sempre e somente para o Litoral? Assim, apresento a petição pública que muito me honra a mim e a todos os transmontanos que assinam, no sentido de lutarmos pela manutenção dos voos entre Bragança e Lisboa.

Data de entrada na AR, 12 de dezembro de 2012.
O primeiro subscritor, Pedro José Pires Rego.

Nota: — Desta petição foram subscritores 3008 cidadãos.

——— PETIÇÃO N.º 229/XII (2.ª) APRESENTADA POR NUNO RIBEIRO NUNES DE OLIVEIRA E OUTROS, SOLICITANDO À ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA QUE SEJAM CRIADOS MELHORES SERVIÇOS FERROVIÁRIOS SUBURBANOS DIÁRIOS ENTRE AS ESTAÇÕES DE GUIMARÃES E SÃO BENTO

Vimos por este meio exigir a criação de serviços ferroviários suburbanos diários entre as estações de Guimarães e São Bento com a duração máxima de 50 minutos, com a consequente redução das paragens ao número estritamente necessário, a complementar o serviço atualmente providenciado. Em 2004 a Linha de Guimarães foi reaberta após uma renovação que levou à sua eletrificação e mudança de bitola, reduzindo o tempo de viagem para 75 minutos. A ligação entre Guimarães e o Porto passou a ser feita pela Linha do Minho a sul da Trofa, mantendo-se em funcionamento o troço entre esta e Guimarães. Desde esse momento, a Linha de Guimarães voltou a integrar o quotidiano dos habitantes dos concelhos por ela atravessados, onde habitam mais de 300 000 pessoas, atraindo o movimento pendular para a área metropolitana do Porto, com 1.2 milhões de habitantes. A ferrovia, face a crescentes pressões ambientais, energéticas e territoriais, é cada vez mais o meio de transporte para o futuro e uma aposta decisiva para os concelhos atravessados pela Linha de Guimarães, que sofrem atualmente transformações importantes a nível social, laboral e económico e que têm cada vez mais a necessidade de beneficiar de boas ligações de transporte coletivo à rede metropolitana do Porto e ao noroeste peninsular.
Consideramos assim que a Linha de Guimarães tem um potencial importante de crescimento de passageiros se apostar em melhorar o serviço atualmente prestado em termos de rapidez e conveniência.

Páginas Relacionadas
Página 0003:
3 | II Série B - Número: 085 | 19 de Janeiro de 2013 Complementarmente, o facto de a opção
Pág.Página 3