O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2 | II Série B - Número: 113 | 9 de Março de 2013

VOTO N.º 109/XII (2.ª) De pesar pelo falecimento de Eduardo Nery

Faleceu no passado sábado, dia 3 de Março 2013, uma prestigiada e reconhecida figura da cultura portuguesa.
Eduardo Nery, pintor português nascido em 1938, na Figueira da Foz, diplomou-se na Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa e é considerado um artista da terceira geração do modernismo português.
A partir de 1966, passou a dedicar-se à arquitetura e ao espaço urbano. Está representado no Museu Nacional de Soares dos Reis, no Porto, e no Museu da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.
Sendo fundamentalmente pintor, Eduardo Nery dedicou parte substancial da sua carreira a diversas áreas: tapeçaria, pintura mural, colagem ou vitral foram outras áreas onde marcou presença.
O seu trabalho em azulejo ficou mais conhecido através da obra na estação do Campo Grande do Metropolitano de Lisboa.
Eduardo Nery deu um importante contributo para a promoção da arte produzida por autores "fora dos circuitos culturais" e fazia parte direção da Associação Portuguesa de Arte Outsider.
Realizou numerosas exposições individuais, nomeadamente: Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa (1976); Museu Nacional Soares dos Reis, Porto (1976; 2004); Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa (1981; 1987; 1997; 2005); Culturgest, Lisboa (1997); Museu Nacional do Azulejo, Lisboa (2003) e participações em exposições em diversos países, nomeadamente Espanha, Alemanha, Egito, Brasil e EUA.
Em 2012, Eduardo Nery foi condecorado pelo Presidente da República como Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique pela sua obra.
A Assembleia da República presta um merecido tributo à sua memória e endereça à sua família um voto de sentido pesar.

Assembleia da República, 5 de março de 2013.
Os Deputados, Emídio Guerreiro (PSD) — Miguel Santos (PSD) — Amadeu Soares Albergaria (PSD) — Maria Conceição Pereira (PSD) — Isilda Aguincha (PSD) — Maria José Castelo Branco (PSD) — Maria Ester Vargas (PSD) — Inês de Medeiros (PS) — João Pinho de Almeida (CDS-PP) — Michael Seufert (CDS-PP) — Inês Teotónio Pereira (CDS-PP) — Catarina Martins (BE) — Jorge Lacão (PS) — Luís Menezes (PSD) — Maria de Belém Roseira (PS) — Miguel Tiago (PCP) — José Luís Ferreira (Os Verdes).

———

VOTO N.º 110/XII (2.ª) De pesar pelo falecimento do Presidente Hugo Chávez Morreu na passada terça-feira o Presidente da República Bolivariana da Venezuela, Hugo Chavez. Hugo Chavez era Presidente desde 1998, tendo sido reeleito por três vezes, a última das quais em Outubro do ano passado.
Hugo Chávez, dirigiu um processo de profundas transformações económicas, sociais, políticas e culturais, de afirmação da independência e soberania nacional do seu país, firmemente identificado com as aspirações do seu povo. Hugo Chávez empenhou-se fortemente no processo de cooperação e integração latinoamericano dos últimos anos, orientado para o desenvolvimento económico e social de todo o continente.
Hugo Chávez contribuiu para o desenvolvimento de relações de amizade entre o povo português e o povo venezuelano e entre Portugal e a Venezuela no quadro de uma intervenção no plano internacional de defesa da paz e de uma nova ordem internacional mais equitativa e mais justa.
Neste momento de dor e luto, a Assembleia da República manifesta a sua confiança de que o povo venezuelano saberá defender os progressos alcançados nos últimos anos, a soberania e a legalidade constitucional da Venezuela.

Páginas Relacionadas
Página 0003:
3 | II Série B - Número: 113 | 9 de Março de 2013 A Assembleia da República expressa o seu
Pág.Página 3