O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2 | II Série B - Número: 175 | 8 de Junho de 2013

VOTO N.º 130/XII (2.ª) DE CONGRATULAÇÃO PELA ELEIÇÃO DE ROBERTO AZEVÊDO PARA DIRETOR-GERAL DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE COMÉRCIO

Roberto Azevêdo foi nomeado Diretor-Geral da Organização Mundial de Comércio (OMC) no passado dia 14 de maio.
Atual embaixador do Brasil na OMC será o primeiro nacional de um país de língua portuguesa a assumir o cargo de Diretor-Geral da OMC, em setembro próximo.
A sua eleição obteve o apoio de membros de todos os níveis de desenvolvimento e de todas as regiões geográficas e permitirá o reforço do espaço lusófono no contexto internacional do comércio Roberto Azevêdo, com um vasto e brilhante curriculum centrado em assuntos económicos e relações internacionais, abraçou projetos tanto no Brasil como a nível internacional, como Subchefe para Assuntos Económicos no Gabinete do Ministro de Estado das Relações Exteriores do Brasil, na Delegação do Brasil junto à ONU, em Genebra, acompanhando contenciosos na OMC na qualidade de membro de painéis, criação da Coordenação-Geral de Contenciosos do Itamaraty, do Departamento Económico do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, atuando como chefe da delegação brasileira na Ronda de Negociações Multilaterais da Organização Mundial do Comércio (Ronda Doha). Foi ainda Subsecretário-Geral de Assuntos Económicos e Tecnológicos do Ministério das Relações Exteriores brasileiro.
Desde setembro de 2008, é o representante permanente do Brasil junto da OMC e outras organizações económicas em Genebra, atuando como negociador-chave para as negociações multilaterais de comércio.
Assim, propõem o-seguinte voto de congratulação: A Assembleia da República, reunida em sessão plenária, congratula-se com a nomeação de Roberto Azevêdo para Diretor-Geral da OMC, que, enaltecendo o papel da lusofonia, vê premiado o seu contributo para que o comércio no mundo se realize de forma fluida, previsível e livre.

Assembleia da República, 31 de maio de 2013.
Os Deputados, Carlos Páscoa Gonçalves (PSD) — Mota Andrade (PS) — João Rebelo (CDS-PP) — Maurício Marques (PSD) — Fernando Marques (PSD) — Luís Pedro Pimentel (PSD) — Eduardo Teixeira (PSD) — Eduardo Ferro Rodrigues (PS).

———

VOTO N.º 131/XII (2.ª) DE PESAR PELO FALECIMENTO DO PROF. ANTÓNIO ROSA MENDES

António Manuel Nunes Rosa Mendes nasceu em Vila Nova de Cacela, concelho de Vila Real de Santo António, no Algarve, a 21 de maio de 1954. Fez o ensino secundário no Liceu Nacional de Faro, tendo-se licenciado em História e em Direito, pela Universidade de Lisboa, respetivamente, em 1981 e 1995. Mais tarde, graduou-se em Mestre em História Cultural e Política, em 1991, pela Universidade Nova de Lisboa, e Doutorou-se em Historia Moderna, em 2003, pela Universidade do Algarve.
Era professor na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve, tendo lecionado as disciplinas de História da Cultura, História do Algarve e Direito do Património Cultural. Era, ainda, Diretor da Biblioteca daquela instituição universitária, tendo sido responsável pelo Centro de Estudos de Património e História do Algarve (CEPHA). As raízes algarvias marcaram toda a sua intervenção académica, cívica, social e

Páginas Relacionadas
Página 0003:
3 | II Série B - Número: 175 | 8 de Junho de 2013 política. Foi um professor emérito, respe
Pág.Página 3