O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2 | II Série B - Número: 184 | 28 de Junho de 2013

VOTO N.º 137/XII (2.ª) DE SAUDAÇÃO PELA CANDIDATURA DA CONFEDERAÇÃO PORTUGUESA DE YOGA JUNTO DA UNESCO PARA A CRIAÇÃO DO DIA MUNDIAL DO YOGA

O Yoga é um sistema filosófico de desenvolvimento pessoal e uma metodologia prática milenar capaz de conferir ao ser humano, em todas as suas facetas, um desenvolvimento equilibrado e harmonioso, dando-lhe uma perspetiva global de fraternidade e solidariedade humana.
Existe um número cada vez maior de adeptos em Portugal, sendo que a sua prática tem vindo a despertar um interesse crescente junto da população, sobretudo nas camadas jovens, sendo ainda uma atividade promotora de um estilo de vida saudável, tendo por base princípios como o respeito e a igualdade. São reconhecidos os seus benefícios ao nível do reforço da autoconsciência, da relação corpo/emoções positivas, promovendo saúde integral e profilática, longevidade funcional, autorresponsabilidade e autoexigência junto dos seus praticantes.
Esta prática milenar orienta-se por princípios humanistas, pela promoção de uma cultura de paz e prevenção de conflitos, pelo diálogo intercultural, pela promoção da diversidade cultural e pela justiça, fraternidade e respeito pela dignidade da pessoa humana.
A nível nacional, o Yoga congrega atualmente dezenas de milhares de praticantes em várias escolas de Yoga pelo País, sendo uma filosofia altamente conhecida e em visível crescimento.
Portugal é, desde 2002, designado pelos seus praticantes como um como um dos 'Palcos do Mundo nesta Filosofia de Vida', em virtude de grandes mestres das mais antigas e principais linhagens do Yoga da Índia, bem como dos quatro continentes aqui se encontrarem para a celebração do solstício de Verão, maior dia do ano, que ocorre a 21 de junho, evento ao qual se juntam representantes das principais religiões do mundo, bem como individualidades de reconhecido prestígio e ainda instituições nacionais e internacionais.
Portugal tornou-se, assim, um dos países onde o Yoga mais se pratica em todo mundo, seguindo a qualidade de ensino do Yoga tradicional sem deturpações que a Índia, Mãe-Pátria do Yoga, vem promovendo.
A Assembleia da República, reunida em sessão plenária, saúda a Candidatura da Confederação Portuguesa de Yoga junto da UNESCO para a criação do Dia Mundial do Yoga e todas as pessoas que praticam de Yoga, no sentido de continuarem o seu esforço por um estilo de vida saudável e de promoção da paz e dos ideais de fraternidade e tolerância universais.

Os Deputados, Elza Pais (PS) — Carlos Zorrinho (PS) — Rui Jorge Santos (PS) — João Serpa Oliva (CDS-PP) — Bruno Vitorino (PSD) — Pedro do Ó Ramos (PSD) — Mário Simões (PSD) — Maria de Belém Roseira (PS) — Carlos Enes (PS) — Odete João (PS) — Maria Gabriela Canavilhas (PS) — João Paulo Viegas (CDS-PP) — Paulo Cavaleiro (PSD) — Cristóvão Simão Ribeiro (PSD) — Pedro Pimpão (PSD) — Amadeu Soares Albergaria (PSD) — Pedro Alves (PSD) — Luís Pedro Pimentel (PSD) — Luís Menezes (PSD) — Carlos Costa Neves (PSD) — Paulo Batista Santos (PSD) — Sónia Fertuzinhos (PS) — Paulo Cavaleiro (PSD) — António Almeida Henriques (PSD).

——— VOTO N.º 138/XII (2.ª) DE PESAR PELO FALECIMENTO DO EX-DEPUTADO OSVALDO CASTRO

Osvaldo Alberto do Rosário Sarmento e Castro faleceu no passado dia 20 de junho, na sequência de doença prolongada.
Osvaldo Castro era natural do Porto, jurista de formação, advogado de profissão, tendo-se dedicado durante toda a sua vida à causa pública.

Páginas Relacionadas
Página 0004:
4 | II Série B - Número: 184 | 28 de Junho de 2013 VOTO N.º 139/XII (2.ª) DE PESAR PELO FAL
Pág.Página 4
Página 0005:
5 | II Série B - Número: 184 | 28 de Junho de 2013 País, não apenas por força do seu papel
Pág.Página 5