O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

II SÉRIE-B — NÚMERO 56

2

PROJETO DE VOTO N.º 302/XIV/1.ª DE SAUDAÇÃO AOS CEM ANOS DE FUNDAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE DESPORTOS

NO BRASIL No dia 14 de agosto de 2020, a Associação Portuguesa de Desportos completou cem anos de existência.

Fundada em 1920 por portugueses radicados em São Paulo, é considerada como um símbolo da comunidade portuguesa no Brasil, resistindo às piores adversidades e às piores crises, considerada também, por af inidade, como o «clube do coração» da maioria dos brasileiros.

Inicialmente, nas dependências do clube, foi construído o estádio «Ilha da Madeira». Ao longo dos anos, com uma grande quantidade de associados, foi construído um novo estádio, batizado de «Canindé», onde em partida inaugural recebeu o Sport Lisboa e Benf ica. Desenvolveram-se, ainda, em conjunto com os objetivos sociais, a divulgação das tradições e da cultura portuguesa.

Destaca-se na história do desporto brasileiro e mundial principalmente como clube de futebol, sendo importante destacar ainda os grandes jogadores que foram revelados nos relvados da Portuguesa, como Brandão, Félix, Djalma Santos, Enéas, Denner, Ivair, Leivinha e José Roberto, entre outros grandes atletas.

O clube foi campeão paulista nos anos de 1935, 1936 e 1973 e campeão no Torneio Rio – São Paulo em 1952 e 1955 (torneio que viria a ser substituído pelo atual «Brasileirão»), além de ser campeão da Copa São Paulo em 1991, vice-campeão do Brasileiro de 1996 e f ita azul em 1951, 1953 e 1954. No desporto feminino o clube foi campeão paulista de futebol em 1998 e campeão mundial de hoquei em patins na Alemanha em 1997.

A Associação Portuguesa de Desportos, apesar das dif iculdades que atravessa atualmente, assim como várias associações da diáspora, é o simbolo da determinação, resiliência e força das comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo.

Assim, a Assembleia da República vem saudar e louvar as conquistas e distinções desta associação, destacando a comemoração dos seus cem anos de existência, e exaltando o efeito positivo que apresenta sobre a imagem dos luso-brasileiros e da diáspora portuguesa em todo o mundo.

Palácio de São Bento, 31 de agosto de 2020.

Os Deputados do PSD: Paulo Porto — Paulo Pisco — Lara Martinho — Romualda Fernandes.

———

PROJETO DE VOTO N.º 303/XIV/1.ª DE SOLIDARIEDADE PARA COM DANIÈLE OBONO

Danièle Obono é uma política f rancesa de origem gabonesa, deputada à Assembleia Nacional da República

Francesa pelo partido France Insoumise e que, desde a sua eleição em 2017, tem sido alvo de discurso de ódio devido à sua denúncia pública aos legados do colonialismo no presente.

Recentemente, Obono foi retratada numa «f icção visual» intitulada Obono a Africana, na revista Valeurs Actuelles, como uma escravizada do século XVIII, em tronco nu e com correntes à volta do pescoço. Uma representação degradante, racista e sexista que recusa reconhecer Obono como sujeito político, circunscrevendo-a no quadro colonial.

A revista veio a público defender-se dizendo que não é racista e que não pretendia nem a «banalização» da Escravatura nem a «estigmatização» de Obono, ignorando que tais imagens têm uma genealogia e não são documento nem ilustração do colonialismo, elas são o próprio colonialismo em ação. De cada vez que são agenciadas, colocam o sujeito visado de volta à violenta equação colonial.

Páginas Relacionadas
Página 0003:
9 DE SETEMBRO DE 2020 3 Políticos f ranceses de diferentes quadrantes políticos man
Pág.Página 3