O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

 

orçamento, já aqui analisado à lupa, verificamos que ele sofre uma diminuição orçamental como não há memória nos últimos tempos. Trata-se do ministério que, em termos de percentagem, menos dotação orçamental tem, o que, desde logo, vai inevitavelmente repercutir-se nas comunidades portuguesas. Ora, este orçamento destina-se a servir directamente cerca de 4,5 milhões de portugueses. Poderemos verificar, e muitas vezes dizêmo-lo nos discursos de circunstância, que metade da nação está lá fora. Se, em termos percentuais, tivesse de haver uma correspondência mínima entre aquilo que é investido a nível nacional, da Administração, e em relação aos 4,5 milhões de portugueses, verificaríamos que há uma infinitésima parte que lhes é destinada.
E, ao analisarmos este orçamento - e o Sr. Ministro poder-me-á dizer que não há um decréscimo significativo -, verificamos que esta percentagem no corte do orçamento do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas vai e está, já hoje, a repercutir-se directamente nas comunidades portuguesas.
Sempre dissemos que, dos cerca de 126 consulados portugueses no exterior, não havia nem há consulados a mais: Portugal não tem consulados a mais para servir os 4,5 milhões de portugueses; Portugal tem consulados a menos, Sr. Ministro dos Negócios Estrangeiros e das Comunidades Portuguesas, e foi nesse sentido que o governo anterior criou quatro novos consulados, precisamente para servir melhor e aproximar mais as comunidades portuguesas dos nossos consulados. E não podemos aceitar, Sr. Ministro, que se fale numa reestruturação consular, num redimensionamento consular quando a única política é fechar, reduzir, uma política redutora em relação àqueles que muito têm contribuído para que Portugal equilibre as suas finanças.
Estão em causa, Sr. Ministro, cerca de 160 trabalhadores que eram - e são - indispensáveis ao normal funcionamento destes postos consulares e das nossas chancelarias. Mas logo uma região autónoma, a Região Autónoma da Madeira, o seu Presidente, Dr. Alberto João Jardim, através do Despacho n.º 4/2002 (segundo a comunicação social), vai admitir 1395 novos funcionários públicos! Contudo, V. Ex.ª não consegue sensibilizar a Ministra das Finanças - diria mesmo, o Primeiro-Ministro - para recrutar e manter os cerca de 160 funcionários consulares e das nossas chancelarias.
Qual é, neste momento, a "radiografia"? Ao Consulado de Andorra foram-lhe suprimidos funcionários, tal como em Londres, no Luxemburgo e no Rio de Janeiro. E estou a falar de postos consulares - sobretudo os de Londres, Luxemburgo e Rio de Janeiro - extremamente sensíveis no que diz respeito às nossas comunidades.
Não podemos utilizar uma política "do lápis e do papel" em relação às comunidades portuguesas, política que sempre foi negativa mas que, neste momento, é altamente penalizadora para esta comunidade de cerca de 4,5 milhões de portugueses.
Vão ser encerrados consulados mas, na Califórnia, uma vez que distam 1000/2000 km uns dos outros e onde há uma comunidade expressiva, diz o Sr. Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas que é necessário abrir um ou dois consulados. Sr. Secretário de Estado, já o devia ter feito e terá o nosso apoio! Mas para abrir uns não tem o direito de fechar outros.
Há cerca de 15 dias, nesta Casa, também o Sr. Ministro nos dizia que, na sua percepção, teriam de existir entre 30 000 a 40 000 portugueses para manterem ou constituírem uma área consular. Sr. Ministro, o seu Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Dr. José Cesário - suponho eu, e ele esclarecer-me-á -, é um dos apoiantes para a criação de um novo conselho que irá servir cerca de 3000 cidadãos eleitores. Quantas câmaras não há no País, Sr. Ministro dos Negócios Estrangeiros, que têm menos de 20 000 ou 30 000 cidadãos eleitores? E há um movimento para que sejam criadas mais câmaras municipais.
Sabemos que os portugueses no estrangeiro estão, já de si, isolados por viverem num país estrangeiro - para tanto contribui o factor língua, o factor isolamento, o factor distância… Portanto, criar um consulado é aproximar as comunidades e, aliás, se os criassem só estariam a ir ao encontro das primeiras promessas eleitorais do PSD, feitas sete ou oito meses atrás.
Ainda em matéria de encerrar consulados, diria o seguinte: cheguei esta manhã de Osnabrück, onde ontem estive reunido com a comunidade portuguesa. Participei nas acções que esta levou a cabo e tive um almoço de trabalho com quatro deputados regionais de Osnabrück que - pasme-se, Sr. Ministro - já agendaram, para o próximo dia 5 de Novembro, uma reunião da assembleia regional, a fim de ajudarem Portugal a encontrar uma solução para a manutenção do consulado de Portugal em Osnabrück.
Também falei com o vice-presidente da câmara, uma vez que o presidente se encontrava, em visita oficial, na Turquia, que me transmitiu, igualmente, o apoio das autoridades, neste caso da câmara de Osnabrück, à manutenção do consulado de Portugal nesse local. E um dos responsáveis de uma empresa que criou centenas de postos de trabalho aqui, em Portugal, e que emprega centenas de portugueses na região de Osnabrück pediu-me por tudo para transmitir a V. Ex.ª o apelo para que o consulado de Portugal em Osnabrück não feche.
Sr. Ministro, nunca pensei, e penso que não há registo nem memória na História de Portugal, mesmo nos recuados tempos históricos em Antuérpia, que alguma vez algum monarca português tivesse solicitado ao burgomestre daquela cidade para ajudar a pagar as instalações do consulado de Portugal em Antuérpia! Mas hoje, no século XXI, um País membro da União Europeia está de cócoras perante as autoridades municipais alemãs de Osnabrück.
Se nos envergonha a todos esta atitude, ela é uma humilhação directa à comunidade portuguesa, comunidade que me pediu para transmitir a esta Câmara o seguinte: neste momento, até já nem é tanto o eventual encerramento do consulado que os incomoda mas, sim, a atitude que o Sr. Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas teve com o burgomestre de Osnabrück. E, a ser verdade o que vem na comunicação social, não é caso para menos, para que a comunidade portuguesa daquela área não se sinta humilhada.
É por isso, Sr. Ministro, que apelo a V. Ex.ª para que não feche consulados e, pelo contrário, abra mais consulados. Dir-me-á: "Mas eu não tenho recursos". Com este corte financeiro, é evidente que não tem recursos, mas se Alberto João Jardim - já me tenho interrogado - fosse Ministro dos Negócios Estrangeiros teriam conseguido 160 funcionários, uma vez que conseguiu 1385 para a Região Autónoma da Madeira!

Páginas Relacionadas
Página 0002:
  O Sr. Presidente (António da Silva Preto): - Srs. Deputados, temos quórum, pelo que decla
Pág.Página 2
Página 0003:
  Aliás, Sr. Ministro, chamava-lhe a atenção para a curiosa frase (neste caso, não é curios
Pág.Página 3
Página 0004:
  O Sr. Presidente (António da Silva Preto): - Tem a palavra o Sr. Deputado Almeida Henriqu
Pág.Página 4
Página 0005:
  esses bens, às vezes, sejam importados, pelos menos há agentes económicos portugueses que
Pág.Página 5
Página 0006:
  das delegações regionais de departamentos consulares - que, como sabe, foram oito das nov
Pág.Página 6
Página 0007:
  Em relação aos projectos, não há uma única área de projectos, em nenhum sector, que não t
Pág.Página 7
Página 0008:
  O Orador: - Precisa de saber?! Quando eu os tiver, venho cá, com todo o gosto, dizer onde
Pág.Página 8
Página 0009:
  O Orador: - Não percebi o seu aparte, Sr.ª Deputada! A Sr.ª Luísa Mesquita (PCP): -
Pág.Página 9
Página 0010:
  de instalações, matéria que para nós é extremamente cara. Por isso é que eu também record
Pág.Página 10
Página 0011:
  e diplomática e os serviços, dotando-os de melhor planeamento e método de trabalho. P
Pág.Página 11
Página 0012:
  para tentar, na medida do possível, pagar as contribuições e os compromissos atrasados, a
Pág.Página 12
Página 0013:
  predominar uma concepção liberal excessiva com o desconhecimento completo das empresas e
Pág.Página 13
Página 0014:
  novo com os mercados-alvo que temos de perseguir, na articulação mais consequente da próp
Pág.Página 14
Página 0015:
  Portanto, há aqui um conjunto de dúvidas e de preocupações relativamente às quais gostari
Pág.Página 15
Página 0016:
  significar, a curto prazo, riscos graves e de debilitação da máquina de apoio às empresas
Pág.Página 16
Página 0018:
  No governo anterior, o Sr. Ministro dos Negócios Estrangeiros conseguiu introduzir na fun
Pág.Página 18
Página 0019:
  responsabilidades para as instituições privadas, pergunto ao Sr. Ministro se tem conhecim
Pág.Página 19
Página 0020:
  Plano, a esta candidatura portuguesa, que é relevante no quadro nacional e no quadro euro
Pág.Página 20
Página 0021:
  facilidade de acesso a um departamento, a um serviço, a uma "loja do cidadão", como às ve
Pág.Página 21
Página 0022:
  para que ele, por si, seja uma prioridade deste Governo - isto parece-me ser óbvio, até p
Pág.Página 22
Página 0023:
  Quanto à primeira questão, colocada pelo Sr. Deputado Vítor Ramalho, que penso ter tido d
Pág.Página 23
Página 0024:
  A Sr.ª Deputada referiu-se ainda a Timor-Leste - e com esta matéria termino a resposta às
Pág.Página 24
Página 0025:
  Mas o Sr. Deputado também reconheceu que o terceiro relatório da comissão só aparecerá no
Pág.Página 25
Página 0026:
  Relativamente aos acordos multilaterais, penso que o Ministro das Cidades, Ordenamento do
Pág.Página 26
Página 0027:
  nos termos de uma resolução do Conselho de Ministros, que tenho de cumprir - aprecie ou n
Pág.Página 27
Página 0028:
 
Pág.Página 28