O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

 

perceber, há cortes fundamentais, se tivermos como ponto de comparação, tal como a Sr.ª Ministra referiu há pouco, a dotação orçamental prevista no orçamento para 2002, isto para podermos fazer a comparação entre coisas que são semelhantes. Há, de facto, nesta matéria, cortes notáveis.
Gostaria de colocar uma segunda questão, relativa à gestão de recursos humanos, que a Sr.ª Ministra referiu na sua primeira intervenção. A Sr.ª Ministra falou-nos do descongelamento dos concursos para guardas prisionais, mas eu gostaria de colocar a questão da gestão dos recursos humanos ao nível dos tribunais e das instâncias judiciais.
Sabemos que os trabalhadores eventuais são peças fundamentais nos tribunais para o andamento dos processos. Gostaríamos que a Sr.ª Ministra esclarecesse se haverá a cessação dos contratos a prazo quando os mesmos terminarem, tal como tem sido orientação deste Governo, e até que ponto isso poderá afectar o objectivo desejável da celeridade dos processos de justiça e o normal funcionamento dos tribunais.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra a Sr.ª Ministra da Justiça.

A Sr.ª Ministra da Justiça: - Sr. Presidente, Sr.ª Deputada Ana Drago, no que diz respeito aos funcionários do programa de reinserção social julgo que, quer eu quer o Sr. Secretário de Estado da Justiça, já procurámos responder às questões que nos foram formuladas. Em todo o caso, vou pedir ao Sr. Secretário de Estado Miguel Macedo que reitere e explicite um pouco melhor - porque, naturalmente, o defeito é nosso - este aspecto.
No que toca à questão da gestão dos recursos humanos, o que acontece é que esses 600 Srs. Oficiais de Justiça estavam em regime de eventualidade (existia esse regime, não foi a actual equipa do Ministério da Justiça que criou essa eventualidade), a qual terminava, se não estou em erro, em 31 de Maio. Já fomos nós que prorrogámos essa eventualidade até final de Dezembro, porque é de trabalhadores eventuais que, neste caso, estamos a falar.
O que posso dizer-lhe neste momento, Sr.ª Deputada, é que estamos a fazer aquilo que nos compete fazer, ou seja, uma análise muito rigorosa, quer das necessidades quer das aposentações (por idade e por variados motivos), do funcionamento dos tribunais. Neste momento, não existe ainda uma solução definitiva para este caso, sendo certo que já foi este Governo que prolongou esta eventualidade até 31 de Dezembro.
Portanto, Sr.ª Deputada, estamos a trabalhar neste problema com dois objectivos fundamentais. O primeiro deles é manter os tribunais a funcionar com boa prestação de serviço, tendo em conta as circunstâncias, na expectativa de que a entrada em vigor da nova acção executiva ainda melhore mais a prestação desse serviço, como eu disse há pouco. Somos também norteados por outro valor que, para nós, é fundamental: satisfazer as reais necessidades do funcionamento do sistema com tais funcionários.
Portanto, Sr.ª Deputada, o que posso dizer-lhe, neste momento, é que ainda não está tomada uma decisão final sobre este problema, sendo certo que temos essa questão em cima da mesa para resolver. Não tenho a menor dúvida de que será sempre norteados por critérios desta natureza que encontraremos a solução para esta questão.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra a Sr.ª Deputada Odete Santos.

A Sr.ª Odete Santos (PCP): -Sr. Presidente, Sr.ª Ministra da Justiça, gostaria de colocar-lhe três ou quatro questões bastante breves.
Já no debate em comissão das Grandes Opções do Plano e do Orçamento do Estado para 2003, na generalidade, a Sr.ª Ministra anunciou que estava prevista a criação de novos julgados de paz, tendo até enunciado os locais.
O PSD e o CDS-PP aprovaram, no ano passado, no âmbito do anterior Orçamento, uma proposta do PCP no sentido de serem transferidas para as autarquias locais as verbas necessárias à instalação de novos julgados de paz, que ficaram totalmente a cargo das autarquias, uma vez que a proposta foi rejeitada. Em obediência ao princípio de rigor invocado pelo Sr. Deputado Patinha Antão, lembro que há uma lei que diz que as despesas de instalação de novos tribunais são da competência do Ministério da Justiça. Assim, Sr.ª Ministra, pergunto-lhe se relativamente à criação de novos julgados de paz pensa cumprir essa lei, aliás no respeito pela própria votação do PSD e do CDS-PP em relação à proposta do PCP, no ano passado.
Pergunto-lhe, pois, Sr.ª Ministra: vão as autarquias continuar a ter essa despesa ou pensa cumprir a lei?
A segunda pergunta refere-se ao Instituto de Acesso ao Direito e à verba enunciada. O que quero perguntar é se este instituto funcionará só para o patrocínio judiciário ou também para informação e consulta jurídicas, que a Constituição garante - não garante só o patrocínio e o apoio judiciários. Gostaria também de saber se essa verba já inclui a remuneração das defesas oficiosas e dos serviços prestados pelos advogados, ou seja, que parte dessa verba está prevista para este tipo de despesa, destinando-se a restante ao funcionamento do instituto.
Uma terceira pergunta decorre de se falar, nas Grandes Opções do Plano e no próprio Orçamento, na melhoria da protecção às vítimas de crimes. Uma vez que havia o programa INOVAR, da responsabilidade da Dr.ª Teresa Rosmaninho, que em relação, por exemplo, à violência doméstica fez algum trabalho de formação dos agentes da PSP e da GNR (de resto, tive ocasião de participar num seminário sobre esta questão em Moura, em que houve a participação de agentes da PSP e da GNR), gostaria de saber que acções pensa desenvolver para melhorar este apoio às vítimas e se têm alguma tradução orçamental (este aspecto relaciona-se com a execução da Lei n.º 61/91, de 13 de Agosto, que garante a protecção das mulheres contra os crimes violentos).
Há um outro aspecto que decorre ainda do que referi, uma vez que a melhoria de protecção das vítimas que VV. Ex.as enunciam tem que ver também com alguns meios que devem ser disponibilizados (penso que esta matéria é do âmbito do Ministério da Segurança Social e do Trabalho, mas tem que ver com esta questão).
Constatei que os números de concessão de indemnizações às mulheres vítimas de violência doméstica são muito baixos. Tal será bom se traduzir que as mulheres têm independência económica e não precisam de recorrer ao pagamento mensal durante, salvo erro, seis meses porque têm os problemas económicos resolvidos ou, pelo menos, têm com que sobreviver. Poderá não ser bom se traduzir a falta de alguns equipamentos de apoio, o que poderá revelar verdadeiramente a dimensão do problema, isto é, a falta de centros de acolhimento e de centros de abrigo para estas mulheres.
Portanto, o que quero saber é se no âmbito da concessão de indemnizações está proposto algum aumento decorrente

Páginas Relacionadas
Página 0106:
  O Sr. Presidente: - Srs. Deputados, temos quórum, pelo que declaro aberta a reunião. <
Pág.Página 106
Página 0107:
  a três ou quatro casos em que não é tão claro aquilo que se pretende realizar. Primei
Pág.Página 107
Página 0108:
  e ao enquadramento feito neste domínio pelo Sr. Deputado Eduardo Cabrita, gostaria, sobre
Pág.Página 108
Página 0109:
  estava em vigor e relativamente ao qual foi possível o descongelamento de 350 vagas.
Pág.Página 109
Página 0110:
  judiciais de Lisboa e do Porto e, depois, ao Dr. Miguel Macedo que fale das questões da i
Pág.Página 110
Página 0111:
  adicional de terreno ao Ministério da Defesa ou pela implantação dos juízos cíveis noutra
Pág.Página 111
Página 0112:
  Como VV. Ex.as estão bem recordados, no programa do primeiro governo do Eng.º Guterres, a
Pág.Página 112
Página 0113:
  que deveria tido nos últimos anos e em que os agentes económicos em geral e todas as pess
Pág.Página 113
Página 0114:
  tal tem tradução nas verbas incluídas no orçamento dos cofres do Instituto de Gestão Fina
Pág.Página 114
Página 0115:
  e financeira, o branqueamento, a corrupção e outras. Portanto, temos, de facto, essa
Pág.Página 115
Página 0116:
  a ela. Quero apenas sublinhar o seguinte: não é o Governo que vai criar qualquer institut
Pág.Página 116
Página 0118:
  da instalação de centros de abrigo, que será da área do Ministério da Segurança Social e
Pág.Página 118
Página 0119:
  Quanto às questões referentes ao patrocínio judiciário, como a Sr.ª Deputada Odete Santos
Pág.Página 119
Página 0120:
  criminal possa cumprir as atribuições que lhe são determinadas e exigíveis. O Sr. P
Pág.Página 120
Página 0121:
  brutalmente as verbas previstas para Oliveira do Bairro ou Coimbra. Desculpará, mas são c
Pág.Página 121
Página 0122:
  seria em 2003. Não há que se lhe faça, Sr. Deputado, porque, de facto, não foi isso que e
Pág.Página 122
Página 0123:
  destas políticas que tão importantes são para a normal tranquilidade e segurança das popu
Pág.Página 123
Página 0124:
  dispersão no comando das operações e, portanto, na articulação ao longo de toda a estrutu
Pág.Página 124
Página 0125:
  O Sr. Ministro da Administração Interna: - Sr. Presidente, Sr. Deputado Nuno Teixeira de
Pág.Página 125
Página 0126:
  das fronteiras e uma política de solidariedade e de apoio à integração do imigrante na so
Pág.Página 126
Página 0127:
  preocupações com o orçamento, em geral, não apenas com o PIDDAC. São conhecidas as pr
Pág.Página 127
Página 0128:
  poderia desafiar os Srs. Deputados a lançarem um debate nesta Câmara sobre os poderes de
Pág.Página 128
Página 0129:
  O que quero perguntar-lhe, Sr. Ministro, é: qual é o orçamento que tem de facto para esta
Pág.Página 129
Página 0130:
  preocupações de alguns Deputados, vou concretizar as questões. Sr. Ministro, como sab
Pág.Página 130
Página 0131:
  O Sr. Vitalino Canas (PS): - Srs. Presidentes, Sr. Ministro da Administração Interna, Srs
Pág.Página 131
Página 0132:
  Com estas palavras, quero apenas realçar o mérito da inclusão, em sede de PIDDAC, da prop
Pág.Página 132
Página 0133:
  Quero dizer que iremos fazer em relação ao nosso orçamento todo o esforço de gestão e de
Pág.Página 133
Página 0134:
  O Sr. Joel Hasse Ferreira (PS): - Muito obrigado. O Sr. Presidente: - Tem a palavra
Pág.Página 134
Página 0135:
  desempenhados com o sentido de responsabilidade a que esta Assembleia está necessariament
Pág.Página 135