O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

 

programas - o AGRO e o AGRIS -, que nos fizesse perder dinheiro em termos de fundos comunitários. Por outro lado, em relação ao AGRIS não tinha a ver só com isso mas, também, com a penalização que se lhe associa sempre que não se atingir os 75% da verba programada no ano anterior. Portanto, a metodologia é substancialmente diferente num caso e noutro.
Tal significa que, neste orçamento, considerámos, de forma intransigente - o que nos criou algumas dificuldades posteriores para acomodar as verbas sobrantes -, respeitar (até com uma tranquilidade de cerca de 10% a mais) a "regra da guilhotina", ou seja, a tal "regra n+2" em relação aos dois programas e respeitar um mínimo de 75% no caso do RURIS.
Há pouco, já respondi que caso ocorra no RURIS uma realização superior - e espero bem que haja! -, não haverá qualquer problema, na medida em que este tipo de operações pode fazer-se calmamente no meio de um programa mas não no fim, porque no fim é que é perigoso transferir para o mês seguinte.
Isto responde também à questão das indemnizações compensatórias, questão que colocou bem, em termos da tal diminuição da contrapartida nacional (que são 25%), de 18 milhões de euros para 12 milhões de euros. Pelo contrário, esperamos que até se gaste mais em indemnizações compensatórias do que o que está previsto. Temos a certeza de que será o caso, se bem que neste ano tenhamos de lamentar que nem sequer conseguimos chegar, porque, como sabem, o ano para o FEOGA-Garantia já acabou em 15 de Outubro, a 100% das indemnizações compensatórias.

O Sr. Lino de Carvalho (PCP): - Mas se há um tecto de despesa como é que consegue?!

O Orador: - Mas, em Novembro, consigo perfeitamente já ter acesso a uma nova programação do RURIS e, portanto, enquadrar essa verba se for gasta nas indemnizações compensatórias. Trata-se de uma questão, como disse há pouco, perfeitamente aceitável a meio de um programa e dificilmente aceitável no fim, até porque não seria possível.
Em relação à política florestal, estou essencialmente de acordo consigo quando diz que é um segmento de futuro. Entendemos que não quebrámos no orçamento, o que significa uma opção positiva face a este sector. Consideramos a Lei de Bases da Política Florestal, que foi aprovada por unanimidade nesta Câmara, como fundamental e respeitamos aquilo que ela tem de essencial. Aliás, já está em circulação um programa de acção com 30 ou 35 medidas para o sector florestal. Muitas dessas medidas, como o Sr. Deputado sabe tão bem como eu, não têm uma incidência orçamental clara no sector florestal, temos muito a fazer em várias matérias que não têm necessariamente a ver com o orçamento.
Relativamente ao Centro Pinus - e aproveito também para responder ao Sr. Deputado Maximiano Martins -, foi, de facto, chumbado no quadro do POE, mas (não sei se me fica bem ou mal dizer isto) estou a tentar com o Sr. Ministro da Economia que o problema seja reequacionado, na medida em que a informação que tenho, mas essa informação é dos promotores, é a de que o projecto teria qualidade suficiente para ser aprovado. Essa questão já foi submetida por mim ao Sr. Ministro da Economia no sentido de tentar a sua recuperação. Também nós atribuímos a mesma importância ao funcionamento deste Centro Pinus e aos projectos que foram apresentados. Eventualmente, poderá haver um ajustamento relativamente aos montantes solicitados.
Relativamente ao PEDIZA, gostava de responder que a redução deste Plano é apenas aparente na medida em que a alteração da taxa de co-financiamento comunitário de 50% para 75%, que não estava ainda conseguida quando fizemos o primeiro documento e que foi agora conseguida em sede de reprogramação do QCA, vai assegurar, com menos verba nacional, a mesma verba total.

O Sr. Lino de Carvalho (PCP): - Sr. Ministro, mas no orçamento está o contrário: há um aumento da comparticipação nacional, bastante acentuado, e uma diminuição, para menos de metade, da comparticipação comunitária. É esta alteração de distribuição das verbas que me causa interrogação.

O Orador: - Sr. Deputado, vou, então, esperar que me seja fornecida uma indicação a esse respeito. A indicação que eu tinha era a de que tudo se devia ao aumento da taxa de 50% para 75% da comparticipação comunitária. Mas compreendo a sua questão.
Ao Sr. Deputado Miguel Ginestal, devo acrescentar que já disse tudo o que tinha a dizer em relação ao seguro de colheitas. O Sr. Deputado insiste no prejuízo causado aos agricultores, mas nós já explicámos que não existirá qualquer prejuízo para os agricultores nem revogámos qualquer quadro legislativo em matéria de seguros de colheitas.
Quanto ao pagamento de 50% da comparticipação à segurança social aos pequenos agricultores, devo referir, apesar de o Sr. Deputado não estar presente, que os pequenos agricultores que se inscreveram no quadro do regulamento que foi aprovado em 2001 estão a ser pagos pela segurança social e vão continuar a ser pagos pela segurança social durante o período em que o regulamento é eficaz. O que nos desorientou um pouco na altura em que estivemos na Comissão Parlamentar de Agricultura foi o facto de, no Orçamento do Estado para 2002, nada estar inscrito em relação a essa matéria.

Neste momento, o Sr. Deputado do PS Miguel Ginestal regressou à Sala.

Sr. Deputado Miguel Ginestal, vou repetir o que há pouco referi porque, apesar de eu pensar que todas as questões que o Sr. Deputado colocou são importantes, esta é particularmente importante, na medida em que não foi respondida em sede de discussão na generalidade.
Sr. Deputado Miguel Ginestal, o pagamento de 50% da comparticipação à segurança social dos pequenos agricultores tem sido feito e vai continuar a ser feito. Na realidade, ficámos um pouco perturbados na altura porque no Orçamento do Estado para 2002 não havia rigorosamente nada para esta comparticipação, e isto é uma questão de contas entre o Ministério da Agricultura e o Ministério da Segurança Social. Como sabe, as inscrições caducavam seis meses depois da entrada em vigor do decreto-lei de 2001, mas os pagamentos têm sido regularmente feitos e, tenho essa garantia da parte do Ministério da Segurança Social, continuarão a sê-lo.
Quanto à pergunta do Sr. Deputado Pinho Cardão no sentido de saber se este orçamento acolhe ou não as propostas inscritas no Programa do Governo, devo dizer que

Páginas Relacionadas
Página 0138:
  O Sr. Presidente (João Cravinho): - Srs. Deputados, temos quórum, pelo que declaro aberta
Pág.Página 138
Página 0139:
  dessa cimeira para a agricultura portuguesa. Estamos absolutamente de acordo que no final
Pág.Página 139
Página 0140:
  que na reunião da Comissão de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas fiz a proposta
Pág.Página 140
Página 0141:
  ordenamento florestal impõe que sejam feitos os planos regionais, para defesa da floresta
Pág.Página 141
Página 0142:
  Outra questão sobre a qual questiono o Sr. Ministro e que gostava que me explicasse tem a
Pág.Página 142
Página 0143:
  Sr. Deputado, no que toca às questões que colocou sobre as pescas e o INIA, peço aos Srs.
Pág.Página 143
Página 0144:
  pudesse ser vendido aos agricultores que o exploram mas também para que fosse utilizado c
Pág.Página 144
Página 0145:
  20% abaixo, precisamente o valor que fixa para o ano seguinte como dotação para esse prog
Pág.Página 145
Página 0146:
  funcionamento, pois há economias de escala significativas que dizem respeito ao controlo
Pág.Página 146
Página 0147:
  esse é o caminho que, apesar de ser mais caro, é verdade, pode levar a ter uma sanidade a
Pág.Página 147
Página 0148:
  actual governo não tivesse permitido concretizar a longa e legítima expectativa de muitos
Pág.Página 148
Página 0149:
  o que nos parece ser a medida exacta da terapia que o sector necessita. De facto, a a
Pág.Página 149
Página 0150:
  também prestam um serviço bastante precário aos agricultores. Ora, no que estamos precisa
Pág.Página 150
Página 0151:
  ao subsídio de desemprego e retoma da contratação no final do período de paragem. Ora, nã
Pág.Página 151
Página 0152:
  O Sr. Miguel Ginestal (PS): - Sr. Presidente, começaria por fazer dois comentários prévio
Pág.Página 152
Página 0153:
  seu Ministério algum apoio no âmbito dessa área da produtividade, da produção e da qualid
Pág.Página 153
Página 0155:
  aquelas que foram consideradas em 2003 acolhe completamente. Portanto, consideramos que s
Pág.Página 155
Página 0156:
  No que respeita às questões colocadas relativamente às pescas, o Sr. Deputado José Apolin
Pág.Página 156
Página 0157:
  Por conseguinte, é essencial que haja um esforço - e nós, enquanto Governo, estamos dispo
Pág.Página 157
Página 0158:
  se refere à rede de rega, o que, apesar de tudo, foi preciso confirmar, já nada disse sob
Pág.Página 158
Página 0159:
  A questão que se coloca aqui é que a fórmula prevista no artigo 23.º da proposta de lei d
Pág.Página 159
Página 0160:
  dos apoios da IPSS para as famílias, o que de algum modo justificou, segundo palavras do
Pág.Página 160
Página 0161:
  entre 2% e 4%, e é um intervalo entre 2% e 4% justamente depois de satisfeitos os comprom
Pág.Página 161
Página 0162:
  para efeitos de cálculo do subsídio de doença. Ou seja, pensamos reduzir a percentagem do
Pág.Página 162
Página 0163:
  em caso de doenças e riscos profissionais, de um lado, e a Inspecção-Geral do Trabalho, d
Pág.Página 163
Página 0164:
  é que um crescimento das pensões de 9,5% ao longo de bem mais de metade do ano se transfo
Pág.Página 164
Página 0165:
  processo legislativo não ficava mal a ninguém, muito menos a instituições oficiais, porqu
Pág.Página 165
Página 0166:
  possibilidade de algumas alterações nas regras de financiamento, será objecto de negociaç
Pág.Página 166
Página 0167:
  do debate na Comissão de Trabalho e Assuntos Sociais; em segundo lugar, as questões que n
Pág.Página 167
Página 0168:
  pensões e o salário mínimo que irá ser anunciada em breve. O Sr. Deputado sabe, como todo
Pág.Página 168
Página 0169:
  Gostaria aqui de recordar que o aspecto da convergência das pensões, que às vezes é polit
Pág.Página 169
Página 0170:
  expectável uma redução do prazo previsível caso a situação económica e a conjuntura geral
Pág.Página 170
Página 0171:
  será para convergir a pensão mínima nacional com o salário mínimo nacional. Não escon
Pág.Página 171
Página 0172:
  temos aqui. Ora, o que temos aqui não joga com estes valores que o Sr. Ministro deu.
Pág.Página 172
Página 0173:
  Já agora, Sr. Ministro, a propósito de uma questão que lhe coloquei na última reunião que
Pág.Página 173
Página 0174:
  O Orador: - Sr. Deputado, com a permissão do Sr. Presidente, vou passar a palavra à Sr.ª
Pág.Página 174
Página 0175:
  Estado designa-se "Total da Despesa". Pode o Sr. Deputado dar-se ao trabalho, se assim o
Pág.Página 175
Página 0176:
  nas pequenas baixas, a receber um subsídio superior a quanto se recebe, em termos líquido
Pág.Página 176