O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

 

Ora, o Sr. Ministro vai defrontar-se - diria mais, não é apenas o Sr. Ministro, somos todos nós, os portugueses, em particular as pessoas com responsabilidade nesta Assembleia e no Governo - com um problema gravíssimo, que é o fim do serviço militar obrigatório no ano 2004. Provavelmente, tal implicaria, desde já, uma inscrição superior àquela que está prevista para o RD/RC - 20 milhões de euros. O Sr. Ministro vai dizer-me, com certeza, que esta verba é insuficiente e eu gostaria de saber o que pretende fazer relativamente a esta questão.
Também noutras questões este é um orçamento fictício. Por exemplo, no Exército, que tem forças no exterior e onde o RD/RC tem uma incidência significativa, maior, a remuneração da terceira fase do RD/RC corresponde a cerca de 18 milhões de euros, que são despesas de funcionamento normal, compromissos não satisfeitos. Mas este conjunto, incluindo pensões de invalidez, a Lei n.º 25/2000, a actualização de pensões, as remunerações dos cargos internacionais, as dívidas do Serviço Nacional de Saúde, todo este conjunto, dizia, totaliza 70 milhões de euros - compromissos não satisfeitos e despesas já assumidas.
Sobre as forças nacionais destacadas, foram assumidos compromissos que ascendem a cerca de 65 milhões de euros e que já deveriam ter sido pagos. Deste montante, apenas se pagaram cerca de 15 milhões de euros, faltam 50 milhões de euros, o que totaliza cerca de 120 milhões de euros. Ora, se juntarmos o que não está previsto no orçamento para 2003 para a satisfação dos compromissos transitados no ano 2002, estimados em cerca de 120 milhões de euros, como referi, com os decorrentes da execução de 2003, que são cerca de 150 milhões de euros, poderíamos dizer que faltam, só no Exército (dei o exemplo do Exército por causa do RD, do RC e das forças destacadas no exterior) cerca de 270 milhões de euros.
Há outros problemas neste domínio, designadamente nas verbas com o pessoal, uma vez que não estão previstos os aumentos de vencimentos, nem a actualização das pensões, nem a reestruturação das carreiras, nem as verbas relativas, creio - é uma dúvida que tenho -, àquelas últimas iniciativas que o Governo tomou, e pelas quais o felicito, no que respeita às carreiras dos sargentos (um problema antigo, em relação ao qual este Governo já legislou).
Tenho uma preocupação, que o Sr. Ministro poderia considerar a latere mas que me parece importante, que é a seguinte: em 1990, quando o governo do PSD tinha maioria absoluta, numa alteração ao Estatuto das Forças Armadas, constituiu-se um fundo de pensões - que, creio, não tem sido alimentado - que tem a ver directamente com a actualização das pensões e com a reforma estrutural que foi feita ao nível das carreiras em 1990. Creio que esse fundo de pensões se encontra numa situação muito difícil, daí a minha preocupação.
Há um outro conjunto de questões que gostaria de colocar ao Sr. Ministro que tem a ver com o Ministério da Defesa Nacional e, nalguma medida, com outras questões mais vastas.
O Sr. Ministro sabe - claro que sabe! - que está prevista na proposta de lei do Orçamento do Estado, concretamente no artigo 8.º, uma alteração ao Estatuto da Aposentação - artigos 53.º e 37.º-A.
Provavelmente, o Sr. Ministro vai anunciar uma decisão ou uma interpretação do Governo quanto a estas dificuldades, o que me deixaria muito satisfeito. Contudo, relativamente a esta aplicação há muitas dúvidas - ontem, aliás, a Sr.ª Secretária de Estado da Administração Pública, na Comissão de Trabalho e Segurança Social lançou uma dúvida, e o pânico nalgumas hostes, relativamente aos destinatários desta aplicação. Por exemplo, os corpos especiais estão isentos desta aplicação? O que é que isto quer dizer? Quais são as implicações?
A este propósito, também gostaria de me referir, em termos gerais, à função pública, mas como estamos a falar na presença do Ministro da Defesa Nacional, questiono apenas a sua incidência ao nível das Forças Armadas. O que é que o Sr. Ministro pode dizer-nos relativamente a esta matéria? É que, neste momento, muita gente estará curiosa, desejando que seja dado um esclarecimento pelo Sr. Ministro relativamente a esta matéria.
Este quadro tem, porém, uma outra implicação, a dos ex-combatentes.
Antes, porém, como ex-militar e ex-combatente, queria colocar uma reserva (não sei em que termos o devo fazer, em conformidade com o Estatuto dos Deputados) em relação à minha intervenção sobre o que dispõe o Estatuto dos Oficiais das Forças Armadas.

O Sr. Presidente: - Fez exactamente o que deveria fazer, Sr. Deputado.

O Orador: - Muito obrigado, Sr. Presidente.
Sr. Ministro, neste quadro, a Assembleia da República, por unanimidade - mas por impulso do CDS-PP e com uma colaboração muito evidente do PS -, aprovou a Lei n.º 9/2002, que regula a contagem de tempo de serviço dos ex-combatentes. Não vou explicar o que a lei refere, pois o Sr. Ministro conhece-a em pormenor, mas creio que é legítimo que os ex-combatentes (não são militares mas foram militares no desempenho da sua função) se interroguem sobre esta disposição geral, no sentido de pensar que o Sr. Ministro - não queria ser deselegante e penso que não o serei se recordar a campanha que o Sr. Ministro fez relativamente aos ex-combatentes - "deu com uma mão o que vai tirar com a outra"!
Posso explicar a situação em termos muito sintéticos para melhor esclarecimento dos colegas que conheçam menos estas matérias.
A contagem de tempo de serviço era feita no pressuposto de que as pessoas atingiam os 36 anos de serviço, quer seja do regime da segurança social quer seja do regime da Caixa Geral de Aposentações, e que, desde que tivessem a idade mínima dos 55 anos, podiam reformar-se. Ora, ao exigir-se a idade mínima de 60 anos, aqueles que "compraram" o tempo de serviço (em África, por exemplo), se têm de completar os 60 anos, então interrogam-se sobre a necessidade de o terem feito, porque teriam naturalmente os 36 anos de serviço.
Portanto, há aqui uma questão que me parece evidente e para a qual gostava de solicitar informação adicional do Sr. Ministro.
Não vou colocar a questão de saber se esta disposição da Lei n.º 9/2002 estaria de acordo, por exemplo, com uma proposta apresentada pelo PSD, em campanha eleitoral, destinada aos emigrantes, e passo a citar: "Revisão do sistema de apuramento do tempo de serviço militar para efeito de aposentação", prevendo nomeadamente a contagem, em todas as circunstâncias, do serviço militar obrigatório. Não queria fazer esta "maldade" ao Sr. Ministro, mas adianto-lhe que, sobre esta matéria, há alguma confusão em termos de opinião pública que convém esclarecer.

Páginas Relacionadas
Página 0262:
  O Sr. Presidente: - Srs. Deputados, temos quórum, pelo que declaro aberta a reunião. <
Pág.Página 262
Página 0263:
  (e estou a falar de travessia ferroviária) - não a considera uma prioridade, mas a verba
Pág.Página 263
Página 0264:
  não seja só para o Porto ou para Vigo, mas tenha uma possibilidade de ser alimentada por
Pág.Página 264
Página 0265:
  Quanto às áreas metropolitanas, gostaria de destacar a aprovação do diploma legal, também
Pág.Página 265
Página 0266:
  Portanto, para além dessa classificação, gostaríamos que todo este processo avançasse no
Pág.Página 266
Página 0267:
  ao Picoto e depois há um outro ainda, do Picoto ao IC1, que já está construído e concluíd
Pág.Página 267
Página 0268:
  têm apenas um milhão de euros em PIDDAC, o que é manifestamente insuficiente - só o Metro
Pág.Página 268
Página 0269:
  lesiva do interesse nacional e do estatuto de companhia de bandeira que se pretende para
Pág.Página 269
Página 0270:
  da Administração do Porto de Sines e da Administração do Porto de Singapura, que precisam
Pág.Página 270
Página 0271:
  De maneira que estamos a tentar fazer as coisas com a maior economia de meios e (muito im
Pág.Página 271
Página 0272:
  Públicas, Transportes e Habitação considera serem os principais empreendimentos deste Orç
Pág.Página 272
Página 0273:
  estão a ser estudadas e algumas delas já a ser concretizadas, podem ou não reduzir o temp
Pág.Página 273
Página 0274:
  autorização para "guarnecer" a comissão de avaliação e isso foi feito. Ela foi recomposta
Pág.Página 274
Página 0275:
  CP, em articulação com a Refer, a tratar de estimular e de arranjar novas maneiras de exp
Pág.Página 275
Página 0276:
  A ligação de Sines a Espanha é fundamental. Não podemos, por deficiência de ligações ferr
Pág.Página 276
Página 0277:
  O meu colega Deputado Joel Hasse Ferreira já aqui focou o problema de Sines, mas é precis
Pág.Página 277
Página 0278:
  também tem direito a alguma comodidade e a alguma rapidez no trajecto que diária e perman
Pág.Página 278
Página 0279:
  E uma vez que se trata de um concurso não por concessão, porque foi retirado do concurso
Pág.Página 279
Página 0280:
  O Sr. Presidente: - Tem a palavra, Sr. Ministro. O Sr. Ministro das Obras Públicas,
Pág.Página 280
Página 0281:
  Quanto à reformulação do ICOR (Instituto para a Construção Rodoviária) e do ICERR (Instit
Pág.Página 281
Página 0282:
  O Sr. Secretário de Estado das Obras Públicas (Vieira de Castro): - Sr. Presidente, os Sr
Pág.Página 282
Página 0283:
  Para terminar, queria que me dissesse se vai ser feito estudo ou avaliação de impacte amb
Pág.Página 283
Página 0284:
  poder ser utilizada como revenda, o que levará a que uma família tome uma casa de arrenda
Pág.Página 284
Página 0285:
  ser electrificada? Como é que vai avançar, qual é a calendarização? Por outro lado, t
Pág.Página 285
Página 0286:
  O Sr. Presidente: - Tem a palavra o Sr. Ministro das Obras Públicas, Transportes e Habita
Pág.Página 286
Página 0287:
  que existam os projectos de execução, avançar-se-á para a construção, exactamente porque
Pág.Página 287
Página 0288:
  de euros é um número que está bastante longe dos 200 milhões de euros, que é em quanto as
Pág.Página 288
Página 0289:
  Gostaria, portanto, de saber se há alguma ideia de datas. Não sei se está previsto algum
Pág.Página 289
Página 0290:
  Sr. Ministro sabe, está já projectada a ligação Vigo/Madrid, que passa a 50 km de Braganç
Pág.Página 290
Página 0291:
  era então Ministro do Planeamento e, na altura, o seu Ministério defendeu uma posição dif
Pág.Página 291
Página 0292:
  resposta à intervenção da Sr.ª Deputada Edite Estrela, referiu que era preciso remover um
Pág.Página 292
Página 0293:
  cordiais em matéria de realojamento; estamos a tratar da questão do traçado, especialment
Pág.Página 293
Página 0294:
  Uma outra questão que quero colocar tem a ver com a taxa da radiodifusão, que, tradiciona
Pág.Página 294
Página 0295:
  Sr. Deputado esteve presente na primeira reunião que tivemos em sede de comissão, há larg
Pág.Página 295
Página 0296:
  a sua conferência e que, depois, era responsável pela emissão das letras. E existiam cont
Pág.Página 296
Página 0297:
  Ainda assim, direi, sem qualquer temor, que não é intenção do Governo inverter o caminho
Pág.Página 297
Página 0298:
  Por outro lado, creio que é ilegítimo afectar a taxa de radiodifusão a outras finalidades
Pág.Página 298
Página 0299:
  conclusões que são corajosas, no sentido de que marcam uma opção, que, porventura, é semp
Pág.Página 299
Página 0300:
  retorqui, dizendo "bom, de facto, tem resultado positivo, não gasta a totalidade da taxa!
Pág.Página 300
Página 0301:
  logo, a RTP, em mais este processo desastroso em que se enfiou sem fazer contas, como aco
Pág.Página 301
Página 0302:
  que tomou em relação à NTV, mas o Sr. Ministro já a explicou ao responder ao Sr. Deputado
Pág.Página 302
Página 0303:
  Há cinco anos, falar de jogos ou de outras realidades interactivas em televisão - e, hoje
Pág.Página 303
Página 0304:
  crime e, no Orçamento do Estado, se eu falsificar as contas, não cometi um crime". Acho q
Pág.Página 304
Página 0305:
  Para além deste plano, existem ainda - mas isso é distinto disto - programas de iniciativ
Pág.Página 305
Página 0306:
  Por exemplo, numa matéria como a da imigração, em que o número de imigrantes, depois de t
Pág.Página 306
Página 0307:
  Ainda neste plano da comunicação social, relevaria a atenção que todo o Programa do Gover
Pág.Página 307
Página 0308:
  Portanto, Sr. Ministro, cada argumento que traz ao nosso convívio é um erro que comete.
Pág.Página 308
Página 0309:
  Em primeiro lugar, um que já foi assinalado: o Sr. Ministro vem aqui desmentir, contradiz
Pág.Página 309
Página 0310:
  muito sério que vamos ter que travar de uma forma muito empenhada. A informação estat
Pág.Página 310
Página 0311:
  uma vez que a iniciativa nesta matéria já não pertence ao Governo mas ao Parlamento. Era
Pág.Página 311
Página 0312:
  considere as componentes educação, cultura, telecomunicações, para além da simples questã
Pág.Página 312
Página 0313:
  Em relação à taxa da RDP, não há qualquer subterfúgio. O valor que constará no Orçamento
Pág.Página 313
Página 0314:
  devem ser consideradas como alternativas para garantir um financiamento estabilizado à te
Pág.Página 314
Página 0315:
  num aspecto nunca mencionado: é que pela tal situação de suficiência em que os senhores c
Pág.Página 315
Página 0316:
  A segunda questão é a de saber se, na sequência do debate que aqui se travou, sim ou não
Pág.Página 316
Página 0317:
  necessário afectar para uma realidade, que não pode ser uma realidade de mais de mil títu
Pág.Página 317
Página 0319:
  Por exemplo, recentemente, o Sr. Secretário de Estado da Defesa e Antigos Combatentes dis
Pág.Página 319
Página 0320:
  difícil que significa gastar o mesmo, investir mais; e é possível "no gastar o mesmo" ter
Pág.Página 320
Página 0321:
  Sr. Deputado Marques Júnior, creia que é com satisfação que digo que a primeira questão a
Pág.Página 321
Página 0322:
  se pretendia precisamente reforçar, por um lado a cooperação europeia e, por outro, uma p
Pág.Página 322
Página 0323:
  Em todo o caso, para quem quer aproximar-se do arco da governabilidade, é uma questão que
Pág.Página 323
Página 0324:
  Orçamento para 2003, é de cerca de 1,4%. Por conseguinte, o objectivo dos partidos que ap
Pág.Página 324
Página 0325:
  Sr. Ministro, tinha um conjunto de perguntas para lhe colocar, que, no entanto, já foram
Pág.Página 325
Página 0326:
  da política de defesa nacional, que é o conceito estratégico de defesa nacional. Convém,
Pág.Página 326
Página 0327:
  E a consequência sobre um entendimento em questões estruturantes é conseguir um entendime
Pág.Página 327
Página 0328:
  de questões pessoais, que lhes foi pura e simplesmente retirada pela administração. A
Pág.Página 328
Página 0329:
  um esforço para reestruturar e recuperar a empresa. É nosso compromisso, queremos salvar
Pág.Página 329
Página 0330:
  vou referi-lo, porque o Sr. Ministro falou muito nisso - e no crescimento da Lei de Progr
Pág.Página 330
Página 0331:
  houve o primeiro impacto e, agora, há uma estagnação relativamente ao futuro. Penso que i
Pág.Página 331
Página 0332:
  e que, além do mais, intervirá em pleno parque ecológico do Funchal através de postos de
Pág.Página 332
Página 0333:
  Sr. Secretário de Estado deram algumas respostas de esclarecimento que me agradaram, mas
Pág.Página 333
Página 0334:
  Também não está inscrito no Orçamento - creio que não só no orçamento do Ministério da De
Pág.Página 334
Página 0335:
  O Sr. José Lello (PS): - Não estamos a falar da mesma coisa! O Orador: - Mas por qu
Pág.Página 335
Página 0336:
  Podemos todos discutir por que é que há tantos anos os planos de investimento da defesa p
Pág.Página 336
Página 0337:
  O Sr. Secretário de Estado da Defesa e Antigos Combatentes: - Sr. Presidente, Srs. Deputa
Pág.Página 337