O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

 

Portanto, Sr. Deputado Lino de Carvalho, este é um tema sensível, que reconhecemos ser difícil, pelo que vamos pensá-lo com todo o cuidado. Entendemos, porém, que a actual situação não serve a ninguém, por isso pensamos que deve ser alterada logo que possível.

O Sr. Presidente: - Srs. Deputados, terminámos a primeira ronda de perguntas, reservada aos coordenadores dos grupos parlamentares. Vamos agora passar a uma segunda fase dos nossos trabalhos, baseada em intervenções feitas em sequência, às quais o Sr. Ministro responderá, em conjunto, no final.
Antes de dar a palavra, gostaria de aproveitar a circunstância de ter chegado ao meu conhecimento que a Sr.ª Deputada Graça Proença de Carvalho faz hoje anos. Tratando-se de uma Deputada que tem sido muito assídua e muito dedicada aos trabalhos da Comissão, não gostaria deixar de felicitá-la, tendo a certeza de que pela minha voz são todos os seus Colegas que lhe dão os parabéns neste momento.

Aplausos gerais.

O Sr. Lino de Carvalho (PCP): - Não se canta "Parabéns" porque não fica bem!

O Sr. Presidente: - Não se canta porque o Regimento não permite essa hipótese; dá voz mas não sob a forma de uma cantata!…
Tem agora a palavra o Sr. Deputado Fernando Serrasqueiro, seguindo-se os Srs. Deputados José Apolinário, Almeida Henriques e Joaquim Pina Moura.
Faça favor, Sr. Deputado Fernando Serrasqueiro.

O Sr. Fernando Serrasqueiro (PS): - Sr. Presidente, Srs. Secretários de Estado, Sr. Ministro, quero colocar-lhe uma questão já duas vezes aqui referenciada porque, pela resposta de V. Ex.ª - a não ser que eu tenha percebido mal -, pareceu-me haver um juízo valorativo relativamente a uma medida que o Orçamento introduz que, na perspectiva da microeconomia, não nos parece ter a mesma valoração. Aliás, ela é singular, na medida em que também reflecte muitas das posições do PS relativamente não só ao Orçamento mas também à situação económica, em que uma sobrevalorização do dogmatismo financeiro de alguma forma está a chocar com a própria economia, com a dita economia real. Refiro-me concretamente aos pagamentos especial por conta e à colecta, com a tributação das pequenas e das microempresas, que tem vindo a ser motivo de alguma contestação.
Creio que estamos perante algo parecido com aquela história do cavalo do escocês, que quando já estava a habituar-se a não comer morreu. Também nós estamos nesta situação perante a política para as pequenas empresas.
No que respeita à tributação, queria ouvir o Sr. Ministro falar mais em pormenor sobre qual o efeito deste brutal agravamento no que respeita ao pagamento especial por conta e à tributação pelo regime simplificado, que tem aumentos significativos e que está a pôr em alvoroço toda a pequena e média empresa. Gostaria que o Sr. Ministro nos desse esta perspectiva na óptica da economia. Percebo que estamos perante um problema da área das finanças e, naturalmente, o Sr. Ministro tem de ser solidário, mas compreenderá que uma medida com este alcance, na nossa perspectiva, não favorece a economia portuguesa. Sobretudo, entrará em choque com alguns interesses dos pequenos e médios empresários, que têm - não sei se o Sr. Ministro se apercebeu disso - saltos muito significativos com problemas de tesouraria bastante graves.
Sr. Ministro, gostaria de referir alguns exemplos: uma empresa cujo volume de vendas seja de 2,5 milhões de euros pagava, de pagamento especial por conta, em 2002, 300 contos; passará a pagar, em 2003, segundo as regras do Orçamento, 7500 - é um aumento de 2400% -, independentemente de ter resultados positivos ou negativos!…

O Sr. Ministro da Economia: - Sr. Deputado, 7500 contos ou euros?

O Orador: - Sr. Ministro, 7500 contos! Estou a falar de um salto de 300 contos para 7500 contos! Trata-se de uma empresa que vende 2,5 milhões de euros. Pelo orçamento de 2002 ia efectuar um pagamento de 1496 euros, cerca de 300 contos, em 2003 passará a pagar 37 500 euros, 7500 contos.
Se quiser outro caso, posso referir o de uma empresa que iniciou a sua actividade em 2002 e que, portanto, em 2003, vai ter de fazer os seguintes pagamentos: três pagamentos por conta; uma autoliquidação; e dois pagamentos especiais por conta. Ora, Sr. Ministro, isto tem um reflexo na economia. Percebemos que há aqui razões de natureza financeira que estão a sobrepor-se a estes interesses, por isso gostaríamos de confrontá-lo com estes acréscimos.
Como compreenderá, Sr. Ministro, perante estes afluxos de tesouraria muitas micro e pequenas empresas, porventura, não aguentarão estes pagamentos, porque em alguns casos estamos até a falar de empresas que têm prejuízos. Dir-me-á que há a regra dos quatro anos e que, porventura, uma empresa que durante quatro anos não tenha lucros é uma situação que deve ser analisada. Não é essa a questão que estou aqui a colocar. A minha pergunta refere-se a esta brutal antecipação de pagamentos, nalguns casos não atendendo a situações peculiares, como sejam os casos das empresas que se constituíram muito recentemente.
Sr. Ministro, gostaria de ouvi-lo sobre estas matérias, porque penso que este impacto não é despiciendo. Aliás, quando se iniciou este processo, com valores muito reduzidos, se bem se recorda, o PSD, em determinada altura, considerou-o a pena máxima. Lembra-se da frase "pena máxima para a colecta mínima"?
Comparando com os valores dessa altura, penso que agora não é "pena máxima", deve ser "morte máxima", tendo em conta os saltos que se produziram e o seu efeito na economia, designadamente nas empresas do interior, as quais têm vindo a colocar-me este problema. Aliás, o Sr. Ministro não o desconhece, até porque todas as associações empresariais têm dado conta e registo disso.
Assim, Sr. Ministro, porque me pareceu, pela sua intervenção inicial, embora en passant, que considerava não serem de recear estas alterações - pelo menos foi isso o que me pareceu, mas talvez tenha compreendido mal -, gostaria que ponderasse bem os cálculos subjacentes às alterações de taxas para as pequenas empresas e que fizesse chegar aos grupos parlamentares que suportam o Governo uma possibilidade de alteração.

O Sr. Presidente: - Tem agora a palavra o Sr. Deputado José Apolinário.

Páginas Relacionadas
Página 0340:
  O Sr. Presidente (João Cravinho): - Srs. Deputados, temos quórum, pelo que declaro aberta
Pág.Página 340
Página 0341:
  Portanto, aí, há, sem dúvida, matéria que deve ser clarificada, para que se saiba exactam
Pág.Página 341
Página 0342:
  inicialmente, claramente acima dos compromissos comunitários; não é de repente que se ger
Pág.Página 342
Página 0343:
  por parte dos partidos da oposição em apontar casos pontuais, em apontar, como eu também
Pág.Página 343
Página 0344:
  Sobre o Programa para a Produtividade e Crescimento Económico (PPCE), diz o Sr. Deputado
Pág.Página 344
Página 0345:
  Ministros estarão, naturalmente, de acordo com elas - seria um pouco absurdo que houvesse
Pág.Página 345
Página 0346:
  O Sr. Deputado diz que foram empurradas despesas para 2004 e 2005, não vejo isso - nem sa
Pág.Página 346
Página 0347:
  risco, o reforço dos capitais permanentes das PME); terceiro eixo, a promoção das empresa
Pág.Página 347
Página 0348:
  as grandes mudanças estruturais - e, há pouco, esqueci-me de referir o licenciamento indu
Pág.Página 348
Página 0349:
  das empresas na cadeia de valor, que já referi, o que também estamos a procurar desenvolv
Pág.Página 349
Página 0350:
  sido aprovado o regulamento relativo a estes fundos, pelo que, neste momento, ele é um in
Pág.Página 350
Página 0351:
  O Sr. Diogo Feio (CDS-PP): - Sr. Presidente, Sr. Ministro da Economia, Srs. Secretários d
Pág.Página 351
Página 0352:
  hoje problemas muito graves na fase de criação de uma empresa, neste semestre concentrámo
Pág.Página 352
Página 0353:
  existem hoje, e que são para qualquer país, como sabem, elementos essenciais da promoção
Pág.Página 353
Página 0354:
  dificuldades gerais e económicas por que passa o País, é, obviamente, criar todas as cond
Pág.Página 354
Página 0355:
  Outra questão, Sr. Ministro, tem a ver com o INETI (Instituto Nacional de Engenharia e Te
Pág.Página 355
Página 0356:
  arrastar-se, em média, pelo menos, ano e meio até serem aprovadas nas várias entidades of
Pág.Página 356
Página 0357:
  como também centros de resultados, visto que podemos ter os centros de decisão cá e, por
Pág.Página 357
Página 0358:
  Ainda bem que esta discussão está a acontecer hoje, porque decidimos este modelo de priva
Pág.Página 358
Página 0359:
  à regra. Se existir uma "regra inteligente", que estabeleça um conjunto de coisas, há sem
Pág.Página 359
Página 0360:
  pelas outras entidades que estão na Comissão Permanente de Concertação Social, não há qua
Pág.Página 360
Página 0362:
  O Sr. José Apolinário (PS): - Sr. Presidente, Srs. Secretários de Estado, Sr. Ministro, d
Pág.Página 362
Página 0363:
  perfeitamente democratizada, não havendo necessidade de criar estruturas burocráticas.
Pág.Página 363
Página 0364:
  cabeça, Sr. Ministro, que ter-se-á referido a um qualquer evento que eu não conheço. No e
Pág.Página 364
Página 0365:
  Quanto à linha de crédito para o sector, devo dizer que se trata de uma linha de crédito,
Pág.Página 365
Página 0366:
  O Sr. Joaquim Pina Moura (PS): - Sr. Presidente, dá-me licença que use da palavra?
Pág.Página 366
Página 0367:
  montantes mais elevados. Vamos ver se a conjuntura ainda o permite. No entanto, como refe
Pág.Página 367