O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

 

Em suma, defendemos este direito não deve depender da reciprocidade.
Por exemplo, um cidadão angolano que viva há muitos anos em Portugal, não tem capacidade em Portugal, porque, até à data, não houve eleições autárquicas em Angola e, portanto, não houve reciprocidade possível. Mas um cidadão cabo-verdiano já vota em Portugal, porque, em Cabo Verde, os portugueses votam e há eleições autárquicas. Ora, não nos parece que seja razoável esta disparidade de regimes; o que deve relevar para o Estado português é o grau de inserção desses cidadãos na comunidade nacional e não tanto critérios que são ditados por um relacionamento interestadual.
Também relativamente aos estrangeiros, em matéria de extradição, entendemos que, em Portugal, não deve ser permitida a extradição de cidadãos portugueses - esta foi uma das matérias alteradas, do nosso ponto de vista mal, em anterior revisão constitucional. Portanto, a maioria dos Estados continua a não extraditar os seus nacionais e creio que Portugal deveria manter-se assim. Por outro lado, Portugal não deve extraditar cidadãos que corram o risco de lhes ser aplicada prisão perpétua, sendo que deveria haver uma disposição constitucional expressa no sentido de garantir o julgamento, em Portugal, de cidadãos que se encontrem nessas circunstâncias. Não se trata aqui de criar nenhum regime de impunidade, de fazer com que cidadãos nestas circunstâncias fiquem impunes em Portugal; trata-se de garantir que os tribunais portugueses sejam competentes para proceder ao julgamento nesses casos.
Relativamente às regiões administrativas, propomos que haja uma supressão da obrigatoriedade do referendo sobre as regiões administrativas, o que não significa eliminar a possibilidade de referendar a instituição das regiões administrativas em concreto. Do que se trata é de eliminar o carácter obrigatório deste referendo. Isto é, nós admitimos que possa haver referendo, como nas outras matérias, se se decidir que deve haver referendo. Este é o único caso de referendo obrigatório na Constituição portuguesa e, pela nossa parte, julgamos que ele devia ser remetido para o regime normal do referendo: pode haver referendo ou pode não haver referendo, a Assembleia pode decidir instituir em concreto as regiões administrativas sem proceder a qualquer referendo, se for esse o entendimento na altura.
Finalmente, em matéria de autarquias locais, pensamos que, em 1997, se andou mal, deixando em aberto a possibilidade de definir o sistema eleitoral e o regime de órgãos das autarquias locais para a lei ordinária, embora aprovada por maioria de dois terços. Deve ser a Constituição a definir o regime de órgãos existente nas autarquias locais e a sua forma de eleição e, nesse sentido, pronunciamo-nos a favor da manutenção da eleição directa das câmaras municipais e da possibilidade de representação das minorias nos próprios executivos municipais. A Constituição deixou essa questão em aberto e nós pensamos que deveria ficar definida, tal como estava antes da revisão constitucional de 1997.
São estas as linhas fundamentais do nosso projecto.
Existe um conjunto de questões mais de pormenor cuja alteração propomos, mas nesta fase de apresentação, na generalidade, dispensava-me de elencá-lo. Contudo, se algum dos Srs. Deputado já tiver lido o preâmbulo ou o próprio projecto e quiser colocar alguma pergunta sobre alguma dessas questões, estaremos inteiramente disponíveis para prestar qualquer esclarecimento.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra o Sr. Deputado Luís Marques Guedes.

O Sr. Luís Marques Guedes (PSD): - Sr. Presidente, Sr. Deputado António Filipe, em primeiro lugar, numa apreciação de natureza genérica, deixe-me dizer-lhe que, ao ouvir a apresentação que fez, fiquei com a impressão - de resto, já tinha ficado um pouco com essa impressão ao ler, o que fiz atentamente, quer o preâmbulo quer o texto integral do projecto de revisão constitucional do PCP - de que o PCP tem uma visão curiosa daquilo que entende ser um partido progressista, de que se arroga.
Quer dizer, penso que os senhores são um partido progressista que progride alegremente para o passado, porque grande parte das propostas que o Partido Comunista apresenta no projecto de revisão constitucional são um regresso ao passado; um conjunto muitíssimo vasto, digamos que uma parte muito relevante do projecto de revisão constitucional do PCP, pura e simplesmente, contém a proposta de voltar atrás relativamente ao texto constitucional, de rever, no sentido de revogar, as evoluções constitucionais que tiveram lugar nas últimas revisões, de repristinar um passado de que, eventualmente, o Partido Comunista, legitimamente, em termos políticos, está saudoso. Contudo, com toda a franqueza, um partido progressista progredir para o passado parece-me um pouco…
Uma outra nota, em termos genéricos, é a de que também há uma parte muito relevante do vosso projecto aonde perpassa, com bastante nitidez, uma vocação clara do Partido Comunista para partido de oposição eterno. Ou seja, parece que os senhores perderam a ambição de um dia poderem chegar ao poder, seja com o Partido Socialista ou com qualquer outro, e em vez de tentarem criar condições, na Constituição da República, para haver uma efectiva separação de poderes entre os órgãos de soberania e permitir que cada um preencha as suas obrigações constitucionais na lógica da separação e interdependência de órgãos, em vez de acentuarem, por exemplo, a função fiscalizadora da Assembleia da República, preocupam-se em acentuar uma função bloqueadora da Assembleia da República, relativamente ao funcionamento de outros órgãos de soberania. E posso dar-lhe inúmeros exemplos concretos dessa situação, que existem no vosso projecto.
Até agora fiz uma crítica de natureza genérica, mas também vou apresentar algumas saudações gratas, da minha parte e da do PSD.
Em primeiro lugar (não sei se o senhor referiu exactamente esse aspecto, mas eu relevei-o desde a primeira leitura que fiz do vosso projecto), quero saudar vivamente a vossa proposta de que o presidente da câmara passe a ter uma eleição directa. Como sabe, essa é uma proposta que o PSD vem fazendo, há muito tempo, e que saudamos, claramente.

Protestos do PCP.

Peço desculpa, mas foi isso que li no vosso projecto. Então, depois, os senhores terão oportunidade de me esclarecer ou corrigir, mas o que propõem é o seguinte: "A câmara municipal é o órgão executivo colegial do município eleito pelos cidadãos eleitores, tendo por presidente o primeiro candidato da lista mais votada". Para mim, isto corresponde à proposta que o PSD sempre apresentou, é a confirmação da eleição directa do presidente de câmara.

Páginas Relacionadas
Página 0024:
  O Sr. Presidente (José de Matos Correia): - Srs. Deputados, temos quórum, pelo que declar
Pág.Página 24
Página 0025:
  soluções que o Sr. Presidente anunciou como possíveis, quer seja uma reunião normal, marc
Pág.Página 25
Página 0026:
  com o calendário eleitoral das regiões autónomas, mais concretamente as eleições que terã
Pág.Página 26
Página 0027:
  Procura-se, pois, definir no nosso projecto, com precisão, o âmbito das matérias de reser
Pág.Página 27
Página 0028:
  Sr. Deputado Medeiros Ferreira. Digo que foi com o agrado habitual não só pela capacidade
Pág.Página 28
Página 0029:
  Portanto, isto parece-me completamente inaceitável, tal como me parece inaceitável - esta
Pág.Página 29
Página 0030:
  Genericamente eram estas as questões que lhe queria colocar, mas gostava de lhe deixar ai
Pág.Página 30
Página 0031:
  Uma segunda questão prende-se com a precisão da competência legislativa em termos materia
Pág.Página 31
Página 0032:
  aos emigrantes, modificar e alargar a sua capacidade eleitoral. Estas são as questões
Pág.Página 32
Página 0033:
  apreciável avanço em relação às posições que tradicionalmente tem defendido em matéria de
Pág.Página 33
Página 0034:
  na gestão do contrato político entre as regiões autónomas e a República. Considero, p
Pág.Página 34
Página 0035:
  ficando entendido que só se respeitariam os princípios fundamentais das leis gerais da Re
Pág.Página 35
Página 0036:
  Neste aspecto, não acompanhamos a ideia, aliás, já aqui debatida, de que o Estatuto Polít
Pág.Página 36
Página 0037:
  regiões autónomas seria tornar a lei eleitoral refém, por assim dizer, da iniciativa esta
Pág.Página 37
Página 0038:
  sejam oriundos das regiões autónomas, é que têm, aparentemente, uma visão democrática das
Pág.Página 38
Página 0039:
  a lógica da mesma), com toda a franqueza, é "despejar" uma série de coisas novas em cima
Pág.Página 39
Página 0040:
  quer pela exposição feita quer pelo texto escrito, são questões em aberto e que para tere
Pág.Página 40
Página 0041:
  havia uma compatibilização entre preceitos constitucionais que devem ser vistos numa ópti
Pág.Página 41
Página 0042:
  Portanto, nem temos qualquer dificuldade em aceitar o facto de que possam existir abertam
Pág.Página 42
Página 0043:
  é que haja dois regimes de sufrágio. Esse regime vigora num outro Estado. A vantagem
Pág.Página 43
Página 0044:
  feita em conjunto, por mim próprio e pelo Sr. Deputado do CDS Diogo Feio, se o Sr. Presid
Pág.Página 44
Página 0045:
  uma vez conquistados esses direitos têm de ser preservados e constantemente renovados.
Pág.Página 45
Página 0046:
  Ora, o que se trata em definitivo nesta revisão é a construção e a estabilização da auton
Pág.Página 46
Página 0047:
  apenas os residentes, os cidadãos que vivem e trabalham no território nacional, que fazem
Pág.Página 47
Página 0048:
  para resolver problemas concretos com que actualmente se debate o sistema judiciário port
Pág.Página 48
Página 0049:
  Também em relação ao referendo, que vem previsto no artigo 115.º, no nosso projecto de re
Pág.Página 49
Página 0050:
  Disse o Sr. Deputado Diogo Feio que na partição de tarefas estabelecida com o seu colega
Pág.Página 50
Página 0051:
  desde logo, ao Presidente da República, mas também em relação aos juízes do Tribunal Cons
Pág.Página 51
Página 0052:
  Relativamente à regulação da comunicação social, o que os senhores propõem pode ser tudo
Pág.Página 52
Página 0053:
  isto com a especial exigência de maiorias qualificadas para a revisão constitucional. Ist
Pág.Página 53
Página 0054:
  estabelecido com a região autónoma para se poder votar nas eleições regionais é a natural
Pág.Página 54
Página 0055:
  Em primeiro lugar, no que se refere à autonomia administrativa e a competências, posso di
Pág.Página 55
Página 0056:
  O Sr. Luís Marques Guedes (PSD): - Não estão lá as autarquias locais?! O Sr. Medeir
Pág.Página 56
Página 0057:
  A Sr.ª Assunção Esteves (PSD): - Desisti, Sr. Presidente. O Sr. Presidente: - Sendo
Pág.Página 57
Página 0058:
  A questão que se coloca é exactamente a da desinformação, como citei na minha intervenção
Pág.Página 58
Página 0059:
  Voltaremos a ter oportunidade, em sede de especialidade, de voltar a falar neste assunto,
Pág.Página 59
Página 0060:
  O Sr. Deputado Alberto Martins referiu que a referência ao "caminho para o socialismo" po
Pág.Página 60
Página 0061:
  constitucional fazer uma referência directa contrária à existência dos blocos político-mi
Pág.Página 61
Página 0062:
  O Sr. António Filipe (PCP): - Sr. Presidente, vou procurar sintetizar as linhas fundament
Pág.Página 62
Página 0063:
  legislativa regional. Não se trata, como a Constituição refere - e a nosso ver mal - da d
Pág.Página 63
Página 0064:
  de intervenção em assuntos europeus, em assuntos em discussão ou pendentes de decisão em
Pág.Página 64
Página 0066:
  Ou seja, o presidente de câmara tem de ser, necessariamente, o primeiro candidato da list
Pág.Página 66
Página 0067:
  e expropriações. Quer dizer, a realidade insular, se calhar, pode justificar um tratament
Pág.Página 67
Página 0068:
  completamente contrário a um consenso relativamente amplo que se pôde encontrar nesta Ass
Pág.Página 68
Página 0069:
  Passo ao pedido de esclarecimento. O projecto do PCP não fala em questões que muito t
Pág.Página 69
Página 0070:
  municipais e que o presidente da câmara é o cidadão que encabeça a lista mais votada para
Pág.Página 70
Página 0071:
  Ou seja, qualquer Deputado que apresenta um projecto de revisão constitucional sabe, à pa
Pág.Página 71
Página 0072:
  O Sr. Luís Marques Guedes (PSD): - Desculpe, mas não tem nada a ver com coordenação! <
Pág.Página 72
Página 0073:
  O Sr. António Filipe (PCP): - O Sr. Deputado quer um exemplo? Eu dou-lho: os Deputados do
Pág.Página 73
Página 0074:
 
Pág.Página 74