O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

 

Portanto, assim sendo, valeria a pena passarmos à discussão do que realmente teria condições para obter uma maioria de dois terços. E, como o Sr. Deputado Marques Guedes se recorda, apresentámos aqui as nossas propostas e discutimo-las.
A afirmação que fizemos no início dos trabalhos foi feita na convicção de que essa declaração peremptória do Presidente do Grupo Parlamentar do PS era, de facto, para ser levada a sério.

O Sr. Presidente: - O Sr. Deputado Luís Marques Guedes pretende usar da palavra?

O Sr. Luís Marques Guedes (PSD): - Não me foi dirigida nenhuma pergunta, Sr. Presidente.

O Sr. Presidente: - Então, tem a palavra o Sr. Deputado Alberto Martins.

O Sr. Alberto Martins (PS): - Sr. Presidente e Srs. Deputados, o processo que decorreu entre a última reunião da Comissão e a de hoje teve como objectivo o aprofundamento de um processo de consultas, desde logo e essencialmente, com o partido político que com o PS configura a maioria de dois terços para podermos trazer à Comissão propostas com uma valoração electiva, à partida, de dois terços que pudessem ser discutidas por todos os Srs. Deputados. Este é um processo de consultas tradicional, normal.
Há matérias em que, à partida, nas propostas que hoje apresentamos, estão configurados os dois terços de aceitação para a revisão. Os outros partidos políticos, segura e certamente, vão pronunciar-se sobre essas propostas, as quais incidem no âmbito dos objectivos que foram por nós definidos (e que mantemos) relativamente a esta revisão constitucional.
Esta é uma revisão constitucional necessária, cirúrgica, cujos pontos essenciais são aqueles que nós firmámos: a questão da autoridade reguladora da comunicação social, a limitação dos mandatos e a matéria das regiões autónomas. São estas as questões de partida essenciais.
Naturalmente, poderá ser considerado outro tipo de alterações que decorra do debate e que configure uma alteração da revisão necessária, minimalista e adequada à nossa capacidade, sem prejuízo deste escopo essencial, que é o da defesa da estabilidade da Constituição e o de nos fixarmos apenas numa revisão essencial. As propostas que apresentamos vão nesse sentido e gostaríamos muito que, em relação a essas propostas que encerram já uma valoração de revisão de dois terços, todos os outros partidos pudessem dar o seu acordo.
Como é natural, analisaremos as propostas dos outros partidos indiscriminadamente e veremos se, configurando-se na alteração limitada que defendemos da Constituição, podem ter o nosso acolhimento.
Por outro lado, gostaria de referir que a matéria das regiões autónomas foi a questão matricial da nossa iniciativa política de revisão. Estamos a trabalhar nela e, também, empenhados em trazer aqui, conjuntamente com o Partido Social Democrata, uma proposta para que a Comissão se possa pronunciar finalmente. Refiro-me a uma proposta apoiada numa aceitação de dois terços, à partida, mas que pode merecer o acolhimento de todos os Srs. Deputados.
Este é um processo aberto, normal e em que as decisões são tomadas na Comissão. Não há nenhum acordo global de revisão, embora fosse legal e legítimo que o houvesse - mas não há! O que há são pontos de convergência de natureza distinta das opções de revisão que temos em relação a alguns dos outros partidos.
Também gostaria de deixar claro que estamos muito empenhados em que a revisão constitucional - e estamos convencidos que é possível fazê-lo com o esforço de todos - possa estar concluída até 25 de Abril. Temos disponibilidade, empenho e interesse que assim seja, por isso solicitámos ao Sr. Presidente da Comissão que pudesse agendar as sessões de trabalho necessárias para que este trabalho possa ser feito com celeridade mas, também, com a serenidade essencial ao debate destas matérias.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra o Sr. Deputado Luís Fazenda.

O Sr. Luís Fazenda (BE): - Sr. Presidente e Srs. Deputados, neste processo começámos por realizar duas audições, com as delegações das Assembleias Legislativas Regionais da Madeira e dos Açores, seguidas de uma discussão na generalidade dos projectos de revisão constitucional e de uma discussão na especialidade, em primeira leitura, com a autonomização da discussão sobre os regimes autonómicos insulares - uma espécie de "discussão na generalidade na especialidade" -, e hoje somos confrontados com a necessidade de desenvolver, de modo muito urgente, os trabalhos da Comissão Eventual para a Revisão Constitucional.
Há dois dias indicativos de reunião plenária para o eventual debate e aprovação de uma lei de revisão constitucional, pelo que, neste momento, talvez fosse útil que os partidos políticos que assumiram a responsabilidade - legitimamente - de encontrar um acordo (ao que parece tripartido) nos transmitissem, numa breve discussão na generalidade, qual o acordo a que chegaram, sobre que matérias e incidindo em quê exactamente, de modo a que não sejamos sujeitos a uma discussão singular, artigo a artigo, de propostas que entretanto foram concatenadas nos bastidores desta Comissão.
Esta situação transporta-nos para um outro problema, o de saber que condições têm, neste momento e nesta Comissão, os partidos políticos que não fazem parte desse "arco" de revisão constitucional, quando não dispõem de uma visão de conjunto das novas propostas, nem de tempo de reflexão ou para fazerem consultas no âmbito do respectivo grupo parlamentar, tendo de tomar aqui posições, à pressão, sobre este ou aquele artigo. De facto, não temos a mínima condição para o poder fazer neste momento.
Em consequência, pergunto ao Sr. Presidente qual é a calendarização dos trabalhos desta Comissão, tendo em conta as datas indicativas que temos para a discussão em Plenário. Não creio que hoje estejam reunidas as condições, salvo melhores esclarecimentos e explicações, para que a Comissão possa ter um labor útil, consciente e uma votação indiciária que seja minimamente apoiada numa consulta dos respectivos grupos parlamentares.
Ora, depois de mais de um mês de suspensão dos trabalhos da Comissão Eventual para a Revisão Constitucional, todo este procedimento parece-nos ser um atropelo Deixo estas questões à consideração do Sr. Presidente e dos diversos grupos parlamentares.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra a Sr.ª Deputada Isabel Castro.

A Sr.ª Isabel Castro (Os Verdes): - Sr. Presidente, sobre o ritmo de trabalho desta Comissão, ou o modo como a mesma se organizou (e não pude acompanhar as reuniões

Páginas Relacionadas
Página 0268:
  O Sr. Presidente (José de Matos Correia): - Srs. Deputados, temos quórum, pelo que declar
Pág.Página 268
Página 0270:
  desta Comissão Eventual que coincidiram com trabalhos da Comissão de Educação, Ciência e
Pág.Página 270
Página 0271:
  se tratam de propostas inovadoras, terá, até por imperativo constitucional e legal, de se
Pág.Página 271
Página 0272:
  Se, apesar de tudo, entenderem que essas propostas devem ser objecto de discussão e de vo
Pág.Página 272
Página 0273:
  É a seguinte: c) Promover as condições de efectiva protecção do direito à vida;
Pág.Página 273
Página 0274:
  O Sr. Presidente: - Srs. Deputados, segue-se a votação da proposta que altera os n.os 2 e
Pág.Página 274
Página 0275:
  Srs. Deputados, passamos ao artigo 33.º, relativamente ao qual foram apresentadas várias
Pág.Página 275
Página 0276:
  De facto, o Sr. Deputado Jorge Lacão chama a atenção para uma realidade que, do meu ponto
Pág.Página 276
Página 0277:
  Não havendo pedidos de palavra, vamos votar. Submetida à votação, foi rejeitada, co
Pág.Página 277
Página 0278:
  do projecto de revisão constitucional n.º 3/IX (PSD e CDS-PP), que vamos votar. Sub
Pág.Página 278
Página 0279:
  3 - A contratação colectiva é um direito das associações sindicais e das associações de e
Pág.Página 279
Página 0280:
  aumento do custo de vida, de forma que permita garantir a dignidade pessoal de todos os p
Pág.Página 280
Página 0281:
  O Sr. Diogo Feio (CDS-PP): - Sr. Presidente, peço a palavra. O Sr. Presidente: - Te
Pág.Página 281
Página 0282:
  e) Participação das organizações representativas dos vários agentes produtivos na definiç
Pág.Página 282
Página 0283:
  Era a seguinte: a) O aumento da produção industrial num quadro de inovação, de mode
Pág.Página 283
Página 0284:
  O Sr. Presidente: - Srs. Deputados, nesse caso, vamos votar conjuntamente a proposta de a
Pág.Página 284
Página 0285:
  h) Pronunciar-se sobre qualquer questão relevante da vida nacional a pedido de outro órgã
Pág.Página 285
Página 0286:
  Era a seguinte: Artigo 135.º (…) Compete ao Presidente da República, nas
Pág.Página 286
Página 0287:
  O Sr. Presidente: - Passamos à votação da proposta de alteração do artigo 142.º, constant
Pág.Página 287
Página 0288:
  independentemente da existência ou não de procedimento criminal à data da eleição.
Pág.Página 288
Página 0289:
  É a seguinte: i) Acompanhar, nos termos da lei, o envolvimento de contingentes mili
Pág.Página 289
Página 0290:
  Era a seguinte: Artigo 186.º (…) 1 - ……………………………………………………. 2 - ………………
Pág.Página 290
Página 0291:
  de eliminação dos artigos 256.º a 262.º, todas elas constantes do projecto de revisão con
Pág.Página 291
Página 0292:
  3 - A lei de revisão pode ser submetida a referendo, mediante deliberação da Assembleia d
Pág.Página 292
Página 0293:
  Acrescento algumas referências essenciais. Em primeiro lugar, a ideia da não concentr
Pág.Página 293
Página 0294:
  hora, em relação ao qual a maioria pediu mais um tempo para reflectir um pouco melhor sob
Pág.Página 294
Página 0295:
  Registamos que não há perguntas sobre o conteúdo concreto desta proposta de alteração, o
Pág.Página 295
Página 0296:
  O Sr. Presidente: - Tem a palavra a Sr.ª Deputada Assunção Esteves. A Sr.ª Assunção
Pág.Página 296
Página 0297:
  de uma norma que permita que a lei possa determinar limites à renovação sucessiva de mand
Pág.Página 297
Página 0298:
  anterior governo e que não teve vencimento definitivo por demissão do mesmo) vai ao encon
Pág.Página 298