O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

 

Srs. Deputados, passamos ao artigo 33.º, relativamente ao qual foram apresentadas várias propostas de alteração.
Vamos votar, em primeiro lugar, a proposta de alteração constante do projecto de revisão constitucional n.º 2/IX, da autoria do BE.

Submetida à votação, foi rejeitada, com votos contra do PSD e do CDS-PP, votos a favor do PCP, do BE e de Os Verdes e a abstenção do PS.

Era a seguinte:

9 - É igualmente reconhecido o direito de asilo aos estrangeiros e apátridas por razões humanitárias, nos termos a definir por lei.
10 - (anterior n.º 9)

O Sr. Presidente: - Srs. Deputados, vamos passar à proposta de alteração apresentada pelo PSD e pelo CDS-PP.
Tem a palavra o Sr. Deputado Luís Marques Guedes.

O Sr. Luís Marques Guedes (PSD): - Sr. Presidente e Srs. Deputados, gostaria de fazer uma clarificação antes de passarmos à votação desta proposta, pois foi colocada por alguns Deputados do PS uma questão quanto a esta matéria.
A proposta do PSD, no fundo, tem por escopo clarificar que "Só é admitida a extradição por crimes a que corresponda, segundo o direito do Estado requisitante, pena ou medida de segurança privativa ou restritiva de liberdade com carácter perpétuo ou duração indefinida, se o mesmo Estado mantiver com Portugal convenção internacional sobre a matéria e ofereça garantias (…)".
A questão que está a ser colocada, e que penso valer a pena debatermos, é a de verificar-se o caso, como acontece hoje em dia e vai acontecendo cada vez mais amiúde, de estas convenções serem internas da própria União Europeia, ou seja, no fundo, não serem convenções bilaterais entre o Estado português e o Estado requisitante, tratando-se, sim, de matérias que funcionam dentro da órbita da própria União Europeia. É evidente que o tratamento sempre será o mesmo, mas a Constituição está apenas redigida para a perspectiva da convenção bilateral.
A sugestão que gostava de deixar à discussão dos Srs. Deputados é a de ponderarmos se a norma não ficará mais conseguida se substituirmos a passagem onde se lê "se o mesmo Estado mantiver com Portugal convenção internacional sobre a matéria" pela expressão "se sobre essa matéria o mesmo Estado mantiver convenção internacional a que Portugal esteja vinculado". Neste caso, o preceito abarcará não só as situações em que essa convenção internacional seja bilateral, portanto, entre Portugal e o Estado requisitante, mas também aquelas em que o nosso país esteja vinculado a essa convenção internacional numa perspectiva mais plural e não apenas bilateral.
O que proponho não é alterar o conteúdo da norma, aquilo que nela está dito, mas, sim, adequar a sua letra - isto é o que me parece, porém gostaria de colocar o assunto à ponderação antes da votação - a uma realidade que pode ser mais rica do que a simples visão bilateral entre Portugal e o Estado requisitante. Aquilo que liga convencionalmente Portugal ao Estado requisitante para efeitos desta matéria pode ser uma convenção não apenas bilateral mas uma convenção assumida, por exemplo, no quadro multilateral da própria União Europeia.
Como é evidente, teremos depois de formalizar esta proposta, se resultar desta nossa pequena discussão o assentimento de uma votação nesse sentido. Repito que a proposta vai no sentido de substituir o inciso "se o mesmo Estado mantiver com Portugal convenção internacional sobre a matéria" por "se sobre tal matéria o mesmo Estado mantiver convenção internacional a que Portugal esteja vinculado".
É esta a sugestão que coloco à discussão, sendo certo, Sr. Presidente, que se tal for desejado pelos Srs. Deputados posso proceder à sua redacção e entregá-la na mesa. A benefício do debate, porém, penso que valeria mais redigir a proposta depois de se recolher a sensibilidade dos restantes presentes quanto a este aspecto.

O Sr. Presidente: - Sr. Deputado, já agora, deixe-me dar também um contributo para o debate.
Não sei se no âmbito europeu essa sua preocupação não estará suficientemente coberta pelo n.º 5 do artigo 33.º, onde se lê que "O disposto nos números anteriores não prejudica a aplicação das normas de cooperação judiciária penal estabelecidas no âmbito da União Europeia". Porém, também não há nada que impeça que, eventualmente, possam existir normas convencionais que não sejam da União Europeia.
Portanto, na questão europeia eu não estaria tão preocupado, mas não há nada que proíba que Portugal seja membro de uma convenção internacional sobre extradição que não abranja apenas os Estados da União Europeia.

O Sr. Luís Marques Guedes (PSD): - E seja multilateral!

O Sr. Presidente: - Aí, sim, a questão coloca-se não tanto no âmbito do terceiro pilar da União Europeia.
Tem a palavra o Sr. Deputado Jorge Lacão.

O Sr. Jorge Lacão (PS): - Sr. Presidente e Srs. Deputados, não diria que com uma forçada e apurada exegese interpretativa não pudesse chegar-se a um resultado de conciliação. Porém, será sempre mais problemático se viermos a estabelecer uma norma com o grau de especialidade que esta teria no ordenamento constitucional interno e com as delicadezas da sua aplicação quanto a uma situação que não será propriamente a de Portugal ser parte de uma convenção com natureza multilateral mas, sim, a de haver uma convenção bilateral em que, de um lado, está um Estado individualizado e, de outro lado, a União Europeia com a sua própria personalidade jurídica, a qual se aplica, por esse efeito, ao conjunto dos Estados-membros.
Como a situação tem esta nova natureza, e em particular a terá logo que a União Europeia, por via da eventual aprovação da constituição europeia, ganhe personalidade jurídica, a jurisprudência das cautelas, a meu ver, leva a que a segunda redacção, independentemente da sua formalização com um grau de precisão, tal como agora o Sr. Deputado Luís Marques Guedes enunciou, se justifique.
Fazermos esta alteração pontual nesta revisão constitucional e neste tempo levaria sempre ao risco de passarmos a ter uma norma com consequências interpretativas mais restritivas do que aquela que visávamos superar. Portanto, para evitar essa eventual interpretação perversa, a segunda formulação corresponde mais à nova realidade, tanto do Estado português como da nova condição jurídica para que caminha a União Europeia.

O Sr. Presidente: - Sr. Deputado Luís Marques Guedes, importa-se de formalizar a emenda que pretende à proposta de alteração do artigo 33.º?

O Sr. Luís Marques Guedes (PSD): - Sr. Presidente, posso fazer essa formalização, mas face à intervenção do Sr. Deputado Jorge Lacão confesso que fiquei com algumas dúvidas sobre a redacção definitiva.

Páginas Relacionadas
Página 0268:
  O Sr. Presidente (José de Matos Correia): - Srs. Deputados, temos quórum, pelo que declar
Pág.Página 268
Página 0269:
  Portanto, assim sendo, valeria a pena passarmos à discussão do que realmente teria condiç
Pág.Página 269
Página 0270:
  desta Comissão Eventual que coincidiram com trabalhos da Comissão de Educação, Ciência e
Pág.Página 270
Página 0271:
  se tratam de propostas inovadoras, terá, até por imperativo constitucional e legal, de se
Pág.Página 271
Página 0272:
  Se, apesar de tudo, entenderem que essas propostas devem ser objecto de discussão e de vo
Pág.Página 272
Página 0273:
  É a seguinte: c) Promover as condições de efectiva protecção do direito à vida;
Pág.Página 273
Página 0274:
  O Sr. Presidente: - Srs. Deputados, segue-se a votação da proposta que altera os n.os 2 e
Pág.Página 274
Página 0276:
  De facto, o Sr. Deputado Jorge Lacão chama a atenção para uma realidade que, do meu ponto
Pág.Página 276
Página 0277:
  Não havendo pedidos de palavra, vamos votar. Submetida à votação, foi rejeitada, co
Pág.Página 277
Página 0278:
  do projecto de revisão constitucional n.º 3/IX (PSD e CDS-PP), que vamos votar. Sub
Pág.Página 278
Página 0279:
  3 - A contratação colectiva é um direito das associações sindicais e das associações de e
Pág.Página 279
Página 0280:
  aumento do custo de vida, de forma que permita garantir a dignidade pessoal de todos os p
Pág.Página 280
Página 0281:
  O Sr. Diogo Feio (CDS-PP): - Sr. Presidente, peço a palavra. O Sr. Presidente: - Te
Pág.Página 281
Página 0282:
  e) Participação das organizações representativas dos vários agentes produtivos na definiç
Pág.Página 282
Página 0283:
  Era a seguinte: a) O aumento da produção industrial num quadro de inovação, de mode
Pág.Página 283
Página 0284:
  O Sr. Presidente: - Srs. Deputados, nesse caso, vamos votar conjuntamente a proposta de a
Pág.Página 284
Página 0285:
  h) Pronunciar-se sobre qualquer questão relevante da vida nacional a pedido de outro órgã
Pág.Página 285
Página 0286:
  Era a seguinte: Artigo 135.º (…) Compete ao Presidente da República, nas
Pág.Página 286
Página 0287:
  O Sr. Presidente: - Passamos à votação da proposta de alteração do artigo 142.º, constant
Pág.Página 287
Página 0288:
  independentemente da existência ou não de procedimento criminal à data da eleição.
Pág.Página 288
Página 0289:
  É a seguinte: i) Acompanhar, nos termos da lei, o envolvimento de contingentes mili
Pág.Página 289
Página 0290:
  Era a seguinte: Artigo 186.º (…) 1 - ……………………………………………………. 2 - ………………
Pág.Página 290
Página 0291:
  de eliminação dos artigos 256.º a 262.º, todas elas constantes do projecto de revisão con
Pág.Página 291
Página 0292:
  3 - A lei de revisão pode ser submetida a referendo, mediante deliberação da Assembleia d
Pág.Página 292
Página 0293:
  Acrescento algumas referências essenciais. Em primeiro lugar, a ideia da não concentr
Pág.Página 293
Página 0294:
  hora, em relação ao qual a maioria pediu mais um tempo para reflectir um pouco melhor sob
Pág.Página 294
Página 0295:
  Registamos que não há perguntas sobre o conteúdo concreto desta proposta de alteração, o
Pág.Página 295
Página 0296:
  O Sr. Presidente: - Tem a palavra a Sr.ª Deputada Assunção Esteves. A Sr.ª Assunção
Pág.Página 296
Página 0297:
  de uma norma que permita que a lei possa determinar limites à renovação sucessiva de mand
Pág.Página 297
Página 0298:
  anterior governo e que não teve vencimento definitivo por demissão do mesmo) vai ao encon
Pág.Página 298