O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

[36]

nhores, huma hora desfaz os planos mais bem combinados, e que por muitos annos parecerão fazor honra á intelligcncia humana. - A sorte das nações acha-se muitas vezes dependente de causas, que parecem pouco capazes de occupar considerações do homem de Estado; entretanto a prudencia ensina que nada se deve desprezar, quando se trata de fazer permanente a felicidade dos povos.

Em resultado do que acabais de ouvir não he possivel deixar de admittir, que nos dous annos de 1818, e 1819 a balança geral do commercio de Portugal com as nações estrangeiras, Brazil, e Dominios foi de quasi 21 milhões e meio contra elle; e que, devendo esperar-se os mesmos effeitos dadas as mesmas causas, nossa rasão devia perder-se nos abysmos da duvida, e da incerteza, se quizessemos prever qual seria a sorte deste desgraçado paiz nas epochas vindouras.

He com tudo huma idea bem consoladora a certeza, que dalgum modo podemos ter de que as quebras, e bancas rotas tem sido, proporção guardada, em nossas praças de commercio menos frequentes, do que em outras das nações estrangeiras; e este barometro annuncia e prognostica as melhores disposições de huma atmosfera mais risonha e socegada, logo que medidas prudentes, e energicas dictadas por vossa sabedoria, levarem nosso commercio ao esplendor de que he capaz, removendo os estorvos, que elle encontra nas alfandegas, sem dar occasião é facil, e ruinosa introducção de contrabandos, que, para eterno desdouro daquelles que governão, tem checado ao excesso mais escandaloso.

Não vos escapará tambem, Senhores, animar a nossa navegação, a qual vós sabeis que tem soffrido perdas incalculaveis pelas mal combinadas, e talvez por isso desgraçadas emprezas de nossos Ministros. - Faz pejo considerar, até que ponto nós somos humilhados á face da Europa, pela nullidade a que deixámos chegar a nossa Marinha, não podendo fazer hoje respeitar a bandeira da Nação, que já tremolou como dominadora de todos os mares no tempo em que os Portuguezes devassavão o mundo todo.

FARRICAS.

As nossas fabricas participarão, como era de esperar, da desgraça geral; porem ellas devião sentilla mais particularmente, porque a introducção de fazendas estrangeiras havia de necessidade baixar o preço das nacionaes, até as fazer perder sua estimação, e em consequencia seu consumo. Vós não ignorais, Senhores, os grandes progressos e melhoramentos que tem feito nas suas fabricas aquellas nações, que tão felizmente souberão applicar ás artes os conhecimentos da Physica, e da Chymica: as manufacturas tem chegado por isso a hum estado, de que parece não he possivel passar, ou se considerem na sua perfeição, ou na economia do tempo e despesa, que de tanta vantagem são para aquelles, que se dão a essa especie de commercio.

Entre nós porem he manifesto o atrazamento neste ramo importantissimo, a pesar do que os nossos naturaes dizem a este respeito, e com o que não devemos illudir-nos. Sem meios, sem protecção, sem achar consumo ao producto do seu trabalho, o fabricante Portuguez não tem podido fazer proveitosa sua industria, desinvolvendo os talentos de que o dotara a natureza. - Capaz das maiores cousas, faltão-lhe até as pequenas para se entreter; e eis-aqui por que elle não se apresenta a competir com os estrangeiros. Paradas as duas maiores fabricas de lanificios que tinhamos em Portalegre, e em, Covilhã, os benemeritos artistas, que nellas principiarão a fazer se cidadãos uteis á Patria, pedem hoje esmola, com escandalo das almas bem formadas.

Chegarão ao conhecimento do Governo as queixas dos fabricantes, e a desgraça a que as duas provincias da Beira e Alem-Tejo hião caminhando, por se fecharem assim as unicas portas, que davão sahida ás suas lans, e espalhavão a abundancia nas povoações visinhas; mas o Governo considerou, que hum negocio desta importancia não em susceptivel de medidas temporarias, e que se elles devessem produzir hum effeito mais duradouro, podia isso talvez embaraçar-vos, quando Vós, Senhores, quisesseis fazer em tão interessante objecto as reformas, que a vossa sabedoria vos inspirar.

Ser-vos-hão apresentadas pois as Consultas e Processos que se tem feito sobre estas Fabricas, sobre a das Sedas, e outras do Reyno, a fim de que a Commissão encarregada por Vós destes trabalhos possa caminhar com mais segurança.

Sem huma Estatistica ou inventario exacto dos materiaes, que formão o todo de nosso edificio social, não he possivel ter na devida extenso os conhecimentos necessarios para o melhoramento das fabricas do Reyno. - O estado de nossa população foi sensivelmente alterado pela guerra da Peninsula, e por seus fataes resultados; e Vós, Senhores, bem sabeis, que não será nunca prudente deixar de repartir com mão acautelada os braços de que podemos dispor para a cultura, para o commercio, e para outros objectos; porque todos são ao mesmo tempo outras tantas columnas do Estado, e mal poderá huma conservar-se em pé, derribadas ou estremecidas as outras.

Talvez que em boa economia seja facil demonstrar, que o estabelecimento de certas fabricas entre nós he antes hum mal do que hum bem; e muito mais em quanto não possuirmos estas machinas, que tanto facilitão o adiantamento do trabalho - mas isso ha de entreter vossos cuidados, e a Nação espera, que os seus resultados serão todos em seu proveito.

Devo concluir esta materia observando, que as nossas Leys, e Regulamentos sobre fabricas são huma prova mais de nossos erros, e de nossa falta de consideração a respeito de nossos verdadeiros interesses. - Huma como estudada confusão reyna em tal systema. Contradizem-se a cada passo humas com outras disposições. - Acha-se na practica ou difficil, ou de pouco provoco a execução daquillo mesmo que servio de fundamento ao plano adoptado. - Nas alfandegas não he uniforme o juiso do que se deve considerar isempto ou não de direitos, em beneficio dos fabricantes; e nos Tribunaes augmenta-se a confusão e o mal, porque cada hum quer que se abracem suas ideas, e se respeitem suas providencias, quando aliás são diametralmente contrarias humas ás outras; porque elles ainda não concordarão entre si nem ao menos no que deve entender-se por materia prima em-