O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

[38]

He verdade que o Thesouro tinha por sua creação hum Administrador ou Presidente; mas o Governo receou, que elle não pudesse encarregar-se de todos estes cuidados. - Vigiar sobre tantos e tão differentes objectos; entrar na indagação de tanta miudeza e particularidade; e formar os extractos que vos devião ser apresentados, parecia na verdade muita cousa para hum homem só, porque a machina he grande, he complicada, trabalha mal, e de vagar: accrescendo, que era muito preciso não perder ao mesmo tempo de vista as providencias e medidas, que em tão criticas circunstancias se devião dar, para não haver falta na entrada dos fundos e acudir ás despesas da Nação.

O plano do crear huma Commissão apresentava-se por tanto como o unico, que podia adoptar-se prudentemente.

Em 1761 fizerão-se as leys fundamentaes para o Thesouro Publico substituido aos antigos Contos do Reyno. Para então erão com effeito essas leys as melhores que se lhe podião dar, se o novo systema fosse regular e uniforme. - Prescreveo-se com effeito hum novo plano para formar as contas, fizerão-se muitos livros, crearão-se muitos Officiaes; mas tudo isso apenas deo em resultado, que cada hum pudesse faltar aos seus deveres com mais methodo, e mais segura impunidade; porque augmentando-se as formalidades e os embaraços na expedição dos negocios, e fazendo-se de ordinario, como se tem feito, da legislação desta Estação caso de segredo para as partes interessadas, as decisões adquirião a natureza de oraculos, e, como elles, custavão a conseguir.

Para se poder formar nesta materia hum juiso, ao menos aproximado, sobejo he dizer, Senhores, que muitas vezes dava occasião a grande dependencia receber dinheiro nos cofres a que pertencia. - Especulava-se em tudo, porque tudo offerecia meios de especulação.

Os lançamentos dos encargos publicos fazem-se com a maior irregularidade, e desigualdade; porque os methodos complicados, que para isso se tem adoptado, dão lugar a duvidas, e occasião a abusos, cuja emenda será, sempre difficil, e muito despendiosa. - Estes males porem nascem de se observarem ainda agora os Regulamentos antiquissimos, que se tinhão feito para determinar a fórma da distribuição, e arrecadação dos impostos directos, e indirectos. - A Economia Politica faz hoje, Senhores, como sabeis, hum systema regular de conhecimentos uteis, e até indispensaveis ao Legislador; porque lhe mostra com a possivel evidencia, em que consiste a verdadeira, e solida riqueza de huma nação, e quaes são os meios mais efficazes de a conseguir, e fazer permanente: mas nos seculos passados ella não consistia entre nós senão em certas maximas consagradas por usos inveterados e a isso se chamava sciencia dos Estadistas; e bem que algumas dessas maximas fossem o fruto sasonado da reflexão, e da experiencia, elle apodrecia, e corrompia-se logo pelo contacto de ideas falsas, e enganosas de huma felicidade apparente, e passageira, porque não era fundada sobre os verdadeiros interesses dos povos.

Nesta parte, Senhores, tereis por tanto muito que reformar, porque muito se carece de simplificar o systema, dividindo ao mesmo tempo as attribuições dos Magistrados, e Officiaes. - Os Juizes territoriaes são os lançadores, e os exactores dos tributos: administrão a Justiça civil, e criminal, e tem ao mesmo tempo a seu cargo a policia da terra, e diitricto; e já se vê quantos males devem resultar da união de tantos poderes na mesma pessoa. - Basta ler o que se acha hoje comettido ao cuidado dos Provedores, e principalmente dos Corregedores das Comarcas, para se conhecer que he impossivel não haver desordem, contusão, atrazamento, e falta de execução das leys, e ordens que elles devem cumprir, porque a natureza humana não costuma dar a hum homem só capacidade para tanto.

As alfandegas, e casas de arrecadação precisão, Senhores, de proficiencias mui particulares; porque nellas tem os abusos, os erros, e até os crimes feito sua morada. - O Governo quiz tomar algumas medidas a esse respeito; mas achou-se rodeado de embaraços, apenas foi tocar em alguns objectos; porque conheceo logo, que nunca poderia remediar hum mal sem abrir ao mesmo tempo a porta a centos de outros. - Por aqui podo bem fazer-se idéa do estado lastimoso de tão desgraçados estabelecimentos.

Nas casas de arrecadação he que se recebem regularmente os direitos do pescado de nossos mares, e de nossos rios. - Pescador e mendigo em pouco manos de ametade do anno são synonimos por quasi todo o Portugal. - Nenhuma nação precisaria menos do que nós receber peixe salgado dos estrangeiros. - A natureza fer-nos ricos; os nossos desacertos tem-nos reduzido á pobreza, e á miseria. - De nada carecendo para ser felizes, quasi tudo compramos para viver desgraçados!

Senhores! A Fazenda precisa das mais promptas e mais activas providencias. Os desperdicios excedem muito qualquer idea que se possa fazer por mais exagerada que se considere. - Não se vê Repartição alguma, em que não se ache que reformar neste objecto. - Recebia-se pouco, e esse pouco cahia em mãos desmazeladas, ou muito infieis. - O Thesouro está exhausto; e crescendo com a nova ordem de cousas a necessidade de fazer novas, e muito maiores despesas, nem por isso tem crescido por ora os meios de remediar, nem as antigas, nem estas. - Os orçamentos de Janeiro passado mostrão ser necessario mais de milhão e meio de cruzados para pagamento da folha militar de terra e mar: por ahi podereis presumir de quanto carecemos neste mez, e de quanto neste anno. - A folha civil acha-se atrazadissima. - Não se pagão depositos feitos no Thesouro, e de que ella se aproveitou. - O Monte Pio pertence a esta classe de divida sagrada, o que não he mais bem satisfeita. - Muitos credores já perderão a paciento, e com ella a esperança de serem pagos.

Em tal ordem, ou desordem da cousas, qual deverá ser o resultado? Falta de credito, e em consequencia falta de tudo. - O tempo em que no Governo de Portugal recalculava sobre milagres tem passado, e a Patria, Senhores, apenas confia hoje na vossa sabedoria.

He preciso com tudo, que antes de acabar este artigo eu vos informe de que nenhum navio chegava do Rio de Janeiro, sem trazer Decretos, Avisos, ou Provisões de tenças, ajudas de custo, augmentos de ordenado, e outras graças. - No principio o Governo foi cumprindo tudo, e mandando dar a tudo execução; mas depois deixou de o fazer, convencendo-se de que não era possivel, que ElRey fosse informado