O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

DIARIO DAS CORTES GERAES E EXTRAORDINARIAS DA NAÇÃO PORTUGUEZA.

NUM. 39.

Lisboa, 22 de Março de 1821.

SESSÃO DO DIA 21 DE MARÇO.

Leo-se e approvou-se a Acta da Sessão antecedente.

LEO-SE hum Officio do Ministro Secretario de Estado dos Negocios da Fazenda, enviando Mappas e Papeis que forão remettidos á Commissão de Estatistica.

Apresentárão-se varias Memorias offerecidas por duplicado peio Contador Geral Mauricio José Teixeira de Moraes, para coadjuvação do trabalho das Commissões de Commercio, e de Fazenda, a que forão remetidas.

Deo-se conta de huma Representação da Camera de Campo-Mayor, pedindo a recondução do Juiz de Fora José Joaquim Carneiro de Carvalho. Foi remettida á Regencia.

Leo-se, e mandou-se fazer menção honrosa da seguinte Carta de felicitação e prestação de homenagem ás Cortes pelo Corregedor, Juiz de Fora e Camera de Villa Real:

CARTA.

Illmo. e Exmo. Senhor. - Os Magistrados, e a Camera desta Villa Real, per si, e como primeira das Cameras de toda a Comarca , vai felicitar a Soberania Nacional, reunida no Congresso Augusto, a que V. Exa. preside com tanta dignidade, e pondo huma illimitada confiança nas suas reconhecidas virtudes, toma a liberdade de rogar a V. Exa. queira expor no mesmo Congresso os seus puros, e constantes sentimentos de intima adhesão á Causa Sagrada da Nacional independencia, que esta Villa corajosamente proclamára, no meio ainda de systema avesso, em o sempre memoravel dia de 4 de Septembro do anno passado, sendo assim a primeira desta Provincia, e huma das primeiras de todo o Reyno, que levantou o brado da independencia, cujo successo decidindo de toda a Provincia no curto espaço de quarenta e oito horas, e fazendo jurar no grande Campo desta Villa as Tropas da Província de primeira, e segunda linha, e toda ella não pouco contribuio para o espantoso progresso, que tem maravilhado o Mundo: Esta Camera tudo espera da sabedoria, e moderação, que já tanto se tem manifestado nas primeiras Sessões do Iluminado Congresso, e constante manifestará a sua sincera adhesão ás sabias Deliberações, que delle emanarem, para a desejada felicidade do Povo Portuguez, hoje por tantos títulos elevado ao cume da gloria. Deos guarde a V. Exa. em Camera de 10 de Março de 1821. - Illmo. e Exmo. Senhor Presidente das Cortes Geraes Extraordinarias e Constituintes da Nação Portugueza - O Corregedor da Comarca João Antonio Ferreira de Moura - O Juiz de Fora Thomaz Antonio Martins - O Vereador Carlos Cabral Teixeira de Moraes - O Vereador José Antonio Mourão - O Vereador Manoel Joaquim Teixeira e Mello - O Procurador Antonio Jacinto Alves Nunes - O Escrivão da Camera Ignacio Botelho Sylva Barbosa e Sousa.

Leo-se huma Representação do senhor Deputado Joaquim Navarro de Andrade, expondo a absoluta impossibilidade de ser presente ás Sessões de Cortes, e pedindo ser escusado. Foi remettida á Commissão dos Poderes.

Apresentárão-se, e remetterão-se. - A Commissão de Saude Publica huma Memoria de Luis Soares Barbosa. - E á Militar huma de Bento Maria Lobo Peçanha, e outra anonyma ácerca da acommodação dos Officiaes Reformados.

O senhor Barreto Feyo. - Senhores - Depois de este Soberano Congresso haver decretado huma geral amnistia a todos os que desde o dia 24 de Agos-

*