O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

DIARIO DAS CORTES GERAES E EXTRAORDINARIA DA NAÇÃO PORTUGUEZA.

NUM. 40.

Lisboa, 23 de Março de 1821

SESSÃO DO DIA 22 DE MARÇO.

Leo-se e approvou-se a Acta da Sessão antecedente.

LERÃO-SE tres Officios do Ministro Secretario de Estado dos Negocios do Reyno, que vão trasladados a final.

Leo-se, e mandou-se fazer honrosa menção da seguinte Carta de felicitação, e prestação de homenagem ás Cortes:

CARTA.

Augusto e Soberano Congresso. - A Camera de Arronches por si, e todos os habitantes desta Villa, e seu termo, cheios da maior satisfação pela reunião dos Representantes da Nação em Cortes, que tão assiduamente se empregão em promover a sua felicidade; tem a honra de dirigir a V. Magestade com toda a submissão, e respeito os seus mais firmes protestos da mais constante adhesão, e devida obediencia, asseverando tambem mui respeitosamente a V. Magestade que continuará, bem como se tem conduzido desde os primeiros passos que derão para a nossa Regeneração Politica, a dar provas nada equivocas do seu zelo, e interesse pela santa causa da Nação. Deos guarde a V. Magestade por muitos, e dilatados annos.

Arronches em Camera de 17 de Março de 1821. - O Juiz de Fóia, Manoel Maria Toscano Albuquerque - O Vereador, José Ferreira Marque da Ponte - O Vereador, Antonio Jacyntho da Sylva - O Vereador, José da Sylva Lobão Tello - O Procurador do Conselho, Pedro Antonio Vallejo.

Remetteo-se á Commissão de Saúde Publica huma Memoria para organização de hum systema uniforme sobre a Saude Publica, offerecida por Ignacio Antonio da Fonseca Benavides - E bem assim, á Commissão da Constituição hum exemplar da Col-lecção de Constituições antigas e modernas, outro para a Bibliotheca das Cortes.

A Commissão dos Poderes verificou os do senhor Deputado Substituto pela Provincia do Alem-Tejo, Manoel Antonio Gomes de Brito, que prestou o determinado juramento.

O Senhor Vice-Presidente participou ao Congresso as declaracões constantes do seguinte;

OFFICIO.

Illmo. e Exmo. Sr. - Francisco Gomes da Sylva, Membro da Junta Provisoria estabelecida no Porto, e da Junta Preparatoria de Cortes, não acceita o Ordenado, que na Sessão de 12 do corrente fora arbitrado a todos os Membros daquellas Juntas.

Francisco José de Barros Lima offerece para a diminuição da divida do Estado esse mesmo Ordenado, que na mesma qualidade lhe pertence.

Em Cartas, que recebi hontem fui auctorizado por cada hum delles para fazer esta declaração, a qual desejão que V. Exa. queira levar ao conhecimento do Soberano Congresso.

Deos guarde a V. Exa. Lisboa 22 de Março de 1821. = Illustrissimo e Excellentissimo Senhor Hermano José Braancamp do Sobral, Vice-Presidente das Cortes = Manoel Fernandes Thomaz.

Outro sim participou o senhor Vice-Presidente a communicação verbal que lhe fizera o Conde de Resende, desistindo e offerecendo o mesmo ordenado para as

*