O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

[687]

que José Bernardo Micheles, tenente coronel graduado da divisão de artilheria ligeira, chegado actualmente de Pernambuco, veio pessoalmente apresentar ao soberano Congresso, protestando ao mesmo tempo a sua mais firme adhesão á causa da patria, que foi ouvida com agrado, e se praticasse o mais do estylo, o que se verificou pelo Sr. Secretario Peixoto.
O Sr. Presidente deu para a ordem do dia a continuação do projecto dos artigos addicionaes á Constituição; e para a prolongação pareceres de Commissões: e fechou a sessão depois da uma hora da tarde. - Francisco Xavier Soares de Azevedo, Deputado Secretario.

RESOLUÇÕES E ORDENS DAS CORTES.

Para José da Silva Carvalho.

Illustrissimo e Excellentissimo Senhor. - As Cortes Geraes e Extraordinarias da Nação portugueza ordenão que lhes sejão transmittidos os autos que se processárão entre José Elias Ramalho, e D. Anna Rita Placido, os quaes se achão findos na casa da supplicação, onde farão julgados sobre revista. O que V. Exa. levará ao conhecimento de Sua Magestade.
Deus guarde a V. Exa. Paço das Cortes em 3 de Junho de 1822. - José Baptista Felgueiras.

Para Sebastião José de Carvalho

Illustrissimo e Excelentissimo Senhor. - As Cortes Geraes e Extraordinarias da Nação portugueza ordenão que lhes sejão transmittidas informações sobre a importancia do deposito actual das miudas da casa da India. O que V. Exa. levará ao conhecimento de Sua Magestade.
Deus guarde a V. Exa. Paço das Cortes em 3 de Junho de !822. - João Baptista Felgueiras.

Para Candido José Xavier.

Illustrissimo e Excellentissimo Senhor. - As Cortes Geraes e Extraordinarias da Nação portugueza ordenão que pelas onze horas da manhã de dia 4 do corrente mez se ache postada junto do Paço das Cortes a guarda de cavallaria, que deve acompanhar a Deputação, que o soberano Congresso manda felicitar a Sua Magestade por ocasião do anniversario do seuregresso á antiga séde da Monarquia, e das ratificação de seu juramento ás Bases da Constituição. O que V. Exa. levará ao conhecimento de Sua Magestade.
Deus guarde a V. Exa. Paço das Cortes em 3 de Junho de 1822. - João Baptista Felgueiras.

Redactor - Velho.

SESSÃO DE 4 DE JULHO.

Aberta a Sessão, sob a presidencia do Sr. Gouvea Durão, leu-se a acta da sessão antecendente, e foi approvada.
O Sr. Secretario Felgueiras mencionou os seguintes officios:
1.º Do Ministro dos negocios do Reino, em satisfação de uma ordem do soberano Congresso de 26 do mez passado, informando (falando em 3 consultas da junta e estado da casa de Bragança que ajuntou) que a sisa do pescado pertencente á dita casa ... em praça para arrendar-se, e não se effectuara a arrematação por não poderem acceitar-se os lanços offerecidos, sem infracção da lei, e prejuizo da fazenda. Passou á Commissão de fazenda.
2.º Do Ministro da guerra, participando que se expedirão as ordens para que se realizassem os offerecimentos de emolumentos feitos pelos juizes de fóro de Thomar, e S. Tiago da Cassem. Ficárão as Cortes inteiradas.
Fez-se menção honrosa das felicitações da camara da cidade de Evora; dos habitantes e militares que guarnecem a praça de Campo Maior; e do juiz de fóra, vereadores, e procuradores da antiga cidade de Silves, pelo descubrimento da conspiração.
Ouvirão-se com agrado as felecitações que pelo mesmo motivo dirigirão ao soberano Congresso alguns cidadãos da villa de Guimarães; o professor de primeiras letras de Villa Bom; e os membros da sociedade patriotica desta capital, denominada o Gabinete de Minerva.
Ficárão as Cortes inteiradas de uma participação, que ao soberano Congresso dirigiu o presidente da assembléa do banco de Lisboa, annunciando que aquella assembléa se dissolvêra em cumprimento da lei da instituição do banco; e declarando ao mesmo tempo o numero das acções que ultimamente se achavão sobrescriptas; e que o director do mesmo banco ficára encarregado de informar ao soberano Congresso a sua abertura, logo que seja possivel designar-se o dia em que haja de effectuar-se.
Mandárão distribuir pelos Srs. Deputados 160 exemplares de uma ode dedicada ao soberano Congresso.
O Sr. Ferreira Borges apresentou uma felicitação, que ao soberano Congresso dirigirão o coronel e officiaes do regimento de infantaria n.º 2.º, pelo motivo do descobrimento do attentado premeditado contra a representação nacional, e actual Governo.
Fez-se menção honrosa.
Feita a chamada, achárão-se presentes 101 Deputados, faltando com licença os Srs. Quental da Camara, Moraes Pimentel, Pinheiro de Azevedo, Ribeiro da Costa, Sepulveda, Borges de Barros, Aguiar Peres, Lyra, Xavier Monteiro, Leite Lobo, Braamcamp, Queiroga, Fortunato Ramos, Faria, Lino Coutinho, Sousa e Almeida, Fernandes Thomás,