O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

DIARIO DAS CORTES GERAES E EXTRAORDINARIAS DA NAÇÃO PORTUGUEZA.

NUM. 50.

Lisboa, 5 de Abril de 1821.

SESSÃO DO DIA 4 DE ABRIL.

Leo-se e approvou-se a Acta da Sessão antecedente.

O senhor Secretario Felgueiras leo num Officio do Ministro Secretario de Estado dos Negocios do Reyno, enviando algumas das informações que lhe tinhão sido pedidas ácerca do numero e extensão dos paues dos campos de Coimbra e Riba-Tejo, e assegurando que enviará o resto logo que a estação permittir ao Provedor das Lezirias fazer os precisos exames, e medições.

O mesmo senhor leo as seguintes Cartas de felicitação, e prestação de homenagem ás Cortes, de que se mandou fazer honrosa menção:

PRIMEIRA.

Senhor. = Sendo presente á Camera da Cidade de Leiria as Bases da Constituição Politica da Nação Portugueza a que tem procedido, este Augusto, e Soberano Congresso das Cortes Geraes, e Extraordinarias, e tendo reconhecido as mesmas como solidos fundamentos para tão sagrada empreza, e prestado o seu juramento solemne sobre o seu reconhecimento, e observancia das mesmas; julga do seu dever agradecera todo o Augusto, e Soberano Congresso os seus assiduos trabalhos dirigidos para bem, e segurança de toda a Nação Portugueza, e dos Povos desta Cidade, e seu Termo, e relicitão o mesmo Soberano Congresso por tão Heroicas, Sabias, e Sagradas Bases, confiando, e esperando da sua prudente sabedoria, e constante firmeza a conclusão da mesma Constituição tão gloriosa para a Nação Portugueza, como digna de se r adoptada pelas Nações Civilizadas protestando, religiosamente cumprir, e observar a mesma Constituição como todas as determinações deste Augusto, e Soberano Congresso. Vivão as Cortes, as Bases da Constituição, a Constituição que se fizer sobre as mesmas, a Religião Catholica Romana, o senhor Rey D. João 6.°, e a Dynastia da Real Casa de Bragança, Leiria em Camera de 31 de Março de 1821 annos. E eu Antonio Venancio Vieira da Sylva Escrivão da Camera que o escrevi. - O Juiz Veriador Presidente, Pollycarpo Xavier de Faria Bastos, - José Gomes Henriques Gago, Veriador - Miguel Tavares de Brito, Veriador - Antonio José de Barros Machado, Procurador do Concelho.

SEGUNDA.

Augusto Congresso = Illmos. e Exmos. Srs. = Hoje que por felicidade nossa tão gostosamente juramos com todas as Auctoridades da Nação adherir ás Bases da Constituição: hoje que recebemos tão vantajosos beneficios em resultado da venturosa Instauração das Cortes, e mui proficuas producçoes dos engenhos, e trabalhos de VV. EE.: hoje finalmente, que vemos folgar a humanidade escudada, e defendida com tão sabias, e integerrimas disposições; não podendo conter por mais tempo a manifestação do nosso puro regozijo, julgamos dever levar á respeitavel Presença de VV. EE. nossos sentimentos de respeito, e gratidão: Assegurando a VV. EE. que o mesmo vinculo do juramento nada mais póde augmentar a nossa adhesão, e firme obediencia a todos os principies liberaes que VV. EE. nos tem dictado, ou hão de dictar: tal he a confiança nas Benemeritas Pessoas de VV. EE. a quem guarde o Todo Poderoso: Coruche era Camera de 29 de Março de 1821. -

*