O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

DIARIO DAS CORTES GERAES E EXTRAORDINARIAS DA NAÇÃO PORTUGUEZA.

NUM. 51.

Lisboa, 6 de Abril de 1821.

SESSÃO DO DIA 5 DE ABRIL.

Leo-se e approvou-se a Acta da Sessão antecedente.

O senhor Secretario Felgueiras apresentou as seguintes Cartas de felicitação, e prestação de homenagem ás Cortes:

PRIMEIRA.

Senhor. = A Camera de Vizeo possuida inteiramente dos principios liberaes, que V. Magestade tem proclamado para a felicidade commum da Nação, não póde hesitar num só momento de merecer a honra de offerecer a V. Magestade os mais sinceros e firmes protestos da sua fiel adhesão á Causa Publica. A mesma Camera se congratula, e felicita a V. Magestade pela installação do Soberano Congresso; e confia de V. Magestade se digne acceitar-lhe este cordial testimunho das suas respeitosas homenagens. Vizeo em Camera de 30 de Março de 1821. - O Juiz de Fóra, Presidente - Miguel Soares d'Albergaria - Francisco Antonio da Sylva Mendes - José da Costa Monteiro.

SEGUNDA.

Ao Augusto e Soberano Congresso das Cortes Geraes, Extraordinarias, e Constituintes da Nação Portugueza.

O Senado da Camera da Cidade de Pinhel, formado boje dos Vereadores precedentes no impedimento de todos os actuaes, emprega o primeiro momento em que lhe he transferida a Auctoridade Municipal no cumprimento do seu mais sagrado dever.

Penetrado do mais vivo e puro sentimento de gratidão, e respeito ao Augusto e Soberano Congresso Nacional, com elle se congratula pela Salvação da Patria, a elle dirige sinceros rotos de reconhecimento pela felicidade dos Portugnezes, a elle presta, e jura eterna submissão e obediencia.

Paços do Conselho em Camera de 29 de Março de 1821. - Manoel Maria Metello Corte Real da Camera e Vasconcellos, Presidente - José Caetano Pereira de Amorim, Vereador - Antonio da Cunha Metello Mena, Vereador - João Bernardo de Mena Heredia Pina Freire Falcão, Vereador - Antonio José Marques, Procurador.

TERCEIRA.

Senhor. = O Juiz de Fóra, Vereadores, e Procurador da Camera da Villa de Portel, animados dos mais puros, e ardentes votos pela prosperidade da Nação Portugueza que o Sabio, e Augusto Congresso Nacional tão solidamente vai fazendo renascer pelas excellentes providencias, com que a passos largos vai extirpando os muitos, e grandes males, que sobre nós pesavão; julgão hum dever sagrado dirigir por esta maneira a Vossa Magestade, sinceros votos de felicitação pela maravilhosa installação daquelle Soberano Congresso; e tendo já em nossas mãos o apreciavel, e riquissimo penhor de protecção de nossos mais caros direitos, os abaixo assignados julgão deverião ser notados de ingratos, se á presente felicitação não juntassem seus sinceros votos de congratulação por tão fausto acontecimento, qual o em que tivemos parte no memoravel dia 29 do corrente. Os

*