O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

[877]

lho de 1822. - Francisco Agostinho Gomes; Thomé Rodrigues Sobral; Manoel Gonçalves de Miranda.
Foi approvado.
Segundo. A Commissão das artes recebeu para passar á de fazenda, um officio dirigido ás Cortes por Domingos Antonio de Sequeira, primeiro pintor da camara de Sua Magestade, acompanhado de uma relação de varias despezas relativas aos quadros de que foi encarregado por este soberano Congresso. Estas despezas, cuja somma imporia em 110$020 réis, a saber 101$420 réis em metal, e 8$600 réis em papel, vem justificadas por documentos que apresenta para lhe serem pagas pela thesouraria das Cortes na conformidade da ordem porque assim se determinou.
Parece á Commissão que se mande immediatamente satisfazer a somma acima referida, e observa ao mesmo tempo que he necessario recommondar-se toda a expedição tanto na execução dos quadros, como no pagamento das despezas para isso necessarias, e por isso julga mais regular que sem intervenção de pareceras de Commissões sejão satisfeitas pela thesouraria das Cortes, assim como se pratica a respeito das outras que só achão a seu cargo. Paço das Cortes 8 de Julho de 1822, Thomé Rodrigues Sobral; Manoel Gonsalves de Miranda; Francisco Agostinho Gomes.
Decidiu-se que a representação do supplicante passasse com este parecer á Commissão de fazenda.
Mencionou-se uma felicitação de Antonio Bernardino Pereira do Lago, coronel graduado de engenheiros, o qual acabava de chegar do Maranhão, e vinha pessoalmente protestar a sua obediencia e respeito á soberania nacional. Ouvírão as Cortes com agrado esta felicitação, e foi um dos Srs. Secretários, na fórma do estilo, significar isto mesmo áquelle coronel.
Designou o Sr. Presidente para a ordem do dia a continuação da indicação do Sr. Ferreira Borges; a continuação do parecer numero 232 da Commissão especial dos negocios politicos do Brazil; e determinou-se que houvesse hora de prolongação para os pareceres das Commissões.
Levantou-se a sessão depois da uma hora da tarde. - Alexandre Thomaz de Moraes Sarmento, Deputado Secretario.

RESOLUÇÕES E ORDENS DAS CORTES.

Para Filippe Ferreira d'Araujo e Castro.

Illustrissimo e Excelentissimo Senhor. - As Cores Geraes e Extraordinarias da Nação portugueza ordenão que consultando o senado da camara sobre o requerimento incluso dos donos das estancias do caes do tojo da Boa vista, reverta o mesmo requerimento com a consulta ao soberano Congresso. O que V. Exca. levará ao conhecimento de Sua Magestade.
Deus guarde a V. Exca. Paço das Cortes em 19 de Julho de 1822. - João Baptista Felgueiras.

Para Sebastião José de Carvalho.

Illustrissimo e Excelentissimo Senhor. - As Cortes Geraes e Extraordinarias da Nação portugueza attendendo a que se não tem dado inteiro cumprimento á ordem das Cortes de 21 do Março do corrente anno, pela qual se dispunha, que o ministerio da fazenda indicasse quaes sejão o reditos nacionaes, susceptiveis de sêr contratados e arrematados, e que segundo o estado presente das causas convém que o sejâo, havendo-se sómente transmittido ao soberano Congresso, as informações ácerca da fabrica das sedas, faltando varias outras não menos necessarias, quaes as que são relativas á fabrica das cartas de jogar: mandão excitar sobre este objecto a attenção do Governo, a fim de que com toda apromptidão soja plenamente excutada a citada ordem , dizendo V. Exca. qual tenha sido a razão da demora: e mandão outro sim remetter ao Governo o requerimento incluso da corporação da fabrica das cartas de jogar, para que antes de remetter as mesmas informações, o lenha na devida consideração, attenta a importancia da materia a que se refere. O que V. Exca. levará no conhecimento de Sua Magestade.
Deus guarde a V. Exca. Paço das Cortes em 19 de Julho de 1822. - João Baptista Felgueiras.

Para Candido José Xavier

Illustrissimo e Excellentissimo Senhor.- As Cortes Geraes e Extraordinarias da Nação portugueza ordenão que lhes sejão transmittidas as informações necessarias sobre o requerimento incluso de Rodrigo Mendonça Cardoso Figueira de Azevedo, major reformado do regimento de milicias de Lamego. O que V. Exca. levará ao conhecimento de Sua Magestade.
Deus guarde a V. Exca. Paço das Cortes em 19 de Julho de 1822. - João Baptista Felgueiras.

Para o mesmo.

Illustrissimo e Excellentissimo Senhor. - As Cortes Geraes e Extraordinarias da Nação portugueza ordenão que lhe sejão transmittidas as informações necessarias sobre o requerimento incluso de Francisco d'Alpoim Monteiro Lubato, major graduado com exercicio na praça de Valença. O que V. Exca. levará ao conhecimento de Sua Magestade.
Deus guarde a V. Exca. Paço das Cortes em 19 de Julho de 1822.- João Baptista Felgueiras.

Redactor - Galvão.

SESSÃO DE 20 DE JULHO.

A Hora costumada o Sr. Secretario Felgueiras, tomando o lugar da presidencia, abriu a sessão, e o