O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

DIARIO DAS CORTES GERAES E EXTRAORDINARIAS DA NAÇÃO PORTUGUEZA.

NUM. 64.

Lisboa, 27 de Abril de 1821.

SESSÃO DO DIA 26 DE ABRIL.

Leo-se, e approvou-se a Acta da Sessão antecedente.

O senhor Secretario Felgueiras, leo hum Officio do Ministro Secretario de Estado dos Negocios da Fazenda, pedindo certos papeis que dizia terem sido remettidos ao Soberano Congresso, ácerca das Lezirias do Riba-Tejo, os quaes nunca a elle chegarão por motivos indicados pelo mesmo Provedor das Lezirias, e assim se respondeo. - Huma representação do Reytor e Collegiaes do Real Collegio de S. Pedro da Universidade de Coimbra, que foi remettida ás Commissões de fnstiucção Publica, e de Legislação. - E apresentou as seguintes cartas de felicitação e prestação de homenagem ás Cortes:

Illustrissimos e Excelentissimos Senhores - O Presidente, Vereadores, e Procurador da Camera da Villa de Serpa por occasião do Juramento das Bases da Constituição, reconhecendo nellas o fundamento da nossa futura prosperidade, e hum não equivoco testimunho do Patriotico Zelo, e sublime Sabedoria do Augusto Congresso Nacional, dirigem a Vossas Excellencias as mais ingenuas congratulações, os mais firmes protestos da sua sempre inalteravel adhesão á Casa Santa da Liberdade, e da nossa Regeneração Politica, e de adorações e respeito ás Pessoas de Vossas Excellencias, charas á Patria, e a seus Concidadãos. Deos Guarde a Vossas Excellencias, Serpa, em Vereação de 17 de Abril de 1821. - Francisco de Sousa Freire Mello Alte, Juiz Presidente da Camera - Luiz Antonio do Amaral, Vereador primeiro - Antonio Joaquim Bentes, Vereador segundo - Gaspar de Negreiros Freire Bravo, Vereador terceiro - José Antonio Ferro, Procurador do Concelho.

Illmo. e Exmo. Senhor - A Magestade do Soberano Congresso, Representante da Nação Portugueza, com o mais respeitoso acatamento, tem a honra o Tenente Coronel Commandante do Regimento de Milicias de Trancoso, José Luiz Carneiro de Vasconcellos, de apresentar a sua fiel homenagem, juntamente com a de todos os seus Ofiiciaes, e Soldados do mesmo Regimento, e de felicitar a S. Magestade por sua gloriosa, e suspirada Installação; e para que este honroso dever possa chegar ao conhecimento de S. Magestade, roga a V. Exa. o mesmo Tenente Coronel se digne manifestar-lho, como igualmente a decidida adhesão de toda esta Corporação ás Liberaes Decisões da Augusta Assemblea, que em solidas Bases vão cimentando a verdadeira, e permanente felicidade da Monarchia.

Deos guarde a V. Exa. Quartel em Trancoso 12 d'Abril de 1821. - Illmo. e Exmo. Sr. João Baptista Felgueiras, Secretario das Cortes Geraes e Extraordinarias da Nação Portugueza - José Luiz Carneira de Vasconcellos, Tenente Coronel de Milicias de Trancoso.

Illmos. e Exmos. Senhores - Todo o grande Edificio da nossa Nação estava reduzido a huma só Praça, brunida por fora, e rodeada por dentro de Casas Maltas, cheas de toda a qualidade de Armas, e petrechos ferrugentos, e prejudiciaes, e no centro a Cidadella, onde residia illudido o bom Governador; por baixo tudo minado, que precisamente hum dia havia cahir pela penuria, ou pela exasperação voar.

A Mestra Providencia, que sabe valer quando quer, arranca daquelle precipicio, esynagoga, o até alli infeliz Governo, e sobre as azas da ventura o fo-