O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

[ 720 ]

O senhor Peixoto. - Tenho bastante pratica da minha Provincia: he verdade que nella ha muitos e bons Olivaes: Amarante, minha patria, e toda a beira do Tamega, já proximo a Tras-os-Montes, he a situação onde se encontra maior cultura de Oliveiras: mas de que vale isso, se desde que a ferrugem as atacou não dão azeite? No Douro já vai limpando, e no Minho por ora apenas estão livres por algum sitio alto e desamparado.

O senhor Bettencourt. - Como o Illustre Preopinante fallou sobre Porto-franco, não posso admittir que se falle sobre huma cousa que não existe em Portugal: quando existir Porto-franco admittirei os depositos com muito gosto: o Porto-franco deve admittir lugar certo, deve admittir huma guarda para fiscalizar o que entra, e o que sahe com exactidão, etc.; mas isto he hum regulamento muito futuro, e nos tratamos agora de huma cousa que precisa providencia immediata.

O senhor Peixoto. - Eu fallei em Porto-franco incidentemente, pela similhança que nelle havia com os depositos para utilidade da Nação, e não foi minha intenção desviar-me do objecto que se discute.

O senhor Xavier Monteiro. -Quando eu me abalancei a fazer observações contra o presente Projecto, muito bem conheci que sendo a opinião geral do Congresso a favor da doutrina do Projecto não era facil mudar esta opinião de repente, e muito mais sem tomar conhecimento do Documento que eu apresentei. Tenho visto com bastante disgosto no progresso da discussão que se tem confundido todas as idéas, que se tem tomado em ponto de vistas particulares o que eu propuz, considerando só os interesses da Nação em geral, e não os desta ou daquella classe, os quaes eu nunca tenho em contemplação quando se trata do interesse publico, isto he do interesse da Nação relativamente às suas relações com os Estrangeiros. Dar valor aos generos Nacionaes não he como os preopinantes pensão, vender huma classe hum genero mas caro a outra classe; he vender a Nação aos Estrangeiros por maior preço do que compra. Este he o verdadeiro ponto da questão. Rogo por tanto que em quanto não for a questão considerada neste sentido, nada se decida, e que para melhor illustração do Congresso seja impressa, e distribuida a Tabella dos preços medios nos differentes annos, que eu apresentei.

O senhor Alves do Rio, - Eu sou da opinião do senhor Xavier Monteiro, e não posso deixar de a approvar, porque he o que sinto na minha consciencia, e o que elle diz assim o julgo conveniente a Nação.

Deliberou-se que ficasse adiada a discussão, e que se imprimisse a Tabella seguinte, apresentada pelo senhor Xavier Monteiro.