O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

[722]

O senhor Barão de Molellos. - Jámais desejo interromper a ordem do dia; nem mesmo discussões sobre differentes objectos, que por si ou pelas circunstancias occurrentes se tornão importantes. Porem como vejo que nesta Sessão nada mais ha a tratar, e ouvi que hum Illustre Deputado lembrou como muito urgente o seu Projecto para que os Noviços sáhião dos Conventos, e pedio que se marcasse dia para esta discussão; não posso deixar de lembrar a este Augusto Congresso, que. he a quarta vez que fallo em favor dos Officiaes Interiores e Soldados, que tem vinte e mais annos desserviço; e sou tão amigo da ordem, que certamente agora não fallaria, se não visse que se attendeo á proposta do Illustre Deputado, que apesar de mui util, para evitar que huns poucos de Noviços se Demorem alguns das na clausura, não póde de modo algum ser comparavel áquella que trata de dar huma, ainda que tão pequena recompensa, a Guerreiros veteranos, que se tem coberto de feridas e de gloria no serviço da Patria, sacrificando-lhe todo o melhor tempo da sua vida. Quando eu propuz esta tão justa medida para evitar que estes dignos Defensores da patria fossem com baixa para suas casas, sem a mais teve recompensa, e a propuz como huma, moção verba; lisongeava-me que ella seria approvada sem a menor discussão, por ser tão evidentemente fundada na equidade, e na mais ciara justiça; mas como fui mandado apresentalla por escripto, he justo que se discuta; porem insto que se não de mais preferencia a sorte dos que estão nos Conventos principiando o seu noviciado para frades, que áquelles que tão digna e gloriosamente o tem feito nos Campos das Batalha, empregando o resto da sua vida no serviço, da Patria. Não se pense que era da minha intenção, aproveitar hum dia tão Fausto como este, certamente o melhor que tem tido o Reyno Unido de Portugal, Brasil, e Algarves, para chamar a generosidade, e beneficencia deste Augusto Congresso em favor ao Exercito, para se lhe conferir esta recompensa, ella he tão infinitamente pequena, em relação áquelles que lhe tem os mais sagrados direitos, que por este mesmo motivo nem della se deveria tratar em hum tão solemne dia; porem visto que fallei no Exerciyo, a basta sómente nomear-se - Exercito Portuguez - para se me fazer o seu mais bem fundado elogio; Exercito que se tem coberto de gloria a merecido a admiração de todas as Nações, e õ nosso mais eterno reconhecimento: lembro-me pedir a este Augusto Congrtstóo queira, neste dia tão. fausto, tomar em consideração o seu digno, e exemplar comportamento, e determinar que se lhe decretem agradecimentos, ou que seja declarado benemerito da Patria, não só pelo que tem concorrido para a nossa Regeneração Politica, mas pelo muito que efficaz, e dignamente tem influido, e cooperado para que esta se execute com o maior socego,, regularidade, e boa ordem.

O senhor Sarmento. - Apoyo a moção do senhor Barão de Molellos.

O senhor (não vinha o nome). Está nomeada huma Commissão a quem compete o objecto da moção do senhor Barão de Molellos, e he a Commissão dos premios.

O senhor Barão de Molellos. - Eu senhores não peço gratificação alguma para o Exercito: conheço a sua honra e dignidade, e atrevendo-me a interpetrar os seus generosos sentimentos, persuado-me que elle interpõe a todos os seus desejos e interesses a Regeneração, e felicidade da nossa Patria, e que reconhecendo bem o estado em que estão as nossas finanças, não pertende agora recompensa alguma. Tempo virá em que ella se lhe de. Eu espero que quando se fizer o Regulamento, ou Ordenança Militar se terá a devida contemplação com huma Classe tão benemerita, e em quem toda a Nação, e este Augusto Congresso reconhece as mais distinctas qualidades. Eu não digo que se não deem tambem agradecimentos a toda a Nação, antes estou convencido que toda ella o merece, e que unanimemente tem cooperado para a nossa Regeneração. He este o motivo porque he provavel que ella se effeituaria sem que mesmo concorresse a particular cooperação do Exercito. Mas estou inteiramente convencido que a esta tão benemerita Classe se deve mui particularmente o socego, e a boa ordem com que tudo se teia feito. Acontecimento este na verdade que parece milagroso, e que em toda a historia antiga, e moderna fará honra aos Portuguezes, e causará inveja a tolas as Nações. São tantas, e tão claras as provas desta verdade que não devo repetillas.

Deliberou-se dar agradecimentos ao Exercito, de ambos os hemispherios.

O senhor Sylva Corrêa apresentou hum Projecto ácerca das Fabricas de Sabão, e de se prohibir a entrada ao que não fosse de necessidade para consummo do Reyno.

O senhor Presidente perguntou á Commissão da Constituição, sé estavão promptos os seus trabalhos para se hirem apresentando ao Congresso?

O senhor Pereira do Carmo, por parte da Commissão respondeo - que na primeira Sessão havião de discutir-se na mesma Commissão.

Determinou-se para a Ordem do dia os Pareceres das Commissões.

Levantou o senhor Presidente a Sessão á hora do costume. - Antonio Ribeira da Costa, Secretario.

AVISOS.

Para o Conde de Sampayo.

Illmo. e Exmo. Senhor. = As Cortes Geraes e Extraordinarias da Nação Portuguesa, Ordenão, que a Regencia do Reyno remetia a este Soberano Congresso huma relação de todos os Conventos das Ordens Militares, Monachaes, e Mendicantes, assim como de seus Collegios, e Hospicios; e outra relação dos Conventos de Freiras de todas- as Ordens; declarando-se nas mesmas relações a localidade destes estabelecimentos, o numero de seus Moradores, e dotações de que subsistem, ou estas sejão fundadas em propriedades, ou em foros, pensões, dizimarias, dinheiro a juro, tanto de emprestimos ao Thesouro Publico, como a particulares, e declarando-se igual-