O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

DIARIO DAS CORTES GERAES E EXTRAORDINARIAS DA NAÇÃO PORTUGUEZA.

Num. 74.

Lisboa, 9 de Maio de 1821.

SESSÃO DO DIA 8 DE MAIO.

Leo-se e approvou-se a Acta da Sessão antecedente.

O senhor Secretario Felgueiras deo conta de - Hum Officio do Ministro Secretario de Estado dos Negocios da Marinha, outra vez representando ao Soberano Congresso os males provenientes da existencia do Conselho do Almirantado, e da Junta da Fazenda da Marinha, com varios documentos justificativos: e foi remettido á Commissão Especial de Marimba, para se unir ao Projecto do mesmo Ministro, já remettido áquella Commissão. - Outro do Ministro Secretario d'Estado dos Negocios da Guerra, enviando o Requerimento de Antonio Manoel da Sylva Vieira Broa, e Antonio Maria Pereira de Macedo, Soldados do Regimento d'Infanteria N.° 3, que pertendem ser promovidos a Porta-Bandeiras, não obstante não serem reconhecidos Cadetes, com as respectivas informações: e foi remettido á Commissão Militar.

O mesmo senhor Secretario apresentou as Cartas de felicitação e prestação de homenagem ás Cortes das Cameras de - Aldeã Gallega do Riba-Téjo - Serpa - Santa Martha - Lousan, Comarca de Coimbra - Oliveira do Bairro - Goujoim - Unhão, Comarca de Penafiel - e Outeiro - de Antonio de Albuquerque do Amaral, Coronel do Regimento de Milicias de Visco, per si e em nome dos Officiaes do seu Regimento - do Cabido de Braga, das quaes se mandou fazer honrosa menção = E do Ajudante General, Manoel de Brito Mosinho - do Capitão Mor de Guimarães, Domingos Cardoso de Macedo - do Corregedor e Provedor de Braga, Bartholomeo da Costa Lobo - e de Joaquim Antonio Clementino Maciel, Capitão do Regimento de Milicias da Covilhan, que forão ouvidas com agrado - remettendo-se a deste ultimo á Regencia para mandar tomar as devidas verbas, no respectivo ao offerecimento dos Vales e Cedulas que lhe ficarão pertencendo por fallecimento de seu Pay.

O mesmo senhor Secretario dêo tambem conta de hum Requerimento dos Estudantes do Coimbra, pedindo dispensa de Acto, e foi, remettido á Commissão de Instrucção Publica - E de huma Participação do senhor Deputado Antonio Pereira, pedindo, para tratar da sua saude, licença, que lhe foi concedida.

O senhor Affonso Freire apresentou huma Representação da Camera e Povo de Outeiro, pedindo ser alliviado dos males que pesão sobre elle, e foi remettida á Commissão de Fazenda - E huma Memoria do Professor de Grammatica, o P. Domingos Manoel Fernandes, sobre o máo estado da repartição literaria de Miranda; e foi remettida á Commissão de Instrucção Publica.

O senhor Bastos notou que no impresso da seu Projecto, hontem distribuido, havia duas essenciaes alterações que invertido o sentido; requerendo que outra vez fosse impresso conforme ao original; e que para o diante todo o impresso, antes, de distribuir-se seja presente a seu Auctor. Foi geralmente approvado.

O senhor Bettencourt. - Ha dias a esta parte corria em Lisboa a noticia de que hum exercito de duzentos mil Russos marchavão sobre Hespanha, e que a França de bom grado lhe dava passagem. Esta noticia assustou a muitos, mas a mim nunca me assustou. Entretanto hum Deputado da Camera em Paris, em Sessão de 17 de Abril, Mr. Girardin, procurou occasião de perguntar ao Ministro Pasquier, se era certo, como divulgavão os malevolos, que as Altas Potencias tinhão pedido ao Ministerio Francês passagem ás suas tropas por aquelle Reyno? ao que o Ministro respondeo Não tenhais medo; similhantes receios não devem entrar na cabeça de pessoa alguma, porque são chymericos, e não tem fundamen-

*